Nome do Projeto
Folclore e Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/12/2018 - 07/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto de" Folclore e Educação" surgiu em 2016, dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo a Distância, através de uma necessidade posta pelos acadêmicos do polo Universitário EAD de São José do Norte que estavam vinculados ao referido curso, como um projeto de ensino com o objetivo de estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. De 2016 à setembro de 2018 os participantes do projeto de ensino desenvolveram diversas ações de extensão vinculadas aos grupos UAB/UFPEL, PET/GAPE, LAM/LIFE e NUFOLK. Ao longo desse tempo o grupo passou a ser pressionado a começar a oferecer oficinas e cursos para professores da rede de ensino bem como qualificar os materiais produzidos estendendo o acesso a comunidade. O grupo também possuí vínculos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis em Pelotas, através do PET/GAPE, bem como com professores da rede municipal do Município de São José do Norte e do Município do Capão do Leão. Esse projeto também está vinculado ao projeto de pesquisa "Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima" que tem o objetivo de mapear as manifestações culturais do litoral gaúcho, bem como assessorar e produzir materiais para as escolas públicas dessa região. Como projeto de extensão nossa proposta passa a desenvolver materiais sobre folclore para ações junto a alunos surdos, da UFPel e da rede de ensino, bem como a oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento para professores da rede pública de ensino que abordem assuntos relacionados aos conteúdos de folclore e cultura popular.

Objetivo Geral

Desenvolver oficinas, eventos, cursos e atividades sobre Folclore e Cultura Popular em escolas públicas e na comunidade, potencializando a socialização e a produção de novos materiais de estudos sobre o assunto e de materiais didáticos para as escolas públicas.
Específicos:
(1)Potencializar a produção de materiais didáticos sobre Folclore e Cultura popular. (2) Interagir com outros projetos da UFPel que trabalham com cultura popular e folclore. (3) Publicar os materiais produzidos em formato digital; (4) Criar Blogs e páginas para socializar as produções e divulgar o projeto. (5) promover o intercambio cultural através de viagens e da participação em eventos da área. (5) Estimular a preservação e o respeito ao Patrimônio cultural imaterial nacional. (6) Produzir vídeos e outros materiais sobre Folclore e Cultura popular que possam ser utilizados na cultura surda. (7) Organizar um repositório digital dos materiais produzidos para que a comunidade possa acessá-lo.

Justificativa

O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes (vinculadas ao grupo de pesquisa OMEGA) e da Faculdade de Educação (vinculadas ao grupo de pesquisa GAPE). Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação Popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, estudos orientados e participação em eventos.
Devido a intensa produção de materiais o grupo é frequentemente incentivado a investir em atividades de extensão envolvendo Folclore e Cultura popular. Também existe uma demanda de ações solicitadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de São José do Norte, hoje professores da rede, que solicitam a oferta de atividades de extensão para continuarem envolvidos com seus estudos sobre esse assunto.
Recentemente alguns acadêmicos surdos envolveram-se nas atividades criando a demanda de produção de materiais que contemplassem a cultura surda e diversos elementos do Folclore nacional que não possuem sinais. Ao longo dos estudos esses acadêmicos foram criando e batizando sinais para os elementos folclóricos por eles descobertos nos estudos e sentiram necessidade de socializar com a comunidade surda esses novos sinais através de ações extensionistas que serão contempladas por esse projetos.
Por todos os motivos citados acima o grupo de Folclore e Educação resolveu transformar o grupo de estudos em um grupo de extensão da UFPEL.

Metodologia

O Grupo terá encontros semanais para estudos e organização das propostas das oficinas, dos encontros, dos eventos e dos cursos a serem desenvolvidos nas escolas públicas. Teremos também um grupo que irá trabalhar na produção de vídeos sobre sinalários e e sobre as lendas do Folclore local e nacional em LIBRAS.
Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros semanais. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão produzir e trabalhar nas atividades extensionistas, bem como os temas do folclore que serão trabalhados.
O grupo terá momentos de integração com o NUFOLK, GAPE, LAM/LIFE e com outros grupos da UFPEL e de outras instituições que trabalhem com Cultura Popular, Folclore e Formação de professores.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos expandir a interação comunitária, bem como instrumentalizar os acadêmicos da UFPEL e os professores das escolas de Educação Básica em suas ações com cultura popular e folclore.
Também esperamos a produção de um repositório de materiais que possam ser acessados e utilizados pelos professores da rede através do Blog do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS
ALINE OREQUES NIENCZESKI
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER
ANALISA ZORZI2
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO
DAIANA SAN MARTINS GOULART
DULIANI NILSON ACOSTA
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA
ESTER MARCELINO BATISTA
FRANCIELE BECKER CAMES
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO2
ISABELA MARIA SANTOS SILVA
Jennifer Xavier Dos Passos
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA
KEROLIN CARDOSO LULHIER
LILIAN OLIVEIRA GARCIA
LUZILANE ALVES BEZERRA
MATEUS BRUM DE ARMAS
MATEUS VALADAO DE SOUZA
MAYARA GOULART BRASIL
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES
PEDRO HENRIQUE BERNARDES BANDEIRA TIBERY
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSARIO GONCALVES
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA14
SUSANA FOCHESATO KOSCIUK
Simone da Silveira Furtado
SÍLVIA REGINA DA CUNHA NUNES
TAMARA DIAS NUNES
TANISE SOARES NOGUEIRA
TERCYA KYANNY SOUSA BARBOSA
TUANE GARCIA MEDINA
VANESSA DA SILVA BORGES
VIRGÍNIA DOS SANTOS

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