Nome do Projeto
Folclore e Educação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/12/2018 - 07/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto de" Folclore e Educação" surgiu em 2016, dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo a Distância, através de uma necessidade posta pelos acadêmicos do polo Universitário EAD de São José do Norte que estavam vinculados ao referido curso, como um projeto de ensino com o objetivo de estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. De 2016 à setembro de 2018 os participantes do projeto de ensino desenvolveram diversas ações de extensão vinculadas aos grupos UAB/UFPEL, PET/GAPE, LAM/LIFE e NUFOLK. Ao longo desse tempo o grupo passou a ser pressionado a começar a oferecer oficinas e cursos para professores da rede de ensino bem como qualificar os materiais produzidos estendendo o acesso a comunidade. O grupo também possuí vínculos com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis em Pelotas, através do PET/GAPE, bem como com professores da rede municipal do Município de São José do Norte e do Município do Capão do Leão. Esse projeto também está vinculado ao projeto de pesquisa "Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima" que tem o objetivo de mapear as manifestações culturais do litoral gaúcho, bem como assessorar e produzir materiais para as escolas públicas dessa região. Como projeto de extensão nossa proposta passa a desenvolver materiais sobre folclore para ações junto a alunos surdos, da UFPel e da rede de ensino, bem como a oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento para professores da rede pública de ensino que abordem assuntos relacionados aos conteúdos de folclore e cultura popular.

Objetivo Geral

Desenvolver oficinas, eventos, cursos e atividades sobre Folclore e Cultura Popular em escolas públicas e na comunidade, potencializando a socialização e a produção de novos materiais de estudos sobre o assunto e de materiais didáticos para as escolas públicas.
Específicos:
(1)Potencializar a produção de materiais didáticos sobre Folclore e Cultura popular. (2) Interagir com outros projetos da UFPel que trabalham com cultura popular e folclore. (3) Publicar os materiais produzidos em formato digital; (4) Criar Blogs e páginas para socializar as produções e divulgar o projeto. (5) promover o intercambio cultural através de viagens e da participação em eventos da área. (5) Estimular a preservação e o respeito ao Patrimônio cultural imaterial nacional. (6) Produzir vídeos e outros materiais sobre Folclore e Cultura popular que possam ser utilizados na cultura surda. (7) Organizar um repositório digital dos materiais produzidos para que a comunidade possa acessá-lo.

Justificativa

O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes (vinculadas ao grupo de pesquisa OMEGA) e da Faculdade de Educação (vinculadas ao grupo de pesquisa GAPE). Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação Popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, estudos orientados e participação em eventos.
Devido a intensa produção de materiais o grupo é frequentemente incentivado a investir em atividades de extensão envolvendo Folclore e Cultura popular. Também existe uma demanda de ações solicitadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo de São José do Norte, hoje professores da rede, que solicitam a oferta de atividades de extensão para continuarem envolvidos com seus estudos sobre esse assunto.
Recentemente alguns acadêmicos surdos envolveram-se nas atividades criando a demanda de produção de materiais que contemplassem a cultura surda e diversos elementos do Folclore nacional que não possuem sinais. Ao longo dos estudos esses acadêmicos foram criando e batizando sinais para os elementos folclóricos por eles descobertos nos estudos e sentiram necessidade de socializar com a comunidade surda esses novos sinais através de ações extensionistas que serão contempladas por esse projetos.
Por todos os motivos citados acima o grupo de Folclore e Educação resolveu transformar o grupo de estudos em um grupo de extensão da UFPEL.

