Nome do Projeto
Aprender/ensinar saúde brincando
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Desenvolvimento de atividades de educação em saúde por meio do uso de jogos e brinquedos para crianças em escolas e hospitais. Discentes de diversas áreas da saúde (enfermagem, nutrição, odontologia e outros) elaboram e implementam as atividades quinzenalmente, tendo como temas: alimentação saudável, cuidados de higiene (banho, lavagem de mãos, escovação de dentes), cuidados com animais, desmistificação dos profissionais de saúde, importância da vacinação para prevenção de doenças, hábitos saudáveis de vida (exercício físico). Além das atividades com as crianças, seus cuidadores e educadores o projeto propicia a discussão de textos e metodologias nas reuniões quinzenais, com a participação dos acadêmicos e os docentes vinculados, atendendo ao preceito de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.
Objetivo Geral
Realizar atividades lúdicas de educação em saúde para as crianças, em escolas e serviços de saúde, como instituições hospitalares.
Oferecer aos discentes envolvidos a possibilidade de atuar junto ao público infantil desenvolvendo a prevenção de doenças e promoção da saúde.
Oferecer aos discentes envolvidos a possibilidade de atuar junto ao público infantil desenvolvendo a prevenção de doenças e promoção da saúde.
Justificativa
O projeto impacta na trajetória de formação, pois favorece uma inserção mais aprofundada dos discentes em cenários de atenção à criança, complementando a graduação. A educação em saúde é uma atividade muito importante para o adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, capacitando as pessoas à promoção da saúde e prevenção das doenças. Assim, trabalhar com a educação em saúde com as crianças favorece que elas conheçam e adotem hábitos mais saudáveis. Além disso, elas são importantes retransmissores do conhecimento, sensibilizando a população adulta de forma mais efetiva, podendo promover impacto na qualidade de vida da população regional.
Metodologia
Elaboração de atividades de educação em saúde por meio de jogos e brincadeiras que ocorrem semanalmente em cada um dos cenários vinculados. Cada cenário tem um grupo de discentes responsável por elaborar e implementar as atividades, de acordo com cronograma constituídos nas reuniões entre discentes e docentes.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que com as atividades de educação em saúde as crianças atingidas passem a adotar hábitos de vida mais saudáveis em relação a higiene, alimentação e exercícios físicos, bem como retransmitam as boas práticas para sua rede de convivência (comunidade, pares e familiares).
Além disso, oportuniza-se aos discentes envolvidos nas atividades uma maior articulação com a população infantil de forma que possam ser capazes de desenvolver estratégias mais efetivas de cuidado a essa população. Existe ainda a perspectiva de elaboração de um conhecimento ampliado, articulando os saberes das distintas áreas e semestres, às quais os acadêmicos que participam do projeto pertencem.
Além disso, oportuniza-se aos discentes envolvidos nas atividades uma maior articulação com a população infantil de forma que possam ser capazes de desenvolver estratégias mais efetivas de cuidado a essa população. Existe ainda a perspectiva de elaboração de um conhecimento ampliado, articulando os saberes das distintas áreas e semestres, às quais os acadêmicos que participam do projeto pertencem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA LEITE MACHADO | |||
AMANDA SOARES JACINTO | |||
AMANDA XAVIER GERALDO | |||
ANA CLARA SANTANA PRESOTTO | |||
ANA LÚCIA SPECHT | |||
BRUNA DA SILVA CABRAL | |||
CAMILA FERREIRA COLPO | |||
CAMILA SEBAJE DA SILVA DIAS | |||
CAROLINE FAGUNDES LOPES | |||
DANIELLI PINTO BRANCALIONE | |||
ELLEN COSTA VAZ | |||
FERNANDA DA SILVA KIRST | |||
JULIA PERES AVILA | |||
JULIANA BORDONI CANÊZ | |||
JÉSSICA CAROLLINA VON SCHUSTERSCHITZ SOARES SCHIATTI | |||
KAIANE PASSOS TEIXEIRA | |||
KARINA NUNES PORTO | |||
KAROLINE CRUZ MELENDEZ | |||
LARISSA DE MOURA JAECKEL | |||
LAVÍNIA LOPES DA SILVA | |||
LUCAS BON MACIEL TIMÓTEO | |||
LUCAS DE ALVARENGA FURTADO | |||
MILENA GONÇALVES DE OLIVEIRA | |||
PEDRO TRINDADE VELASQUES | |||
PÂMELA MEDEIROS ANTUNES | |||
ROBERTA ARAUJO FONSECA | |||
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ | 4 | ||
THALINE JAQUES RODRIGUES | |||
TUIZE DAMÉ HENSE | |||
VANESSA DUTRA CHAVES | |||
VINÍCIUS XAVIER DOS SANTOS MADRUGA | |||
VITÓRIA GONÇALVES VAZ | |||
VITÓRIA MILECH MESQUITA | |||
VIVIANE MARTEN MILBRATH | 2 |