Nome do Projeto
Conversas sobre a Educação Brasileira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/11/2018 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O projeto de Extensão "Conversas sobre a Educação Brasileira" tem como propósito dialogar com estudantes da rede de ensino do município de Pelotas sobre as condições da educação brasileira, identificando as razões que produzem a desigualdade e a disparidade dos resultados educacionais no país. Trata-se de um projeto que tem origem na disciplina "Educação Brasileira e Organização das Políticas Públicas (EBOPP)", ofertada regularmente para os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Na referida disciplina foi identificada uma ausência de debates sobre o conjunto de elementos que produzem resultados tão desiguais na educação brasileira, na formação na educação básica, dos estudantes que chegam à universidade. Dessa forma, surge este projeto que pretende criar alguns espaços de discussão sobre essas questões em escolas da rede básica de ensino. É um projeto piloto que será realizado durante quatro semanas. Posteriormente a sua execução serão avaliadas as ações para revisão e continuidade do projeto.

Objetivo Geral

Dialogar com estudantes da rede de ensino do município de Pelotas sobre as condições da educação brasileira identificando as razões que produzem a desigualdade e a disparidade de resultados no país.
Propiciar aos estudantes de graduação a oportunidade de participar de uma ação de extensão que tem como propósito discutir questões tratadas na disciplina de EBOPP.

Justificativa

Dois elementos justificam este projeto. O primeiro diz respeito ao diálogo estabelecido na disciplina de EBOPP com grupos de estudantes dos cursos de licenciatura que identificam a importância do incentivo ao diálogo sobre questões que afetam a educação brasileira, com estudantes da rede regular de ensino. O segundo, refere-se aos dados de um estudo que teve como objetivo compreender o que pensam os acadêmicos sobre a oferta e sobre a relevância da disciplina Educação Brasileira e Organização das Políticas Públicas para o processo de formação docente de estudantes dos cursos de licenciatura de uma instituição pública federal ensino superior. Esse estudo também pretendeu compreender o nível de interesse dos estudantes sobre as questões políticas e seu envolvimento e experiência na vida escolar em espaços coletivos de tomada de decisão. Tratou-se de um estudo de caso desenvolvido em uma instituição pública federal de ensino superior. Participaram da pesquisa 52 estudantes oriundos dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Geografia, História, Música, Letras-Português/Francês, Letras-Português/Inglês, Letras-Português/Literatura, Matemática, Pedagogia e Química; e estudantes do Curso de Bacharelado em História. Os dados desse estudo permitiram indicar, apontar e sugerir alguns elementos para a reflexão sobre o papel da disciplina Ebopp na formação dos estudantes de cursos de licenciatura:
a) a maior parte dos estudantes não identificou, ao longo de sua formação escolar, oportunidades de debates sobre as questões políticas e de inserção em organizações que propiciassem, de uma forma mais objetiva, esse tipo de discussão. Para muitos, a primeira oportunidade de debater questões políticas ocorreu na universidade. Esse é um aspecto importante, porque as experiências acumuladas na vida escolar poderão fomentar o interesse por esses debates no âmbito da formação em nível de graduação.
b) a maior parte dos estudantes demonstrou interesse pelas questões políticas, por entenderem que esse interesse poderá propiciar uma intervenção mais qualificada na vida social.
Considerando os aspectos aqui levantados, entende-se que um projeto desta natureza pode contribuir na formação inicial dos estudantes de graduação, mas também propiciar a estudantes da educação básica a discussão sobre o conjunto de elementos (sociais, políticos, econômicos, culturais) que produz resultados tão desiguais na educação brasileira.

Metodologia

Para a consecução do projeto será necessário:
a) realizar contato com escolas para apresentar a proposta (um primeiro contato já foi realizado);
b) definir datas, horários e locais para a realização dos diálogos;
c) realizar os diálogos sobre a "educação brasileira" com grupos de estudantes.
d) planejar e avaliar permanentemente com a equipe do projeto todos os passos do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contar com a participação de estudantes da educação básica que discutam as características da educação brasileira e e identifiquem seus limites e possibilidades. Este é um projeto inicial que será avaliado após a sua execução para identificar os possíveis encaminhamentos desses diálogos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA RINCON DOLABELLA
ATHOS GARCIA DUTRA
CAMILA GONÇALVES DUTRA
CARMEN BEATRIZ LUBKE UCKER
DÉBORA AVENDANO DE VASCONCELLOS SINOTI
JULIA PETER ARRIEIRA
VALDELAINE DA ROSA MENDES5

Página gerada em 27/04/2024 00:39:12 (consulta levou 0.126804s)