Nome do Projeto
Folclore e Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/12/2018 - 07/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto de" Folclore e Educação" surgiu em 2016, dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo a Distância, através de uma necessidade posta pelos acadêmicos do polo Universitário EAD de São José do Norte que estavam vinculados ao referido curso, como um projeto de ensino com o objetivo de estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. De 2016 à setembro de 2018 os participantes do projeto de ensino desenvolveram diversas ações de extensão vinculadas aos grupos UAB/UFPEL, PET/GAPE, LAM/LIFE e NUFOLK. Ao longo desse tempo o grupo passou a ser pressionado a começar a oferecer oficinas e cursos para professores da rede de ensino bem como qualificar os materiais produzidos estendendo o acesso a comunidade. O grupo também possuí vínculos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis em Pelotas, através do PET/GAPE, bem como com professores da rede municipal do Município de São José do Norte e do Município do Capão do Leão.
Esse projeto também está vinculado ao projeto de pesquisa "Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima" que tem o objetivo de mapear as manifestações culturais do litoral gaúcho, bem como assessorar e produzir materiais para as escolas públicas dessa região.
Como projeto de extensão nossa proposta passa a desenvolver materiais sobre folclore para ações junto a alunos surdos, da UFPel e da rede de ensino, bem como a oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento para professores da rede pública de ensino que abordem assuntos relacionados aos conteúdos de folclore e cultura popular.
Objetivo Geral
Desenvolver oficinas, eventos, cursos e atividades sobre Folclore e Cultura Popular em escolas públicas e na comunidade, potencializando a socialização e a produção de novos materiais de estudos sobre o assunto e de materiais didáticos para as escolas públicas.
Específicos:
(1)Potencializar a produção de materiais didáticos sobre Folclore e Cultura popular. (2) Interagir com outros projetos da UFPel que trabalham com cultura popular e folclore. (3) Publicar os materiais produzidos em formato digital; (4) Criar Blogs e páginas para socializar as produções e divulgar o projeto. (5) promover o intercambio cultural através de viagens e da participação em eventos da área. (5) Estimular a preservação e o respeito ao Patrimônio cultural imaterial nacional. (6) Produzir vídeos e outros materiais sobre Folclore e Cultura popular que possam ser utilizados na cultura surda. (7) Organizar um repositório digital dos materiais produzidos para que a comunidade possa acessá-lo.
Específicos:
(1)Potencializar a produção de materiais didáticos sobre Folclore e Cultura popular. (2) Interagir com outros projetos da UFPel que trabalham com cultura popular e folclore. (3) Publicar os materiais produzidos em formato digital; (4) Criar Blogs e páginas para socializar as produções e divulgar o projeto. (5) promover o intercambio cultural através de viagens e da participação em eventos da área. (5) Estimular a preservação e o respeito ao Patrimônio cultural imaterial nacional. (6) Produzir vídeos e outros materiais sobre Folclore e Cultura popular que possam ser utilizados na cultura surda. (7) Organizar um repositório digital dos materiais produzidos para que a comunidade possa acessá-lo.
Justificativa
O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes (vinculadas ao grupo de pesquisa OMEGA) e da Faculdade de Educação (vinculadas ao grupo de pesquisa GAPE). Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação Popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, estudos orientados e participação em eventos.
Devido a intensa produção de materiais o grupo é frequentemente incentivado a investir em atividades de extensão envolvendo Folclore e Cultura popular. Também existe uma demanda de ações solicitadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de São José do Norte, hoje professores da rede, que solicitam a oferta de atividades de extensão para continuarem envolvidos com seus estudos sobre esse assunto.
Recentemente alguns acadêmicos surdos envolveram-se nas atividades criando a demanda de produção de materiais que contemplassem a cultura surda e diversos elementos do Folclore nacional que não possuem sinais. Ao longo dos estudos esses acadêmicos foram criando e batizando sinais para os elementos folclóricos por eles descobertos nos estudos e sentiram necessidade de socializar com a comunidade surda esses novos sinais através de ações extensionistas que serão contempladas por esse projetos.
