Nome do Projeto
Planejamento Urbano em Candiota, RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2018 - 31/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Cultura
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
Apoiar a Prefeitura Municipal de Candiota em atividades de planejamento urbano, trocando com a administração dados espaciais, ambientais e sociais. As informações da Prefeitura são organizadas num Sistema de Informações Geográficas (SIG), sendo adicionados dados inéditos produzidos pelos extensionistas. Esse conjunto alimenta ações de planejamento urbano e de simulação de crescimento da cidade, frente a um zoneamento ambiental urbano, eleição de traçados e alternativas de ocupação do território em até 40 anos. Como está disposto no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, o projeto fortalece o ensino em aspectos teóricos e práticos, oportunizando notável contato com a realidade e com a futura atividade profissional. Ademais, a extensão está ancorada no ensino e na pesquisa, associada à disciplina de Planejamento Urbano e à investigação com modelagem espacial.

Objetivo Geral

a) fortalecer as atividades acadêmicas do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, mediante apoio à realização de seu projeto pedagógico, através de atividades de ensino e extensão vinculadas às disciplinas de Planejamento Urbano e de Desenho Urbano II;
b) apoiar a Prefeitura nas atividades de planejamento urbano e preservação do patrimônio cultural edificado, mediante integração e trocas de conhecimento realizadas no âmbito das atividades de extensão universitária.

Justificativa

As prefeituras da região sul do RS, particularmente em Candiota, RS, demandam apoio para as atividades de planejamento urbano, para o que dispõem de poucos recursos humanos e conhecimento insuficiente. Ao mesmo tempo, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel ministra conteúdos de planeamento urbano no Curso de Graduação, os quais podem ser disponibilizados para as cidades como projeto de extensão. Nesse caminho, este projeto propõe uma troca de saberes entre a Universidade e a Comunidade, resultando em melhor realização do Projeto Pedagógico do Curso e das atividades de planejamento da cidade,

Metodologia

O trabalho segue as etapas tradicionais do planejamento urbano, as quais podem ser resumidas nas seguintes: a) levantamentos; b) diagnóstico e prognósticos; c) conceituação; d) propostas alternativas; e) desenvolvimento de propostas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: a) inclusão de assuntos apropriados no processo de trabalho; b) realização de reuniões dedicadas ao planejamento urbano da cidade.

Metas: a) elaboração de levantamento em SIG; b) elaboração de diagnóstico espacial urbano; c) indicação de prognósticos físico e populacional; d) elaboração de 5 alternativas para o crescimento urbano da cidade.

Resultados esperados: a) disponibilização de levantamento em SIG, em meio digital; b) elaboração de zoneamento ambiental urbano, dotação de espaços abertos e sistema de mobilidade urbana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO SOEIRO PODESTÁ SANTILLI
DIEGO PACHECO NOGUEIRA2
FLÁVIO ALMANSA BAUMBACH
LUANA PAVAN DETONI16
LUCAS DA SILVA GONÇALVES
MAURICIO COUTO POLIDORI22
NELSON ARAUJO CABELLEIRA2
OTAVIO MARTINS PERES5
ROGER CHALMES BRAGA2
THALISSA BEATRICE FERNANDES SOARES

Página gerada em 19/04/2024 20:56:43 (consulta levou 0.352924s)