Nome do Projeto
Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/09/2018 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Projeto Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade Na esteira do Projeto de Ensino Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares, desenvolvido o primeiro semestre de 2018, o Projeto que foi um iniciativa do Curso de Terapia Ocupacional para complementação da formação acadêmica de forma ampliada frente aos recursos tecnológicos atualmente disponíveis de forma muito particular. A ampliação é uma maneira de apropriação do desenvolvimento científico que excede ao seu próprio "corpus", que na acepção de Bourdieu, designa o seu fechamento em disciplinas, quando a monopolização dos saberes e práticas são entendimento exclusivo de especialistas de disciplinas fechadas, com aproveitamento parcial de suas potencialidades. Assim, a prática de tecnologias contemporâneas é uma maneira de articular conhecimentos e know-how na comunidade passa pelo desenvolvimento da formação profissional, desenvolvimento este que está pautado na ética, nas oportunidades de mercado e no dever estado frente as necessidades da população e da preservação do meio ambiente. Assim, o projeto tem sua ampliação como referencial para a área social e de cultura, pelo eixo interdisciplinar. É de interesse do projeto articular os campos da arte, da expressividade, da ocupação e legitimação dos espaços de enunciação do sujeito. visto as demandas para a formação de alunos da UFPel, os que é peculiar aos campos da ocupação humana, visto a responsabilidade da instituição universitária com a comunidade do entorno, no processo de garantias dos direitos constitucionais, para qualidade de vida, processos de independência, autonomia e emancipação do sujeito. com o viés de desenvolvimento

Objetivo Geral

Melhorar o processo ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias contemporâneas interdisciplinares na comunidade,

Ampliar o repertório de tecnologias científicas e técnicas para o aprendizado do aluno

Criar experiências inovadoras para os alunos na interação com a comunidade

Fortalecer a presença e o aprendizado do aluno no âmbito universitário e no âmbito extensionista

Justificativa

O Curso de Terapia Ocupacional da UFPel está vinculado à Faculdade de Medicina, vínculo que o insere inicialmente no campo da saúde. No entanto, sua base de formação tem demandas emergentes de outros campos: do campo social, da educação e da cultura, o que exige uma formação mais ampliada, necessitando um olhar interdisciplinar.

Desde o início do curso na UFPel em 2009, os projetos de extensão no campo da saúde e no campo social com olhar da saúde, de forma que tem sido contemplados por ter filiação com a área de "mater".

Embora tenha um corpo docente quantitativamente limitado, mas qualificado, o projeto pedagógico do curso, acabou de ser reformulado, e aponta para um trabalho já com a perspectiva interdisciplinar, permitirá alcançar competitividade na formação, se considerarmos as oportunidades profissionais, sejam no setor público, no mercado ou no mesmo terceiro setor.

As políticas públicas e as oportunidades profissionais do mercado demandam um profissional capaz de responder às demandas da "modernidade líquida", como define Bauman a nossa contemporaneidade.

Esta resposta não está em disponível em Vade Mecum, mas depende de uma formação em que a capacidade técnica é enriquecida pela experiência interdisciplinar.

Tendo sido professor regente das disciplinas: Formação Pessoal do Terapeuta Ocupacional, Recursos Terapêuticos IV - Expressão Corporal e Cinema e Saúde, entre 2016 e 2017, e em 2018, trabalhando na transição do novo currículo, com disciplinas no campo social e da cultura, o projeto integrado de tecnologias contemporâneas interdisciplinares na comunidade passa a ser fundamental para o incremento do conhecimento ampliado não apenas para alunos do curso, mas de toda a universidade.

Metodologia

O Projeto Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares na Comunidade terá como metodologia a continuidade do estudo e aprofundamento do conhecimento e domínio das Tecnologias Contemporâneas Interdisciplinares, mas sua aplicação na comunidade.

Com periodicidade semanal, conta com participação de membros da UFPel e de outras instituições de ensino superior, destacando colaboradores da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituo Meridional de Ensino e Desenvolvimento.

Os encontros são presenciais e à distancia, inicialmente e com colaboradores do Brasil, da Itália, Paraguai e Africa do sul.

O projeto terá aplicações na comunidade do entrono, atendendo demandas exclusivas da própria comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto poderá ter indicadores quantitativos e qualitativos

Destaco a comunidade atendida, no caso do Bairro Dunas, crianças com diagnóstico de anemia e famílias. No caso da CASEMI-OPAC, são adolescentes em medida socioeducativa com privação parcial de liberdade, em fase de escolarização.

Resultados Esperados
Aplicação do conhecimento interdisciplinar para a comunidade, uso de aplicativos, melhora da qualidade de vida





Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Celia Maria Santos da Costa
JULIO CAETANO COSTA8
LETICIA SOARES NUNES DUARTE
ROBERTA SILVEIRA FIGUEIRA

Página gerada em 20/04/2024 00:35:21 (consulta levou 0.199515s)