Nome do Projeto
III Meeting SPE UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/10/2018 - 31/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Meeting SPE UFPel é um evento de caráter técnico-científico de curta duração, organizado pelo Capítulo Estudantil SPE UFPel, que visa reunir os diversos segmentos da indústria de óleo, gás natural e biocombustíveis, contando com representantes de empresas do setor, apresentando à comunidade e ao setor produtivo as mais recentes novidades e tendências tecnológicas da área de Exploração e Produção (E&P) de petróleo. A Caminho da sua 3ª Edição, que deve ser realizada nos dias 20 e 21 de novembro, o evento tem se caracterizado por reunir cientistas e profissionais da indústria para ministrarem palestras, minicursos e outras atividades. Em 2018, o III Meeting SPE UFPel visa continuar crescendo e chegar a um total de 80 participantes, entre comissão organizadora, participantes, profissionais e professores, configurando-se como um dos maiores eventos acadêmicos do país no setor de óleo e gás no segundo semestre do ano de 2018, realçando o feito de que o evento é organizado pelos estudantes. O Meeting SPE UFPel teve sua primeira edição realizada no ano de 2015, contando com profissionais de empresas como Petrobras, BG Group, Refinaria Riograndense, VFRiends Serviços de Engenharia e Consultoria Plavnik Engenharia de Petróleo, contabilizando um total de 7 palestras entre dois dias de evento. Não obstante, o II Meeting SPE UFPel atestou uma crescente participação e interesse dos alunos no evento, bem como, com a parceria e o apoio de empresas como ESSS, Petrobras, Ouro Preto Óleo e Gás, INNOVA e Transocean, contando também com a participação de docentes da UFGRS. Para tanto, nessa nova fase, será realizado o III Meeting SPE UFPel, buscando manter a qualidade e primazia dos eventos anteriores, crescendo frente a outros eventos no cenário nacional de óleo, gás natural e biocombustíveis.

Objetivo Geral

O principal objetivo do evento é ampliar os horizontes dos participantes, promovendo a disseminação do setor de óleo e gás junto à Universidade Federal de Pelotas e região, trazendo as principais empresas e entidades do setor de petróleo para conhecerem e prestigiarem o curso de Engenharia de Petróleo da UFPel.
O Capítulo Estudantil SPE UFPel, procuram promover o evento como forma de auxílio aos jovens de ensino médio a conhecerem o setor petrolífero, podendo se tornar futuros alunos do curso e novos profissionais do setor. Procura apresentar como o setor é multidisciplinar, e como essas diferentes áreas podem auxiliar do conhecimento e desenvolvimento de novos campos de petróleo no Brasil.
Os objetivos específicos são:
1. Transmitir e compartilhar conhecimentos a respeito da indústria de petróleo, adquiridos através de palestras e minicursos com renomados membros acadêmicos e profissionais da indústria;
2. Fortalecer o contato universidade, aluno e indústria, através de palestras, minicursos e indústrias;
3. Promover o aperfeiçoamento de habilidades gerenciais,trabalho em equipe e de relacionamento corporativo entre os organizadores;
4. Através da troca recíproca de conhecimento, fornecer a oportunidade aos estudantes de interagirem com profissionais atuantes e também dar a oportunidade para profissionais aperfeiçoarem suas competências e know-how;
5. No III Meeting SPE UFPel, espera-se a presença de 80 participantes, entre palestrantes e ouvintes.

Justificativa

O Meeting SPE UFPel é um evento de curta duração realizado anualmente, geralmente no mês de novembro, pelos membros diretores do Capítulo Estudantil SPE UFPel (SocietyofPetroleumEngineers). O Capítulo deve, como uma de suas funções, promover eventos sociais e acadêmicos, nos quais um dos seus objetivos é aproximar a indústria de exploração e produção, bem como o setor de pesquisa e desenvolvimento, junto dos alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas, de forma que se torne tangível a disseminação de conhecimento profissional e científico entre as partes, estimulando assim a geração de novas ideias e tópicos de discussão no setor de óleo, gás natural e biocombustíveis.
Dentre outros objetivos, o Meeting SPE UFPel também deve organizar palestras, sessões de RH, minicursos e visitas técnicas que complementem e impulsionem o desenvolvimento do curso de Engenharia de Petróleo na região Sul do Brasil.
Por conta de um contínuo e constante debate acerca da mudança da matriz energética mundial, visando uma política de baixa emissão de carbono (LowCarb), bem como da utilização de métodos de exploração, como por exemplo, o fraturamento hidráulico (fracking), o Capítulo Estudantil SPE UFPel enxerga a possibilidade de apresentar aos professores e estudantes, os setores que integram o ramo de óleo e gás, isto é, muito embora seja testemunhado como uma área de atuação muito específica, ainda assim o setor petrolífero é composto por diversas áreas que atuam desde uma potencial reserva de hidrocarbonetos ao refino e distribuição desses recursos ao consumidor final.

Metodologia

A preparação do evento envolve uma equipe de 16 alunos que trabalha durante 90 dias, a fim de organizar um evento melhor a cada edição. Esta metodologia envolve reuniões semanais com a participação entre os membros da comissão organizadora, formada pelos membros diretores do Capítulo Estudantil SPE UFPel. No período que antecede a realização do evento, alguns membros do Capítulo se locomovem ao Rio de Janeiro, São Paulo, ou mesmo Salvador, participando de outros eventos relevantes no cenário nacional, com o objetivo de buscar junto às empresas do setor de petróleo, aportes financeiros para custear o evento e profissionais da área de óleo e gás para formar o corpo de profissionais que ministrem palestras e minicursos e que possam se fazer presentes durante o evento. Não obstante, deve ser ressaltado que a distância entre a cidade de Pelotas e polo petrolífero nacional torna os trabalhos mais difíceis, logo, também se faz necessário à busca de recursos junto à Universidade Federal de Pelotas.
A comissão organizadora entende que o sucesso do Meeting SPE UFPel está essencialmente relacionado ao modo como a divulgação do evento é feita. Com o intuito de continuar a atingir os estudantes dos diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas, como Engenharia de Petróleo, Engenharia Geológica, Engenharia Ambiental, Civil, Hídrica, bem como os cursos de Geologia e Engenharias de outras universidades, como UFGRS, UNIPAMPA, FURG e UDESC.
A logística e toda estrutura para construir um evento de qualidade e que, ao mesmo tempo, possa otimizar os custos, demanda tempo de toda a comissão organizadora. Dentro disso, os membros devem coordenar todo o trabalho de confecção do coffee break, agendamento de hotéis para palestrantes, brindes, cerimônia de abertura e encerramento, translado para palestrantes, dentre outras funções.

Indicadores, Metas e Resultados

Todas as atividades presentes neste Projeto foram pensadas para que objetivos fossem alcançados, espera-se que após realização do evento, seja possível alcançar os seguintes pontos:
1. Profissionais seguros e preparados para o mercado de trabalho, atuando em território nacional, assim como, internacional;
2. Profissionais seguros e preparados para realizarem entrevistas de emprego e capazes de fazer uma correta análise do setor de óleo e gás;
3. Divulgação das atividades do curso junto da sociedade pelotense e região;
4. Reconhecimento do Capítulo Estudantil SPE – UFPel;
5. Despertar o interesse em possíveis áreas de atuação e ampliar os horizontes dos alunos participantes do evento no setor de petróleo;
6. Aumentar o contato, promovendo o network, entre profissionais da área, alunos e professores participantes do Meeting SPE UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI
CARLITA FELCHER LEMES
CATHERINE GAYER OLLERMANN
EMANUEL CARLOS ÁVILA FERREIRA
FERNANDA VAZ ALVES RISSO21
FERNANDO STEIMETZ
GUSTAVO SCHAUN BUENO
IAGO LUCAS NEVES DA SILVA
INGRID NOVAIS FRANÇA
JÚLIA REGINA JUNG
LAÍS BARTH SCHNORRENBERGER
LUAN MARQUES
LUIZA MENDES MARTINS
MAURÍCIO THUROW MACHADO
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO
VALMIR FRANCISCO RISSO2
VICTORIA BERGER VOLZ
VITÓRIA KLEIN

Página gerada em 28/03/2024 18:29:20 (consulta levou 0.209797s)