Nome do Projeto
Incubação da "Rede Rizoma" - circuito local de comércio justo na região sul do RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 30/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
"Rede Bem da Terra" é a denominação de uma rede complexa de organizações de economia solidária enraizadas na região sul do Rio Grande do Sul.
Ela foi iniciada pela constituição, em 2009, da Associação Bem da Terra - Comércio Justo e Solidário, que reuniu - à época - 22 empreendimentos coletivos de produção solidária (grupos, associações e cooperativas), urbanos e rurais, que somavam cerca de 300 famílias.
A partir daí foram surgindo outras articulações, em outros municípios, e em 2014 formou-se em Pelotas uma organização de consumidores responsáveis: a Feira Virtual Bem da Terra, cujo objetivo era canalizar o consumo de pessoas dispostas a contribuir com a economia solidária (produção), ao transferir seus dispêndios pessoais do circuito convencional de comercialização (especialmente supermercados e feiras convencionais) para estruturas solidárias de produção e distribuição.
A partir de 2016, novos "Grupos de Consumo Responsável" (GCR) foram se constituindo a partir das experiências realizadas em Pelotas, o que por sua vez permitiu incorporar outros grupos de produtores ao processo. Rio Grande, São Lourenço do Sul, Canguçu e Jaguarão são cidades que neste momento já possuem um GCR ou estão em vias de fazê-lo funcionar.
O conjunto dessas organizações abrange aproximadamente, hoje, 5 (cinco) GCRs, com 250 famílias de consumidores, ao todo; mais de 40 (quarenta) coletivos locais de produção (urbanos e rurais), somando aproximadamente 300 (trezentas) famílias de produtores; e adquire produtos da economia solidária de outras regiões do Brasil, e que não são produzidos solidariamente na Zona Sul (café, açúcar, erva-mate, castanhas etc.), envolvendo assim cerca de outros 20 (vinte) empreendimentos solidários "externos" à Rede.
A partir de 2018, com recursos do Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, gerenciado pelo CNPq, e sob a demanda das organizações listadas acima, o Núcleo TECSOL implementou o projeto "Incubação da Rede 'Rizoma Bem da Terra' - circuito local de comércio justo", que permitiu assessorar o surgimento dos GCRs de São Lourenço do Sul, Jaguarão e Canguçu, bem como da formação do "Rizoma Bem da Terra".
O "Rizoma" se apresenta como uma "rede de redes", cujo objetivo é facilitar a comercialização solidária para as organizações que dele participam - sejam elas de produtores e/ou de consumidores.
Trata-se de uma estrutura de compras, de vendas e de distribuição coletiva, organizada cooperativamente, cujos objetivos principais são:
1. facilitar as compras conjuntas de produtos para consumidores por parte dos GCRs;
2. facilitar as compras conjuntas de insumos produtivos da própria economia solidária para os coletivos de produção locais, membros das redes que compõem o Rizoma;
3. facilitar a circulação e comercialização de produtos locais entre os pontos de distribuição compostos pelos diferentes nodos do Rizoma.
O projeto que ora apresentamos pretende apoiar a consolidação do Rizoma Bem da Terra, assessorando o processo de desenvolvimento dos GCRs que o compõe, dando suporte ao surgimento de novos GCRs na nossa região e construindo, com as organizações protagonistas, as estruturas necessárias para o seu funcionamento e para o atingimento dos objetivos propostos pela Rede.
Objetivo Geral
Desenvolver a tecnologia social referente à constituição de redes de distribuição solidária, conformadas por organizações econômicas solidárias de produtores (de um lado) e de consumidores (de outro lado), apoiando a construção e consolidação do "Rizoma Bem da Terra - circuito local de comércio justo", e ampliando a presença da economia solidária, da agricultura familiar de base ecológica e do consumo responsável em nossa região.