Nome do Projeto
III Seminário de Agricultura de Precisão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/09/2018 - 13/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Introdução aos conceitos de Agricultura de Precisão. Geoposicionamento, GPS, DGPS e posicionamento de precisão. Variabilidade no rendimento, monitores de rendimento e mapas de rendimento. Nutrientes, fertilidade do solo e amostragem em AP. Variabilidade na infestação por insetos e invasoras. Sensores para aquisição de informações. Manejo e posse dos dados. Mapas de controle de aplicação. Aplicação de insumos taxa variável. Aspectos econômicos em Agricultura de Precisão. Tendências para a Agricultura de Precisão. Processos de irrigação localizada. Uso de ferramentas e recursos específicos à AP: Drones. Práticas de campo durante a Expofeira Rural de Pelotas.

Objetivo Geral

Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas e recomendações e a aplicação localizada de insumos, bem como abordar as
recentes tecnologias associadas ao tema.

Justificativa

O agronegócio brasileiro caminha focado na competitividade e na modernidade, fazendo da utilização permanente da tecnologia um caminho para a sustentabilidade. Nesse contexto, a Agricultura de precisão surge como um conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento agrícola baseado na viabilidade espacial e temporal da unidade produtiva, visando o aumento do retorno econômico e a redução do impacto ao ambiente. Dessa forma, visando ampliar a gama de conhecimento sobre o tema, o Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Engenharia Agrícola, organizará o III Seminário de Agricultura de Precisão, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de outubro de 2018, nas dependências da Associação Rural de Pelotas durante a Expofeira de Pelotas.

Metodologia

O III Seminário de Agricultura de Precisão será realizado através de palestras ministradas por especialistas na área, afim de apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão, bem como as recentes tecnologias e inovações associadas ao tema, além de atividades práticas e demonstrativas.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados com a atividade dizem respeito a melhoria e aprendizagem para a comunidade participante, além do aspecto de educação e atualização gerados pelas discussões dos temas e assuntos abordados relacionados a engenharia, oportunizando uma atualização desses tópicos e conteúdos aos participantes, acadêmicos, técnicos e profissionais das engenharias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN1
DIEGO KRUMREICH SCHMECHEL
HENRIQUE MICHAELIS BERGMANN
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES
JULIANO MANKE
JÚLIA BERGMANN SANTOS
KARINE VON AHN PINTO
Karen Raquel Pening Klitzke
LEANDRO PIEPER MOTA
MATHEUS GOULART CARVALHO
Rafael Junqueira Moro
THALIA STRELOV DOS SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 05:33:02 (consulta levou 0.131479s)