Nome do Projeto
VII Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais - Práticas Artísticas e Ensino em Tempos de Resistência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/08/2018 - 09/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS UFPEL: Práticas Artísticas e Ensino em Tempos de Resistência ocorrerá de 4 e 6 de outubro de 2018, no Centro de Artes. O evento compreende comunicações, mesa de debates, exposições e rodas de conversa com artistas em torno da relação entre arte, política e sociedade como forma de resistência, produção em arte contemporânea, estratégias metodológicas, questões de formação e linguagens. Para fomentar o debate, contamos com a participação de profissionais reconhecidos pelas inovações e abordagens em torno desses temas. O seminário busca proporcionar um espaço de discussão e apresentação das pesquisas em desenvolvimento junto às linhas do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, bem como ampliar o debate compreendendo a investigação em Arte e sua circulação na sociedade. Da mesma forma, o evento busca problematizar formas de conceber e fazer pesquisa em Arte, no diálogo com as demais instituições e pesquisadores atuantes na região sul. São parceiros, programas da UFPel da área de humanas, bem como os programas da UCPel, IFSul, UFSM, UFRGS, FURG e UDESC.

Objetivo Geral

O objetivo do seminário é proporcionar um espaço de discussão e apresentação das pesquisas em desenvolvimento junto às linhas do programa, bem como ampliar o debate e o intercâmbio com as demais instituições do país. Propomos a discussão e reflexão sobre as circunstâncias políticas atuais em seu amplo sentido – modos de participação em meio a crise do modelo vigente de representatividade – Considerando Arte como ponto de incidência, expansão de linguagens e de resistência, que reivindicam o lugar da imaginação em oposição à manutenção das políticas rígidas.

Justificativa

A realização do Seminário advém do desejo de qualificação do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, que necessita de divulgação em âmbito regional e nacional. Com esse propósito em mente, buscamos otimizar o evento como espaço de intercâmbio com programas afins nas instituições vizinhas, estabelecendo parcerias e socialização do conhecimento através da realização de conferências, mesas de debates, grupos de trabalho, lançamento de livros e realização de exposições. A relevância do evento também se pauta nas temáticas abordadas em cada edição.

Metodologia

A natureza aberta e híbrida permite operar com diferentes materiais e métodos para alcançar os objetivos propostos. Concorrem: identificação de demandas, discussão de propostas, redefinição de metas, pesquisa gráfica, divulgação, execução das ações e disseminação de resultados e produtos realizados.

Indicadores, Metas e Resultados

A Formação continuada de professores da rede, além dos estudantes do programa de pós graduação e demais pesquisadores, formação global, intercâmbio de experiências na pesquisa para potencializar e compartilhar o conhecimento em torno do pensar, fazer, ensinar arte, percebidos em suas dimensões pedagógicas, poéticas e processuais, relacionadas aos contextos culturais contemporâneos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE RODRIGUES CORRÊA
ALEX SANDER SILVEIRA DE ALMEIDA
ANDRE LUIZ MARQUES GOMES
CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA PRADO
CRISTIANE RODRIGUES RIVERO
DIANA KRÜGER MARTINS
DIEGO DOS SANTOS SOARES
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES4
FABRICIO DA SILVA DUARTE
GABRIELA KREMER DA MOTTA
JACIARA JORGE
JAISON COUTO DE SOUZA
JOANA LUISA KRUPP
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL
JULIANA DE MORAES COELHO
KAREN PÖTTER RADÜNZ
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER10
MARTA LIZANE BOTTINI DOS SANTOS
MATHEUS SARAÇOL FOLHA
MÁRCIO DE MORAES VETROMILA
MÁRCIO FARIAS DE MELLO
RAFAELA PEREIRA DE AZEVEDO
TATIANA DOS SANTOS DUARTE
THIAGO FLORES MADRUGA

Página gerada em 29/03/2024 12:24:46 (consulta levou 0.152496s)