Nome do Projeto
Aprender/ensinar saúde brincando
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Desenvolvimento de atividades de educação em saúde por meio do uso de jogos e brinquedos para crianças em escolas e hospitais. Discentes de diversas áreas da saúde (enfermagem, nutrição, odontologia e outros) elaboram e implementam as atividades quinzenalmente, tendo como temas: alimentação saudável, cuidados de higiene (banho, lavagem de mãos, escovação de dentes), cuidados com animais, desmistificação dos profissionais de saúde, importância da vacinação para prevenção de doenças, hábitos saudáveis de vida (exercício físico). Além das atividades com as crianças, seus cuidadores e educadores o projeto propicia a discussão de textos e metodologias nas reuniões quinzenais, com a participação dos acadêmicos e os docentes vinculados, atendendo ao preceito de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.

Objetivo Geral

Realizar atividades lúdicas de educação em saúde para as crianças, em escolas e serviços de saúde, como instituições hospitalares.
Oferecer aos discentes envolvidos a possibilidade de atuar junto ao público infantil desenvolvendo a prevenção de doenças e promoção da saúde.

Justificativa

O projeto impacta na trajetória de formação, pois favorece uma inserção mais aprofundada dos discentes em cenários de atenção à criança, complementando a graduação. A educação em saúde é uma atividade muito importante para o adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, capacitando as pessoas à promoção da saúde e prevenção das doenças. Assim, trabalhar com a educação em saúde com as crianças favorece que elas conheçam e adotem hábitos mais saudáveis. Além disso, elas são importantes retransmissores do conhecimento, sensibilizando a população adulta de forma mais efetiva, podendo promover impacto na qualidade de vida da população regional.

Metodologia

Elaboração de atividades de educação em saúde por meio de jogos e brincadeiras que ocorrem semanalmente em cada um dos cenários vinculados. Cada cenário tem um grupo de discentes responsável por elaborar e implementar as atividades, de acordo com cronograma constituídos nas reuniões entre discentes e docentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com as atividades de educação em saúde as crianças atingidas passem a adotar hábitos de vida mais saudáveis em relação a higiene, alimentação e exercícios físicos, bem como retransmitam as boas práticas para sua rede de convivência (comunidade, pares e familiares).
Além disso, oportuniza-se aos discentes envolvidos nas atividades uma maior articulação com a população infantil de forma que possam ser capazes de desenvolver estratégias mais efetivas de cuidado a essa população. Existe ainda a perspectiva de elaboração de um conhecimento ampliado, articulando os saberes das distintas áreas e semestres, às quais os acadêmicos que participam do projeto pertencem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA LEITE MACHADO
AMANDA SOARES JACINTO
AMANDA XAVIER GERALDO
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO
ANA LÚCIA SPECHT
BRUNA DA SILVA CABRAL
CAMILA FERREIRA COLPO
CAMILA SEBAJE DA SILVA DIAS
CAROLINE FAGUNDES LOPES
DANIELLI PINTO BRANCALIONE
ELLEN COSTA VAZ
FERNANDA DA SILVA KIRST
JULIA PERES AVILA
JULIANA BORDONI CANÊZ
JÉSSICA CAROLLINA VON SCHUSTERSCHITZ SOARES SCHIATTI
KAIANE PASSOS TEIXEIRA
KARINA NUNES PORTO
KAROLINE CRUZ MELENDEZ
LARISSA DE MOURA JAECKEL
LAVÍNIA LOPES DA SILVA
LUCAS BON MACIEL TIMÓTEO
LUCAS DE ALVARENGA FURTADO
MILENA GONÇALVES DE OLIVEIRA
PEDRO TRINDADE VELASQUES
PÂMELA MEDEIROS ANTUNES
ROBERTA ARAUJO FONSECA
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ4
THALINE JAQUES RODRIGUES
TUIZE DAMÉ HENSE
VANESSA DUTRA CHAVES
VINÍCIUS XAVIER DOS SANTOS MADRUGA
VITÓRIA GONÇALVES VAZ
VITÓRIA MILECH MESQUITA
VIVIANE MARTEN MILBRATH2

Página gerada em 28/02/2024 23:00:49 (consulta levou 0.237821s)