Nome do Projeto
Aprender/Ensinar saúde brincando
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2017 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Desenvolvimento de atividades de educação em saúde por meio do uso de jogos e brinquedos para crianças em escola, hospitais e ambulatório de tratamento de doenças crônicas. Acadêmicos de diversas áreas da saúde (enfermagem, nutrição, odontologia e outros) elaboram e implementam as atividades quinzenalmente, tendo como temas: alimentação saudável, cuidados de higiene (banho, lavagem de mãos, escovação de dentes), cuidados com animais, desmistificação dos profissionais de saúde, importância da vacinação para prevenção de doenças, hábitos saudáveis de vida (exercício físico). Além das atividades com as crianças, seus cuidadores e educadores o projeto propicia a discussão de textos e metodologias nas reuniões quinzenais, com a participação dos acadêmicos e os docentes vinculados, atendendo ao preceito de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.

Objetivo Geral

O projeto tem como principal objetivo realizar atividades lúdicas de educação em saúde para as crianças, estejam estas em escolas, ou serviços de saúde como instituições hospitalares ou ambulatórios de tratamento de doenças crônicas.

Justificativa

O projeto impacta na trajetória de formação, pois favorece uma inserção mais aprofundada dos acadêmicos em cenários de atenção à criança, complementando a graduação. A educação em saúde é uma atividade muito importante para o adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, capacitando as pessoas à promoção da saúde e prevenção das doenças. Assim, trabalhar com a educação em saúde com as crianças favorece que elas conheçam e adotem hábitos mais saudáveis. Além disso, elas são importantes retransmissores do conhecimento, sensibilizando a população adulta de forma mais efetiva, podendo promover impacto na qualidade de vida da população regional.

Metodologia

Elaboração de atividades de educação em saúde por meio de jogos e brincadeiras que ocorrem quinzenalmente em cada um dos cenários vinculados. Cada cenário tem um grupo de acadêmicos responsável por elaborar e implementar as atividades, de acordo com cronograma constituídos nas reuniões entre acadêmicos e docentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com as atividades de educação em saúde as crianças atingidas passem a adotar hábitos de vida mais saudáveis em relação a higiene, alimentação e exercícios físicos, bem como retransmitam as boas práticas para sua rede de convivência (comunidade, pares e familiares). Além disso, oportuniza-se aos acadêmicos envolvidos nas atividades uma maior articulação com a população infantil de forma que possam ser capazes de desenvolver estratégias mais efetivas de cuidado a essa população. Existe ainda a perspectiva de elaboração de um conhecimento ampliado, articulando os saberes das distintas áreas e semestres, às quais os acadêmicos que participam do projeto pertencem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIAN GABRIEL VARELLA DOS REIS
ALESSANDRA LEITE MACHADO
ALINE LIMA PINHEIRO
AMANDA DO VAL DIAS
AMANDA RADMANN BERGMANN
AMANDA XAVIER GERALDO
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO
ANANDA ROSA BORGES
ANNA PIRES TERRA
BRUNA ALMEIDA DA SILVA
BRUNA DA SILVA CABRAL
CAMILA CHAGAS DE LEON
CAMILA FERREIRA COLPO
CAMILA QUINTANA DE CANTO
CAROLINA GOMES DE ALMEIDA SALOIS
CAROLINE FAGUNDES LOPES
DANIELA DUTRA FARIAS
DANIELLI PINTO BRANCALIONE
EDUARDA MENDIETA REZENDE
GABRIELA RIBES COUTO
GIULIA SAN MARTINS PAPAIANI
JANETI COELHO DOS SANTOS
JULIANA BORDONI CANÊZ
JULIANA BORDONI CANÊZ
JULIANA FLORES FIGUEIREDO MENDES
JÉSSICA CAROLLINA VON SCHUSTERSCHITZ SOARES SCHIATTI
KAIANE PASSOS TEIXEIRA
KARINA NUNES PORTO
KAROLINE CRUZ MELENDEZ
KELLY PIRES DO AMARAL
LUCAS DE ALVARENGA FURTADO
LUIZA HENCES DOS SANTOS
MARIANA DOMINGOS SALDANHA
MARINA GENTIL DE OLIVEIRA
MICAELA ELIZANE BARTZ RADTKE
MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL BARBOZA
MICHELE ROHDE KROLOW
MILENA GONÇALVES DE OLIVEIRA
MÔNICA GISELE GARCIA KÖNZGEN
NAIANE PEREIRA DE OLIVEIRA
NUBIA RICKES MILECH
PEDRO TRINDADE VELASQUES
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ8
SABRINA RIBEIRO FARIAS
TABITA DA ROSA PORCIUNCULA
TANIELY DA COSTA BÓRIO
THANIZE DO NASCIMENTO FERREIRA
THIERRY ABREU SILVA
TUIZE DAMÉ HENSE
VINÍCIUS XAVIER DOS SANTOS MADRUGA
VITÓRIA GONÇALVES VAZ
VIVIANE MARTEN MILBRATH2

Página gerada em 19/04/2024 19:41:37 (consulta levou 0.190431s)