Nome do Projeto
Saúde sexual e câncer: A atuação do psicólogo na assistência e na investigação científica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2018 - 31/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto consiste em um curso de extensão que visa capacitar estudantes da graduação em Psicologia a compreender e abordar questões da sexualidade humana na prática assistencial e na realização de investigação científica no contexto do adoecimento por câncer. Para tanto, serão realizadas aulas expositivas, leitura de textos, exercícios, seminários, e dinâmicas de grupo, facilitando o envolvimento e participação dos alunos, de maneira ativa, nas atividades.

Objetivo Geral

Capacitar estudantes da graduação em Psicologia a compreender e abordar questões da sexualidade humana na prática assistencial e na realização de investigação científica no contexto do adoecimento por câncer.

Justificativa

A literatura evidencia que o adoecimento e o diagnóstico por câncer impactam e acarretam prejuízos na vida dos portadores de câncer doentes, familiares e cuidadores. Apesar da alta incidência de problemas sexuais decorrentes do diagnóstico edo adoecimento, tratamento e intervenções aos quais os pacientes são submetidos, a dimensão sexual por vezes é negligenciada por profissionais da saúde no tratamento e acompanhamento. Entre as justificativas, estão a falta de conhecimento e capacitação para abordar e intervir nas questões sexuais, e a crença de que o paciente oncológico ou seu parceiro não estariam interessados ou preocupados com a sua funcionalidade sexual, apenas com a cura e sobrevivência. Deste modo, a capacitação graduandos da Psicologia de profissionais de saúde para que possam compreender e futuramente atuar nas questões relativas à saúde sexual junto à pacientes oncológicos é de fundamental importância.

Metodologia

O curso foi desenvolvido para oferecer aos participantes subsídios teóricos para auxiliar na avaliação e no manejo de problemas e questões relacionadas à sexualidade em pacientes oncológicos. Para tanto, teremos aulas expositivas, leitura de textos, realização de exercícios e seminários, dinâmicas de grupo facilitando o envolvimento e participação dos alunos, de maneira ativa,nas atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir desse curso de extensão, espera-se que os participantes assimilem os conceitos discutidos na área de sexualidade e oncologia e estejam aptos para conduzir estudos e intervenções/assistência na interface entre psicologia e saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRI MACIAS SACCO1
DAIANE PHILIPPSEN MADERS
DORALÚCIA GIL DA SILVA
ELMA IZZE DA SILVA MAGALHÃES
GABRIELA GIANECHINI DE ALMEIDA
GABRIELA VIEIRA CONCEIÇÃO
JAINI DA PORCIÚNCULA
JULIANA ROPKE DUARTE
KAREN PEREIRA DA MOTTA
LAÍSA RODRIGUES MOREIRA
LETÍCIA SOARES LEITE
LUIZ FABIO ALVES DE DEUS
MARIANA DA CUNHA AIRES
MORGANA NUNES
PATRÍCIA CARVALHO SILVEIRA
QUEZIA CRISPA ISNARDI
RAQUEL PEDROSO MOTA
RODRIGO DA SILVA VITAL2
ROSANA PAZINI

Página gerada em 25/04/2024 19:51:56 (consulta levou 0.153968s)