Por todos os motivos citados acima o grupo de Folclore e Educação resolveu transformar o grupo de estudos em um grupo de extensão da UFPEL.
Devido a intensa produção de materiais o grupo é frequentemente incentivado a investir em atividades de extensão envolvendo Folclore e Cultura popular. Também existe uma demanda de ações solicitadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de São José do Norte, hoje professores da rede, que solicitam a oferta de atividades de extensão para continuarem envolvidos com seus estudos sobre esse assunto.
Recentemente alguns acadêmicos surdos envolveram-se nas atividades criando a demanda de produção de materiais que contemplassem a cultura surda e diversos elementos do Folclore nacional que não possuem sinais. Ao longo dos estudos esses acadêmicos foram criando e batizando sinais para os elementos folclóricos por eles descobertos nos estudos e sentiram necessidade de socializar com a comunidade surda esses novos sinais através de ações extensionistas que serão contempladas por esse projetos.
Por todos os motivos citados acima o grupo de Folclore e Educação resolveu transformar o grupo de estudos em um grupo de extensão da UFPEL.
Metodologia
O Grupo terá encontros semanais para estudos e organização das propostas das oficinas, dos encontros, dos eventos e dos cursos a serem desenvolvidos nas escolas públicas. Teremos também um grupo que irá trabalhar na produção de vídeos sobre sinalários e e sobre as lendas do Folclore local e nacional em LIBRAS.
Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros semanais. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão produzir e trabalhar nas atividades extensionistas, bem como os temas do folclore que serão trabalhados.
O grupo terá momentos de integração com o NUFOLK, GAPE, LAM/LIFE e com outros grupos da UFPEL e de outras instituições que trabalhem com Cultura Popular, Folclore e Formação de professores.
Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros semanais. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão produzir e trabalhar nas atividades extensionistas, bem como os temas do folclore que serão trabalhados.
O grupo terá momentos de integração com o NUFOLK, GAPE, LAM/LIFE e com outros grupos da UFPEL e de outras instituições que trabalhem com Cultura Popular, Folclore e Formação de professores.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos expandir a interação comunitária, bem como instrumentalizar os acadêmicos da UFPEL e os professores das escolas de Educação Básica em suas ações com cultura popular e folclore.
Também esperamos a produção de um repositório de materiais que possam ser acessados e utilizados pelos professores da rede através do Blog do projeto.
Também esperamos a produção de um repositório de materiais que possam ser acessados e utilizados pelos professores da rede através do Blog do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA KLITZKE RADTKE | |||
ADRIANNE DA SILVA ROXO | |||
ALESSANDRO LOPES PIRES | |||
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS | |||
ALINE OREQUES NIENCZESKI | |||
ALISSON SAMPAIO DIAS | |||
AMANDA KOLMAR ALVES | |||
ANA LAURA PEREIRA COSTA DE SOUZA | |||
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER | |||
ANA PAULA GONÇALVES ARAUJO | |||
ANALISA ZORZI | 1 | ||
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | |||
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA | |||
Alba Lopes Erbice | |||
BEATRIZ DIAS DE CARVALHO | |||
BIANCA LEAL FERNANDES | |||
BRUNA FURTADO TOMASCHEWSKI DUARTE | |||
CAMILA XAVIER VIEIRA | |||
CAROLINA DA MOTTA TAVARES | |||
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA | |||
CAROLINE KRUGER | |||
CRISTIANA BORGES RODRIGUES | |||
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD | |||
Cristiane Andrade de Miranda | |||
