Nome do Projeto
VI Encontro de Violonistas da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/09/2018 - 26/09/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Realização da VI edição do Encontro de Violonistas da UFPel. No evento serão abordadas atividades de ensino, de pesquisa e de performance violonística. Constitui-se de atividades abertas em que constam recitais, palestras, oficinas e comunicações de pesquisa sobre o violão. O evento conta com a participação de alunos e professores. Ocorrerá no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música entre 24 e 26 de setembro. No encontro ocorrerão recitais de alunos e professores, master classes sobre técnica violonísitca e repertório, apresentação de trabalhos de professores e alunos. O evento é aberto à comunidade.

Objetivo Geral

Promover a divulgação das atividades relacionadas às metodologias de ensino do violão na Universidade, fomentando aspectos de pesquisa e performance sobre o violão no contexto artístico e universitário.

Justificativa

A procura pelo curso de violão na UFPel tem apresentado significativo aumento. Diversas demandas acerca do estudo e da prática do instrumento são desenvolvidas no âmbito da graduação e da extensão na UFPel. O Encontro de violonistas surgiu em 1997 com este propósito. A realização de seminários específicos e aprofundados tem se tornado um meio de conhecimento, divulgação e aproximação entre estas diversas práticas. O aperfeiçoamento técnico-musical também apresenta-se como uma das necessidades constantes entre professores e alunos da graduação e extensão. O intercâmbio de conhecimentos entre instituições de ensino é uma prática necessária e motivadora que também irá ser contemplada.

Metodologia

O Encontro ocorrerá na forma de recitais públicos, master classes, palestras com professores e comunicações de pesquisa acerca de temas desenvolvidos nos grupos de pesquisa em música da UFPel, oriundos de investigações de professores de violão e também resultantes de TCCs. Durante três dias serão ministradas aulas abertas expositivas sobre temas violonísticos. A divulgação e organização ficará a cargo dos professores do curso com o auxílio de alunos colaboradores. Todas as atividades serão realizadas no Conservatório de Música, no auditório e salas de aula.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas: maior integração e participação da comunidade acadêmica; reconhecimento e divulgação de trabalhos e pesquisas desenvolvidas na área da música/violão da universidade, intercâmbio de professores e alunos, maior aperfeiçoamento e atualização de práticas musicais e conteúdos relacionados ao violão; maior interação com a comunidade em geral. Espera-se a participação de alunos dos cursos de graduação e licenciatura e também de egressos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANE BRUM MACHADO6
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES20
MARCIO DE SOUZA20
MORGAN DIAS MESQUITA
PAULO RENATO VIEIRA JÚNIOR
THIAGO COLOMBO DE FREITAS20
ÍTALO CORRÊA VIEIRA SILVA

Página gerada em 19/03/2024 04:25:05 (consulta levou 0.160918s)