Nome do Projeto
Leituras em Física
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/10/2018 - 15/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto consiste na leitura e discussão de obras de cientistas e filósofos e suas biografias, possibilitando uma melhor compreensão de conceitos importantes da física e da ciência de forma geral, através da história do seu desenvolvimento. Um cronograma de leitura será formulado com os participantes, e nas reuniões serão discutidos os assuntos lidos. Embora o ŕojeto seja aberto à comunidade em geral, espera-se que seja útil principalmente para alunos de graduação.

Objetivo Geral

Adquirir um maior conhecimento da história da ciência, particularmente da física, através da leitura e discussão de livros específicos sobre o assunto, bem como uma melhor compreensão das teorias físicas estudadas nos cursos de graduação de ciências exatas. Espera-se uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos na formulação matemática desses conteúdos, através da história do seu desenvolvimento e do estudo da biografia de alguns autores.

Justificativa

Auxiliar a compreender melhor temas de ciência, em especial da física, ampliando a visão que temos do nosso conhecimento. Pode ser algo útil para alunos e professores da comunidade em geral, não apenas universitária.
A formação de físicos e engenheiros, principalmente, é bastante técnica, como é preciso devido ao grande número de disciplinas e assuntos a serem estudados, em um espaço de tempo curto como um curso de graduação. Não há nada errado nisso, mas um projeto como esse permite que alunos de graduação, alunos do ensino médio, professores e membros da comunidade em geral, possam ler e aprender sobre aspectos históricos do desenvolvimento do conhecimento científico.

Metodologia

A metodologia consiste em leitura e discussão de livros de história e filosofia da ciência, principalmente da física. Obras de filósofos e cientistas podem ser lidas, como alguns da coleção Os Pensadores, por exemplo. Especificamente, pretendemos começar com a seguinte bibliografia:
Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, 1996:
Descartes, Galileu e Newton.
Thomas S. Kuhn, A Estrutura das Revoluções Científicas, Perspectiva, 2013.
Durante a execução do projeto, no entanto, outras referências podem ser estudadas, como alguma sugestão dos participantes, por exemplo.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados serão discutidos e avaliados ao longo da execução do projeto, principalmente devido à contribuição dos participantes. Além das obras básicas citadas acima, outras devem ser acrescentadas durante a execução do projeto, de modo que um número significativo de referências seja estudado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX FERNANDES YONEZAWA
EDUARDO HENRIQUE MOSSMANN
LUCAS AVILA PINHEIRO
LUCAS DA SILVA LAZZARI
PAULO SERGIO KUHN4
ROGÉRIO ALMEIDA GOUVÊA
VINICIUS SIMOES ADERALDO

Página gerada em 24/04/2024 14:37:12 (consulta levou 0.148065s)