Nome do Projeto
Melhor Idade 2018
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/10/2018 - 05/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Cultura
Linha de Extensão
Terceira Idade
Resumo
O projeto Melhor Idade é desenvolvido a cerca de 4 anos pela Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Tem por objetivo promover um dia de ações em saúde e também culturais para a população idosa em um local de grande circulação da cidade de Pelotas.

Objetivo Geral

Promover ações em saúde e de desenvolvimento social para as pessoas idosas.

Justificativa

A população idosa vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Com isso, suas necessidades em termos de saúde também se ampliaram de modo que é necessário uma atenção multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. A Liga de Geriatria e Gerontologia (LAGGE) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem por um de seus objetivos qualificar os estudantes dos cursos de Medicina e Terapia Ocupacional no cuidado a pessoa idosa e também promover ações em saúde junto a comunidade. Neste sentido, a LAGGE tem o projeto "Melhor Idade" um evento que ocorre anualmente, a cerca de quatro anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas e que tem por público-alvo a população idosa. Esse evento visa abranger diferentes aspectos da saúde na terceira idade, desde a promoção e prevenção a saúde até o diagnóstico precoce de algumas doenças. Também tem por objetivo estimular a cultura e, por conseguinte, o desenvolvimento social desta população. Entre os apoiadores estarão o Conselho Municipal do Idoso e projetos que envolvem idosos em Pelotas como o C3, SEST e SENAT.

Metodologia

Como o evento será realizado pela LAGGE/FAMED/UFPel em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os participantes serão os estudantes dos cursos de Medicina e Terapia Ocupacional da UFPel, além de alguns professores e técnicos-administrativos da UFPel e profissionais da SMS. O evento será realizado na cidade de Pelotas, RS no dia 5 de Outubro de 2018, na Praça Coronel Pedro Osório e no Museu do Doce, entre 10h e 17h. Serão organizadas duas equipes, uma das 9h às 13h e outra das 13h às 17h. sendo cada uma delas composta por estudantes e profissionais da SMS e UFPel . No período da manhã haverá a abertura do evento e uma caminhada organizada pelo grupo Vida Ativa da SMS. No período da tarde haverá apresentações culturais, uma aula de dança e uma palestra sobre o tema “A importância da construção de uma cultura de respeito à pessoa idosa” do Doutor Marcelo Cabral. Durante todo o período do evento ocorrerão várias atividades de promoção à saúde promovidas pela LAGGE, além da realização de testes rápidos para detecção de doenças infecto-contagiosas realizados pela SMS. Visitas ao patrimônio organizadas pela Secretaria de Cultura serão feitas durante todo o dia. Na parte da tarde, teremos Entre os operadores estão etc.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão contabilizados os números de testes rápidos realizados durante todo o período do evento e também o número de pessoas que irão participar das atividades de promoção e prevenção a saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DOS REIS RIBEIRO
ANDRESSA DALLE NOGARE PIRES
BÁRBARA MARIA BRAGA ANTONIO
CAROLINA GIANNA RIBEIRO
DEBORA FERNANDES DOS SANTOS
EDILCA COSTA DA COSTA
FERNANDO AUGUSTO BEGE
FILIPE PEREIRA DE MORAIS
ISABELLA ANNUZA COIMBRA
LAURA GUASTUCI FURTADO
MARIA AURORA DROPA CHRESTANI CESAR4
MARIANA TOURINHO VARGAS
MARINA VON BRIXEN MONTZEL DUARTE DA SILVA
MARLON DELEON DIAS DE OLIVEIRA
MICHELE NERVIS
NATÁLIA SILVA PEREIRA
RITTA CRISTINA RAMOS
SUSANA DIAS BÜLOW
VERA ADRIANA BURLAMARQUI DE FARIAS
WISLEY FELIPE DE MORAES
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO4

Página gerada em 26/04/2024 14:09:38 (consulta levou 0.170434s)