CÂNDIDA FERNANDA GOULART BRASIL | |||
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 3 | ||
DAIANE ALVES WILLE | |||
DANIEL LOPES FARIAS | |||
DANIELA DA SILVA XAVIER | |||
DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
DINAY DOS PASSOS PRESTES | |||
DULIANI NILSON ACOSTA | |||
EDMA VERGARA ROMMEL | |||
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA | |||
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA | |||
ESTER MARCELINO BATISTA | |||
ETIANE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | |||
FATIMA DELLINGHAUSEN BAIRROS | |||
FELIPE DOS SANTOS MULLER | |||
FERNANDA TESSMANN SILVEIRA | |||
FRANCIELE BECKER CAMES | |||
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA | |||
FRANCINE BILHALVA CUNHA | |||
GABRIEL MULLER PEREIRA | |||
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GICELE DUTRA DE FREITAS | |||
GIRLE KOHN SPIERING | |||
GRACIELA SANTOS DE SOUZA | |||
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 3 | ||
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM | |||
INAJARA PONTES MOTA | |||
ISABELA MARIA SANTOS SILVA | |||
ISABELA MARIA SANTOS SILVA | |||
IÊDA MARIA KURTZ DE AZEVEDO | |||
JANAINA LAPUENTE DOS SANTOS | |||
JULIANA DE AFFONSO OLIVEIRA | |||
JULIANA WESTPHAL BUENO | |||
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves | |||
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA | |||
KEROLIN CARDOSO LULHIER | |||
KETHELYN SANTOS SOUTO | |||
Karen Da Silva Antunes | |||
LARISSA AVILA VARREIRA DE MOURA | |||
LARISSA DOS SANTOS NUNES | |||
LETÍCIA BORGES SILVEIRA | |||
LETÍCIA HALLER | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 1 | ||
LILIAN OLIVEIRA GARCIA | |||
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ | |||
LUCIA ELIANA DE AVILA CARDOSO | |||
LUCIANE FARIAS DA SILVA | |||
LUIZA BORGES BECKER | |||
LUIZA DE SOUZA CÂMARA | |||
LUZILANE ALVES BEZERRA | |||
MAIARA CORREA DA SILVA | |||
MAIARA DE PAULA RODRIGUES | |||
MAIQUELI DE AVILA WESTFALL | |||
MANOELLA BOETEGE MARTINS | |||
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO | |||
MARIANA DE MELLO LEÃO | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | |||
MATEUS VALADÃO DE SOUZA | |||
MAYARA DA SILVEIRA DOS SANTOS | |||
MAYARA GOULART BRASIL | |||
MILENA GARCIA FERNANDES MUNSLAFF | |||
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES | |||
Maiza de Souza Ferreira | |||
Mariana Feltes dos Santos | |||
Maribél Goulart Xavier | |||
Mateus Brum de Armas | |||
MÁRCIA NOGUEIRA MORALES | |||
MÔNICA RIVEIRO SANTOS | |||
NADIR FERREIRA BRANQUINHO TARANTI | |||
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | |||
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ | |||
PEDRO HENRIQUE BERNARDES BANDEIRA TIBERY | |||
RAFAEL MENDES | |||
RAFAELA DE AVILA DIAS | |||
RAFAELA ELERT STRELOW | |||
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO | |||
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSÁRIO GONÇALVES | |||
RAQUEL SILVA DOS SANTOS | |||
RENATA DE SOUSA DE BRITTO | |||
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS | |||
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS | |||
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 15 | ||
SAMANTHA MACHADO THUROW | |||
SANDRA MARA VALENTE DE FREITAS | |||
SIRIANA ROGELIN FLORES | |||
SUSANA FOCHESATO KOSCIUK | |||
SUÉLEN STARKE | |||
Sara Schwab Höehr | |||
Simone da Silveira Furtado | |||
SÍLVIA REGINA DA CUNHA NUNES | |||
TAMARA DIAS NUNES | |||
TAMIRES FERREIRA SOARES | |||
TAMIRES HOLZ GEHRKE | |||
TANISE SOARES NOGUEIRA | |||
TERCYA KYANNY SOUSA BARBOSA | |||
TUANE GARCIA MEDINA | |||
Tatiana Cardoso Marques | |||
Thielen da Silva Sigales | |||
VANESSA DA SILVA BORGES | |||
VANESSA GARCIA MACHADO | |||
VIRGÍNIA DOS SANTOS | |||
VITORIA CAMARGO BILHARVA | |||
ÉRICA HARTWIG FRANK |