Metodologia

O Grupo terá encontros semanais para estudos e organização das propostas das oficinas, dos encontros, dos eventos e dos cursos a serem desenvolvidos nas escolas públicas. Teremos também um grupo que irá trabalhar na produção de vídeos sobre sinalários e e sobre as lendas do Folclore local e nacional em LIBRAS.
Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros semanais. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem propor atividades e materiais que podem ajudar a trabalhar ou desenvolver o tema nas escolas de Educação Básica. A partir dos temas estudados e das propostas de atividades e materiais sugeridos o grupo deverá escolher, através de votação, as atividades ou materiais que irão produzir e trabalhar nas atividades extensionistas, bem como os temas do folclore que serão trabalhados.
O grupo terá momentos de integração com o NUFOLK, GAPE, LAM/LIFE e com outros grupos da UFPEL e de outras instituições que trabalhem com Cultura Popular, Folclore e Formação de professores.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos expandir a interação comunitária, bem como instrumentalizar os acadêmicos da UFPEL e os professores das escolas de Educação Básica em suas ações com cultura popular e folclore.
Também esperamos a produção de um repositório de materiais que possam ser acessados e utilizados pelos professores da rede através do Blog do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA KLITZKE RADTKE
ADRIANNE DA SILVA ROXO
ALESSANDRO LOPES PIRES
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS
ALINE OREQUES NIENCZESKI
ALISSON SAMPAIO DIAS
AMANDA KOLMAR ALVES
ANA LAURA PEREIRA COSTA DE SOUZA
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER
ANA PAULA GONÇALVES ARAUJO
ANALISA ZORZI1
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA
Alba Lopes Erbice
BEATRIZ DIAS DE CARVALHO
BIANCA LEAL FERNANDES
BRUNA FURTADO TOMASCHEWSKI DUARTE
CAMILA XAVIER VIEIRA
CAROLINA DA MOTTA TAVARES
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA
CAROLINE KRUGER
CRISTIANA BORGES RODRIGUES
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD
Cristiane Andrade de Miranda
CÂNDIDA FERNANDA GOULART BRASIL
DAIANA SAN MARTINS GOULART3
DAIANE ALVES WILLE
DANIEL LOPES FARIAS
DANIELA DA SILVA XAVIER
DIEGO DOMINGOS GOULART
DINAY DOS PASSOS PRESTES
DULIANI NILSON ACOSTA
EDMA VERGARA ROMMEL
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA
ESTER MARCELINO BATISTA
ETIANE CORVELLO DA SILVEIRA
FATIMA CAVALHEIRO COSTA
FATIMA DELLINGHAUSEN BAIRROS
FELIPE DOS SANTOS MULLER
FERNANDA TESSMANN SILVEIRA
FRANCIELE BECKER CAMES
FRANCIELE CORVELLO DA SILVEIRA
FRANCINE BILHALVA CUNHA
GABRIEL MULLER PEREIRA
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
GICELE DUTRA DE FREITAS
GIRLE KOHN SPIERING
GRACIELA SANTOS DE SOUZA
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO3
HELOISA TAVARES DA SILVEIRA SCHRAMM
INAJARA PONTES MOTA
ISABELA MARIA SANTOS SILVA
ISABELA MARIA SANTOS SILVA
IÊDA MARIA KURTZ DE AZEVEDO
JANAINA LAPUENTE DOS SANTOS
JULIANA DE AFFONSO OLIVEIRA
JULIANA WESTPHAL BUENO
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA
KEROLIN CARDOSO LULHIER
KETHELYN SANTOS SOUTO
Karen Da Silva Antunes
LARISSA AVILA VARREIRA DE MOURA
LARISSA DOS SANTOS NUNES
LETÍCIA BORGES SILVEIRA
LETÍCIA HALLER
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ1
LILIAN OLIVEIRA GARCIA
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ
LUCIA ELIANA DE AVILA CARDOSO
LUCIANE FARIAS DA SILVA
LUIZA BORGES BECKER
LUIZA DE SOUZA CÂMARA
LUZILANE ALVES BEZERRA
MAIARA CORREA DA SILVA
MAIARA DE PAULA RODRIGUES
MAIQUELI DE AVILA WESTFALL
MANOELLA BOETEGE MARTINS
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO
MARIANA DE MELLO LEÃO
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
MATEUS VALADÃO DE SOUZA
MAYARA DA SILVEIRA DOS SANTOS
MAYARA GOULART BRASIL
MILENA GARCIA FERNANDES MUNSLAFF
MONICA DE LOURDES KAZIMOTO ALVES
Maiza de Souza Ferreira
Mariana Feltes dos Santos
Maribél Goulart Xavier
Mateus Brum de Armas
MÁRCIA NOGUEIRA MORALES
MÔNICA RIVEIRO SANTOS
NADIR FERREIRA BRANQUINHO TARANTI
NATANIELE DA ROSA PEREIRA
PATRÍCIA DA SILVA LUIZ
PEDRO HENRIQUE BERNARDES BANDEIRA TIBERY
RAFAEL MENDES
RAFAELA DE AVILA DIAS
RAFAELA ELERT STRELOW
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSÁRIO GONÇALVES
RAQUEL SILVA DOS SANTOS
RENATA DE SOUSA DE BRITTO
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA15
SAMANTHA MACHADO THUROW
SANDRA MARA VALENTE DE FREITAS
SIRIANA ROGELIN FLORES
SUSANA FOCHESATO KOSCIUK
SUÉLEN STARKE
Sara Schwab Höehr
Simone da Silveira Furtado
SÍLVIA REGINA DA CUNHA NUNES
TAMARA DIAS NUNES
TAMIRES FERREIRA SOARES
TAMIRES HOLZ GEHRKE
TANISE SOARES NOGUEIRA
TERCYA KYANNY SOUSA BARBOSA
TUANE GARCIA MEDINA
Tatiana Cardoso Marques
Thielen da Silva Sigales
VANESSA DA SILVA BORGES
VANESSA GARCIA MACHADO
VIRGÍNIA DOS SANTOS
VITORIA CAMARGO BILHARVA
ÉRICA HARTWIG FRANK

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