Nome do Projeto
SIMULTANEIDADES AFETIVAS EM OFICINAS CERÂMICAS: COMPARTILHANDO SABERES NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCATIVO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/09/2018 - 18/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
Este projeto reunirá na forma de encontros semanais, diversas oficinas de cerâmica em caráter transdisciplinar envolvendo conhecimentos de diversas áreas que se tangenciam entre si, acontecendo de forma simultânea a outras atividades de mesmo caráter em um mesmo ambiente educativo, podendo ser dentro ou fora dos espaços da UFPel, unindo outras iniciativas culturais e instituições de ensino. Propõe-se a atender as necessidades de aprendizagem e compartilhamento de ambiente apropriado à prática cerâmica, envolvendo alunos, funcionários, professores e comunidade na troca de saberes e afetos.
Objetivo Geral
O objetivo deste projeto é compartilhar e oportunizar aos participantes espaços para experiências criativas transdisciplinares, tangenciadas pelas práticas cerâmicas, capacitando-os criativamente para atender seus próprios desejos. Essas ações têm como fundamento o cruzamento entre o uso dos referentes de vários campos do saber e de processos criativos que estimulem práticas artísticas de cunho transdisciplinar. Essas práticas se desenvolverão no acontecimento da presença, do encontro direto entre todos os participantes interessados na reinvenção do cotidiano de forma a dotá-los das experiências necessárias que os levem a uma gestão mais plena de seus quereres.
Justificativa
Apresentamos este projeto para atender a demanda da comunidade e pela necessidade em propor outros ambientes educativos para prática cerâmica, a partir do contexto universitário, envolvendo o público usuário do Ateliê de Cerâmica/CA/UFPel, tanto acadêmicos como pessoas da comunidade local.
Justifica-se, diante da necessidade de formação de um pensamento responsável e sustentável que possibilite o convívio coletivo em espaços compartilhados que exigem dos usuários a construção de um laboratório experimental que transite pelos usos da linguagem cerâmica, ativando processos criativos transdisciplinares e simultâneos que permitam uma capacitação por meio de experiências vivenciadas no local e de desejos colocados e gerados no convívio durante os encontros.
O entendimento dessa capacitação traz consigo mais do que demonstrar os passos a um saber específico, propõe uma forma de pensar de maneira complexa, de como esses meios facilitadores podem contribuir em processos criativos compartilhados, na porosidade da formação subjetiva do público envolvido no projeto.
Justifica-se, diante da necessidade de formação de um pensamento responsável e sustentável que possibilite o convívio coletivo em espaços compartilhados que exigem dos usuários a construção de um laboratório experimental que transite pelos usos da linguagem cerâmica, ativando processos criativos transdisciplinares e simultâneos que permitam uma capacitação por meio de experiências vivenciadas no local e de desejos colocados e gerados no convívio durante os encontros.
O entendimento dessa capacitação traz consigo mais do que demonstrar os passos a um saber específico, propõe uma forma de pensar de maneira complexa, de como esses meios facilitadores podem contribuir em processos criativos compartilhados, na porosidade da formação subjetiva do público envolvido no projeto.
Metodologia
A Metodologia está estruturada a partir de táticas criativas de forma a ativar a colaboração mútua por meio de um processo criativo-pedagógico baseado no princípio do saber que a experiência produz e do estar juntos em espaços intensificados pela convivência. Portanto, será baseada em práticas transdisciplinares fundadas no convívio, na simultaneidade afetiva e na instauração de plataformas de saberes compartilhados.
A investigação, a educação e a ação social convertem-se em momentos metodológicos de um único processo dirigido a ampliação de saberes e a mudança de perspectivas politicas e culturais.
A investigação, a educação e a ação social convertem-se em momentos metodológicos de um único processo dirigido a ampliação de saberes e a mudança de perspectivas politicas e culturais.
Indicadores, Metas e Resultados
É fato que a atual metodologia de ensino encontra-se em crise e os ambientes educativos não são condizentes com as necessidades atuais, desta forma, compreende-se que a busca por possíveis soluções passa pela articulação de uma série de demandas, desde a formação e capacitação técnica, como a dinamização e a valorização da vida no coletivo, como na geração de renda. Essas necessidades conjunturais podem ser reorientadas por meio do entendimento de que a formação dos participantes esteja em consonância com paradigmas de vivenciar e conhecer o mundo a partir de práticas pós-disciplinares. Essas práticas procuram ser colaborativas, pois a formação do sujeito ativo e criativo exige habilidades híbridas que transitam entre o desejo pessoal de construir ficções possíveis de serem vivenciadas em tempo real, a partir de comunidades experimentais formadas em função de necessidades existenciais diretas, em contextos de saberes específicos.
Neste processo de alteridade criativa radical se estabelecem relações múltiplas e instáveis, conflituosas e afetivas, o que requer dos participantes deste processo de consolidação a capacidade de ativar negociações, estabelecer diálogos, estar aberto a não apenas respeitar as diferenças, mas principalmente deixar-se contaminar durante a construção da experiência. Neste momento, o convívio criativo, pautado no saber perceber, escutar, pensar, falar, se posicionar e materializar a proposta no espaço da coletividade passa a ser o diferencial que nos lança a outras possibilidades de modelizar a vida a partir de outro panorama existencial.
Neste processo de alteridade criativa radical se estabelecem relações múltiplas e instáveis, conflituosas e afetivas, o que requer dos participantes deste processo de consolidação a capacidade de ativar negociações, estabelecer diálogos, estar aberto a não apenas respeitar as diferenças, mas principalmente deixar-se contaminar durante a construção da experiência. Neste momento, o convívio criativo, pautado no saber perceber, escutar, pensar, falar, se posicionar e materializar a proposta no espaço da coletividade passa a ser o diferencial que nos lança a outras possibilidades de modelizar a vida a partir de outro panorama existencial.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABIMAEL MARTINS DOS SANTOS | |||
ANA LUIZA FERNANDES FERREIRA | |||
ANA LUÍSA PANARELLI COSTA | |||
ANDRINE TEIXEIRA GARCIA | |||
ANDRÉA SILVA DA SILVEIRA | |||
ANGELA RAFFIN POHLMANN | 3 | ||
ANGÉLICA TEIXEIRA DE SOUZA | |||
BERENICE KNUTH BAILFUS | |||
BIBIANA DE AZAMBUJA SILVEIRA | |||
BRUNO BAIRON SCHUCH | |||
CARLA IVONNE ESPÓSITO BOADA | |||
CARLA SILVA ARAÚJO | |||
CIBELE SUSANA ETCHEVERRIA ILORETO | |||
CLEUSA DO NASCIMENTO FERREIRA | |||
CLEUSA MARFIZA GUIMARAES JACCOTTET | |||
CRISTIANE FONSECA RODRIGUES | |||
CRISTIANE RODRIGUES DE RODRIGUES | |||
DALVA MARIA OLIVEIRA LOPES | |||
DEISY JAQUES RIBEIRO | |||
EDUARDA LENZI LOPES | |||
FRANCHESCA PREMERLI DIAS | |||
FRANCISCO FERRARI MAXIMILA | |||
GABRIEL ERCKMAM BATISTA | |||
GABRIEL PORCIUNCULA CORREA | |||
GIANNA DELABARY VIEIRA ALVES | |||
GIANNA DELABARY VIEIRA ALVES | |||
HELENA OTTO DA SILVA | |||
HUMBERTO LEVY DE SOUZA | |||
JAMES SCHWANTZ DUARTE | |||
JEFERSON EVERTON GOUVÊA MIRANDA | |||
JOÃO HENRIQUE DUARTE | |||
JULIO CESAR DAMERO CASARIN | |||
LEONARDO GALLI | |||
LISLEY LEÃO DE JESUS | |||
LUANA REIS SILVINO | |||
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO | |||
LUZILANE ALVES BEZERRA | |||
MAGDA FLORIANA DAMIANI | |||
MARCELO FELIPETI JÚNIOR | |||
MARCIA DE SOUSA MARQUES | |||
MARGIE OTT PORTO | |||
MARIA DAS GRAÇAS MOTA GULARTE | |||
MARIA DE FATIMA JOAO MARQUES | |||
MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO URRUTH | |||
MARIA ELISABETE KLAUS CORRÊA | |||
MARIA INÊS RODRIGUES ALVES | |||
MARIA ROSANE DA CRUZ COSTA | |||
MARIALICE ARAUJO SOARES DE BARROS | |||
MAURO TEIXEIRA LEMOS NUNES | |||
MAURÍCIO RAFAEL BRISOLARA CRUZ | |||
MAURÍCIO RAFAEL BRISOLARA CRUZ | |||
MIGUEL MONTEIRO GALLO | |||
Maria Clara Leiria dos Santos | |||
NILSON EDEGAR ANTUNES DA SILVA | |||
PATRICIA VARGAS ZILLIG | |||
PAULA WIENER REISSER | |||
PAULO RENATO VIEGAS DAME | 17 | ||
PAULO SERGIO SILVA DA SILVA | |||
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA | |||
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA | |||
Pablo Rosa Mendes | |||
RAQUEL SARUBBI TRINDADE | |||
REGINALDO DA NOBREGA TAVARES | 43 | ||
RITA DE CASSIA MEDEIROS RICKES | |||
ROBERTA DOS SANTOS VIEIRA | |||
RODRIGO ALONSO FARIAS | |||
SARAH LEÃO LOPES | |||
SERGIO OTTO DA SILVA | |||
SÔNIA TERESINHA GRANDE GAMINO | |||
TATIANA DA SILVA PUREZA | |||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | |||
THAYANE MARIANO DE SOUZA | |||
VANICE SILVA ACOSTA | |||
VANICE VALIM GARCIA | |||
VANIZA BUENO SILVEIRA | |||
VANUSA TEIXEIRA LEMOS | |||
VINÍCIUS COLATTO ROSSO | |||
WESLEY REINOSO |