Nome do Projeto
Educação Física e Opressões: a Cultura Corporal no combate à discriminação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/10/2018 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto de extensão tem por objetivo contribuir na formação humana de estudantes da Educação Básica na perspectiva de erradicar todas as formas de opressão, discriminação e preconceitos machistas, racistas e homofóbicos. Através de seminários e oficinas nas escolas da rede municipal de Pelotas, pretende-se qualificar a formação inicial de professores e professoras de Educação Física; contribuir no enfrentamento às opressões nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal; contribuir no trabalho pedagógico de professores e professoras de Educação Física da rede municipal de ensino de Pelotas-RS.

Objetivo Geral

Contribuir na formação humana de estudantes da Educação Básica na perspectiva de erradicar todas as formas de opressão, discriminação e preconceitos machistas, racistas e homofóbicos.

Justificativa

Vivemos em um contexto social de profunda crise social, crise esta que se manifesta, muitas vezes, na forma de preconceitos e discriminação aos setores mais explorados da sociedade. Tais elementos se configuram como opressões, em especial à mulheres, negros e negras e LGBT. Acreditamos que a escola pública é espaço privilegiado para a discussão de tais questões em vista que crianças e adolescentes forjam suas personalidades e caráter com base também na forma com que a sociedade trata destes fenômenos. Ao mesmo tempo, o espaço escolar é propício para a reflexão acerca destes fenômenos com o intuito de enfrentar as piores formas de desigualdade social que expressa-se, em última análise, nas opressões de gênero, raça e classe.
Diversos indicadores sociais apontam para a desigualdade salarial entre homens e mulheres, entre brancos e negros e, algumas vezes, entre heterossexuais e LGBT. Além desta desigualdade, os indicadores de violência contra a mulher e LGBT são alarmantes, tornando-se uma das formas mais humilhantes de relações entre pessoas.
Temos por intenção também, realizar um conjunto de reflexões e debates para a comunidade universitária da UFPel, especialmente para a formação de professores e professoras de Educação Física com o intuito de contribuir na formação que busque enfrentar as opressões também em sua atuação profissional futura.
Esse conjunto de reflexões e iniciativas surgem de pesquisas e estudos que estamos realizando no Grupo de Estudos Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF/UFPel).

Metodologia

O momento inicial será constituído de reuniões de estudos e planejamento das ações a serem desenvolvidas ao longo da execução do projeto. Posteriormente realizaremos debates sobre o tema do projeto na ESEF/UFPel, com palestrantes convidados e aberto à comunidade, direcionado à formação de professores e professoras.
A partir do início do ano letivo de 2019 nas escolas da rede municipal, realizaremos oficinas de cultura corporal que possibilite a reflexão temática sobre as opressões, envolvendo atividades e discussão sobre machismo, racismo e LGBTfobia.

Indicadores, Metas e Resultados

1) Qualificar a formação inicial de professores e professoras de Educação Física;
2) contribuir no enfrentamento às opressões nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal.
3) Contribuir no trabalho pedagógico de professores e professoras de Educação Física da rede municipal de ensino de Pelotas-RS;
4) Publicar os resultados do projeto em periódicos científicos como forma de divulgação do projeto e contribuições para a formação inicial

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSA OLIVEIRA JORGE DE CASTRO
ANDRIZE RAMIRES COSTA4
ANTÔNIO VINICIUS OLIVEIRA DE ALMEIDA
CATIÚCIA ALMEIDA DE SOUZA
CHRISTIAN PERES DA COSTA
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO4
ISABELLA FILIPPINI
IVAN BREMM DE OLIVEIRA
José Alberto Coutinho da silva
KATARINA ALBERNAZ CECHIN
LEONARDO LEMOS SILVEIRA
LUANA FERNANDES RIBEIRO
LUCAS VICENTE DE OLIVEIRA SILVA
MARLUCE RAQUEL DECIAN CORRÊA2
MARTINA GONÇALVES BURCH COSTA
PATRICK BORGES FONSECA
THAÍS MORTOLA DIAS

Página gerada em 23/04/2024 09:07:06 (consulta levou 0.162316s)