Nome do Projeto
Educação Física e Opressões: a Cultura Corporal no combate à discriminação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/10/2018 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto de extensão tem por objetivo contribuir na formação humana de estudantes da Educação Básica na perspectiva de erradicar todas as formas de opressão, discriminação e preconceitos machistas, racistas e homofóbicos. Através de seminários e oficinas nas escolas da rede municipal de Pelotas, pretende-se qualificar a formação inicial de professores e professoras de Educação Física; contribuir no enfrentamento às opressões nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal; contribuir no trabalho pedagógico de professores e professoras de Educação Física da rede municipal de ensino de Pelotas-RS.
Objetivo Geral
Contribuir na formação humana de estudantes da Educação Básica na perspectiva de erradicar todas as formas de opressão, discriminação e preconceitos machistas, racistas e homofóbicos.
Justificativa
Vivemos em um contexto social de profunda crise social, crise esta que se manifesta, muitas vezes, na forma de preconceitos e discriminação aos setores mais explorados da sociedade. Tais elementos se configuram como opressões, em especial à mulheres, negros e negras e LGBT. Acreditamos que a escola pública é espaço privilegiado para a discussão de tais questões em vista que crianças e adolescentes forjam suas personalidades e caráter com base também na forma com que a sociedade trata destes fenômenos. Ao mesmo tempo, o espaço escolar é propício para a reflexão acerca destes fenômenos com o intuito de enfrentar as piores formas de desigualdade social que expressa-se, em última análise, nas opressões de gênero, raça e classe.
Diversos indicadores sociais apontam para a desigualdade salarial entre homens e mulheres, entre brancos e negros e, algumas vezes, entre heterossexuais e LGBT. Além desta desigualdade, os indicadores de violência contra a mulher e LGBT são alarmantes, tornando-se uma das formas mais humilhantes de relações entre pessoas.
Temos por intenção também, realizar um conjunto de reflexões e debates para a comunidade universitária da UFPel, especialmente para a formação de professores e professoras de Educação Física com o intuito de contribuir na formação que busque enfrentar as opressões também em sua atuação profissional futura.
Esse conjunto de reflexões e iniciativas surgem de pesquisas e estudos que estamos realizando no Grupo de Estudos Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF/UFPel).
Diversos indicadores sociais apontam para a desigualdade salarial entre homens e mulheres, entre brancos e negros e, algumas vezes, entre heterossexuais e LGBT. Além desta desigualdade, os indicadores de violência contra a mulher e LGBT são alarmantes, tornando-se uma das formas mais humilhantes de relações entre pessoas.
Temos por intenção também, realizar um conjunto de reflexões e debates para a comunidade universitária da UFPel, especialmente para a formação de professores e professoras de Educação Física com o intuito de contribuir na formação que busque enfrentar as opressões também em sua atuação profissional futura.
Esse conjunto de reflexões e iniciativas surgem de pesquisas e estudos que estamos realizando no Grupo de Estudos Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF/UFPel).
Metodologia
O momento inicial será constituído de reuniões de estudos e planejamento das ações a serem desenvolvidas ao longo da execução do projeto. Posteriormente realizaremos debates sobre o tema do projeto na ESEF/UFPel, com palestrantes convidados e aberto à comunidade, direcionado à formação de professores e professoras.
A partir do início do ano letivo de 2019 nas escolas da rede municipal, realizaremos oficinas de cultura corporal que possibilite a reflexão temática sobre as opressões, envolvendo atividades e discussão sobre machismo, racismo e LGBTfobia.
A partir do início do ano letivo de 2019 nas escolas da rede municipal, realizaremos oficinas de cultura corporal que possibilite a reflexão temática sobre as opressões, envolvendo atividades e discussão sobre machismo, racismo e LGBTfobia.
Indicadores, Metas e Resultados
1) Qualificar a formação inicial de professores e professoras de Educação Física;
2) contribuir no enfrentamento às opressões nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal.
3) Contribuir no trabalho pedagógico de professores e professoras de Educação Física da rede municipal de ensino de Pelotas-RS;
4) Publicar os resultados do projeto em periódicos científicos como forma de divulgação do projeto e contribuições para a formação inicial
2) contribuir no enfrentamento às opressões nas aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal.
3) Contribuir no trabalho pedagógico de professores e professoras de Educação Física da rede municipal de ensino de Pelotas-RS;
4) Publicar os resultados do projeto em periódicos científicos como forma de divulgação do projeto e contribuições para a formação inicial
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSA OLIVEIRA JORGE DE CASTRO | |||
ANDRIZE RAMIRES COSTA | 4 | ||
ANTÔNIO VINICIUS OLIVEIRA DE ALMEIDA | |||
CATIÚCIA ALMEIDA DE SOUZA | |||
CHRISTIAN PERES DA COSTA | |||
GIOVANNI FELIPE ERNST FRIZZO | 4 | ||
ISABELLA FILIPPINI | |||
IVAN BREMM DE OLIVEIRA | |||
José Alberto Coutinho da silva | |||
KATARINA ALBERNAZ CECHIN | |||
LEONARDO LEMOS SILVEIRA | |||
LUANA FERNANDES RIBEIRO | |||
LUCAS VICENTE DE OLIVEIRA SILVA | |||
MARLUCE RAQUEL DECIAN CORRÊA | 2 | ||
MARTINA GONÇALVES BURCH COSTA | |||
PATRICK BORGES FONSECA | |||
THAÍS MORTOLA DIAS |