Nome do Projeto
Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/09/2018 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Projeto Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade
Na esteira do Projeto de Ensino Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares, desenvolvido o primeiro semestre de 2018, o Projeto que foi um iniciativa do Curso de Terapia Ocupacional para complementação da formação acadêmica de forma ampliada frente aos recursos tecnológicos atualmente disponíveis de forma muito particular.
A ampliação é uma maneira de apropriação do desenvolvimento científico que excede ao seu próprio "corpus", que na acepção de Bourdieu, designa o seu fechamento em disciplinas, quando a monopolização dos saberes e práticas são entendimento exclusivo de especialistas de disciplinas fechadas, com aproveitamento parcial de suas potencialidades.
Assim, a prática de tecnologias contemporâneas é uma maneira de articular conhecimentos e know-how na comunidade passa pelo desenvolvimento da formação profissional, desenvolvimento este que está pautado na ética, nas oportunidades de mercado e no dever estado frente as necessidades da população e da preservação do meio ambiente.
Assim, o projeto tem sua ampliação como referencial para a área social e de cultura, pelo eixo interdisciplinar. É de interesse do projeto articular os campos da arte, da expressividade, da ocupação e legitimação dos espaços de enunciação do sujeito. visto as demandas para a formação de alunos da UFPel, os que é peculiar aos campos da ocupação humana, visto a responsabilidade da instituição universitária com a comunidade do entorno, no processo de garantias dos direitos constitucionais, para qualidade de vida, processos de independência, autonomia e emancipação do sujeito. com o viés de desenvolvimento
Objetivo Geral
Melhorar o processo ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias contemporâneas interdisciplinares na comunidade,
Ampliar o repertório de tecnologias científicas e técnicas para o aprendizado do aluno
Criar experiências inovadoras para os alunos na interação com a comunidade
Fortalecer a presença e o aprendizado do aluno no âmbito universitário e no âmbito extensionista
Ampliar o repertório de tecnologias científicas e técnicas para o aprendizado do aluno
Criar experiências inovadoras para os alunos na interação com a comunidade
Fortalecer a presença e o aprendizado do aluno no âmbito universitário e no âmbito extensionista
Justificativa
O Curso de Terapia Ocupacional da UFPel está vinculado à Faculdade de Medicina, vínculo que o insere inicialmente no campo da saúde. No entanto, sua base de formação tem demandas emergentes de outros campos: do campo social, da educação e da cultura, o que exige uma formação mais ampliada, necessitando um olhar interdisciplinar.
Desde o início do curso na UFPel em 2009, os projetos de extensão no campo da saúde e no campo social com olhar da saúde, de forma que tem sido contemplados por ter filiação com a área de "mater".
Embora tenha um corpo docente quantitativamente limitado, mas qualificado, o projeto pedagógico do curso, acabou de ser reformulado, e aponta para um trabalho já com a perspectiva interdisciplinar, permitirá alcançar competitividade na formação, se considerarmos as oportunidades profissionais, sejam no setor público, no mercado ou no mesmo terceiro setor.
As políticas públicas e as oportunidades profissionais do mercado demandam um profissional capaz de responder às demandas da "modernidade líquida", como define Bauman a nossa contemporaneidade.
Esta resposta não está em disponível em Vade Mecum, mas depende de uma formação em que a capacidade técnica é enriquecida pela experiência interdisciplinar.
Tendo sido professor regente das disciplinas: Formação Pessoal do Terapeuta Ocupacional, Recursos Terapêuticos IV - Expressão Corporal e Cinema e Saúde, entre 2016 e 2017, e em 2018, trabalhando na transição do novo currículo, com disciplinas no campo social e da cultura, o projeto integrado de tecnologias contemporâneas interdisciplinares na comunidade passa a ser fundamental para o incremento do conhecimento ampliado não apenas para alunos do curso, mas de toda a universidade.
Desde o início do curso na UFPel em 2009, os projetos de extensão no campo da saúde e no campo social com olhar da saúde, de forma que tem sido contemplados por ter filiação com a área de "mater".
Embora tenha um corpo docente quantitativamente limitado, mas qualificado, o projeto pedagógico do curso, acabou de ser reformulado, e aponta para um trabalho já com a perspectiva interdisciplinar, permitirá alcançar competitividade na formação, se considerarmos as oportunidades profissionais, sejam no setor público, no mercado ou no mesmo terceiro setor.
As políticas públicas e as oportunidades profissionais do mercado demandam um profissional capaz de responder às demandas da "modernidade líquida", como define Bauman a nossa contemporaneidade.
Esta resposta não está em disponível em Vade Mecum, mas depende de uma formação em que a capacidade técnica é enriquecida pela experiência interdisciplinar.
Tendo sido professor regente das disciplinas: Formação Pessoal do Terapeuta Ocupacional, Recursos Terapêuticos IV - Expressão Corporal e Cinema e Saúde, entre 2016 e 2017, e em 2018, trabalhando na transição do novo currículo, com disciplinas no campo social e da cultura, o projeto integrado de tecnologias contemporâneas interdisciplinares na comunidade passa a ser fundamental para o incremento do conhecimento ampliado não apenas para alunos do curso, mas de toda a universidade.
Metodologia
O Projeto Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade terá como metodologia a continuidade do estudo e aprofundamento do conhecimento e domínio das Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares, mas sua aplicação na comunidade.
Com periodicidade semanal, conta com participação de membros da UFPel e de outras instituições de ensino superior, destacando colaboradores da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituo Meridional de Ensino e Desenvolvimento.
Os encontros são presenciais e à distancia, inicialmente e com colaboradores do Brasil, da Itália, Paraguai e Africa do sul.
O projeto terá aplicações na comunidade do entrono, atendendo demandas exclusivas da própria comunidade.
Com periodicidade semanal, conta com participação de membros da UFPel e de outras instituições de ensino superior, destacando colaboradores da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituo Meridional de Ensino e Desenvolvimento.
Os encontros são presenciais e à distancia, inicialmente e com colaboradores do Brasil, da Itália, Paraguai e Africa do sul.
O projeto terá aplicações na comunidade do entrono, atendendo demandas exclusivas da própria comunidade.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto poderá ter indicadores quantitativos e qualitativos
Destaco a comunidade atendida, no caso do Bairro Dunas, crianças com diagnóstico de anemia e famílias. No caso da CASEMI-OPAC, são adolescentes em medida socioeducativa com privação parcial de liberdade, em fase de escolarização.
Resultados Esperados
Aplicação do conhecimento interdisciplinar para a comunidade, uso de aplicativos, melhora da qualidade de vida
Destaco a comunidade atendida, no caso do Bairro Dunas, crianças com diagnóstico de anemia e famílias. No caso da CASEMI-OPAC, são adolescentes em medida socioeducativa com privação parcial de liberdade, em fase de escolarização.
Resultados Esperados
Aplicação do conhecimento interdisciplinar para a comunidade, uso de aplicativos, melhora da qualidade de vida
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Celia Maria Santos da Costa | |||
JULIO CAETANO COSTA | 8 | ||
LETICIA SOARES NUNES DUARTE | |||
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA |