Nome do Projeto
Curso Teórico e Prático Laboratorial de Compostagem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/12/2018 - 05/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O conceito de ambiental de sustentabilidade se tornou muito popular nos dias de hoje, e suas práticas se tornaram cada vez mais comuns no cotidiano dos brasileiros. Na agricultura isto não é diferente, práticas de conservação do solo e de uso alternativo de fertilizantes também se difundiu entre os agricultores, principalmente aqueles de base familiar, onde o aproveitamento de matéria orgânica como adubo traz economia nos custos de produção. O PET Engenharia Agrícola em parceria com o Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade (NEPERS) da Universidade Federal de Pelotas são os promotores do evento.

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo principal capacitar os participantes sobre os fundamentos teóricos de compostagem, bem como práticos laboratoriais, alcançando assim conhecimentos sólidos sobra as técnicas de reciclagem de resíduos orgânicos por compostagem.

Justificativa

O conceito de ambiental de sustentabilidade se tornou muito popular nos dias de hoje, e suas práticas se tornaram cada vez mais comuns no cotidiano dos brasileiros. Na agricultura isto não é diferente, práticas de conservação do solo e de uso alternativo de fertilizantes também se difundiu entre os agricultores, principalmente aqueles de base familiar, onde o aproveitamento de matéria orgânica como adubo traz economia nos custos de produção.
A necessidade de promover uma oportunidade com ações que visam a constante atualização desse tema a comunidade externa, técnicos e profissionais da área.

Metodologia

O Curso será ministrado por técnicos e professores do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do
Centro de Engenharias da UFPel, com uma carga horária de 12 horas com conteúdos teóricos e 8 horas de conteúdos práticos no Laboratório do Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade (NEPERS) da Universidade Federal de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o curso estaremos contemplando temas e assuntos para possibilitar uma melhor atualização aos técnicos, profissionais da área e aos acadêmicos, bem como, inovar em área específica de atuação dos profissionais das engenharias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN2
DIEGO KRUMREICH SCHMECHEL
HENRIQUE MICHAELIS BERGMANN
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES
JULIANO MANKE
JÚLIA BERGMANN SANTOS
KARINE VON AHN PINTO
Karen Raquel Pening Klitzke
LEANDRO PIEPER MOTA
MATHEUS GOULART CARVALHO
Rafael Junqueira Moro
THALIA STRELOV DOS SANTOS

Página gerada em 26/04/2024 21:55:37 (consulta levou 0.159390s)