Nome do Projeto
Programa de Treinamento em Primeiros Socorros Para a Comunidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 12/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Comunicação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O programa de treinamento em primeiros socorros para a comunidade foi criado em 1994 e mantém suas atividades até os dias de hoje sem nunca ter fechado. O projeto atende a toda a comunidade mediate solicitação da mesma e de acordo com os assuntos solicitados. Este projeto visa ainda a realização de simulados em parceria com os bombeiros, samu, ecosul e pronto socorro de pelotas, bem como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na área de interesse.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo levar a comunidade noções de primeiros socorros para que em situações de acidentes estejam aptos a atender as vitimas.

Justificativa

Este projeto tem sua relevância justificada pelo fato de que treinar comunidade em geral, acadêmicos da UFPel, acadêmicos de outras universidades, profissionais da rede básica de saúde, profissionais da rede básica de educação. professores de universidades e profissionais de hospitais, para atendimento em primeiros socorros, bem como realização de simulado de acidentes em parceria com outras instituições.

Metodologia

O projeto conta com alunos da faculdade de enfermagem e uma professora coordenadora que se reúnem uma vez por semana por duas horas ou mais de acordo com o necessário. Nestes encontros são desenvolvidos treinamentos e palestras sobre todos os assuntos, PCR, desmaio, asfixia, crise convulsiva, hemorragias, ferimentos, fraturas, imobilizações, transportes, entorse, luxações, envenenamento e intoxicações.
Quando solicitado pela comunidade os alunos treinados são os multiplicadores do conhecimento com a supervisão da coordenadora. Estes treinamentos se dão de forma teórico pratica através de simulação de acidentes e também utilização de manequins. Para avaliação utilizamos feed back entre os participantes para avaliarmos seus conhecimentos adquiridos, também utilizamos formulários de avaliação e auto avaliação.
Também desenvolve participações em cursos, jornadas e seminários, como por exemplo o SEURS em que o projeto mais recentemente desenvolveu minicurso nos anos de 2016, 2017 e 2018.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores temos o numero crescente de acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, de tentativa de suicídio e homicídio, casos de envenenamentos, intoxicações e PCR em ambiente pré hospitalar e a falta de conhecimento da população em geral para atender em primeiros socorros.
Metas: participação no seurs 2019, participação no CEC e CEG, cursos, seminários e palestras para a comunidade em geral, realização de um projeto de pesquisa, realização de um simulado de acidentes de trânsito, adquirir uma bolsa de monitoria.
Resultados esperados:esperamos atingir durante o período proposto todas as metas desejadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA AMARO SILVA
AMANDA AVILA RODRIGUES
AMANDA PINHEIRO RODRIGUES
BRUNA DA SILVA CABRAL
CAMILA PINTO XAVIER
CAROLINE LUÇARDO GALARÇA
CATIUSCA PINTO GARCIA
CRISTIANA ESCOBAR BAST
EDSON CHAVES DO AMARAL
EDUARDA RAMOS DE LEON
FERNANDA LISE
FRANCISCA FERREIRA MICHELON1
GISELE DA SILVA LOURENÇO
HENRIQUE BUENO DA SILVA
IOLANDA VALERIA FERNANDES TAVARES
JULIE CALDAS DE TUNES
JÉSSICA DOS SANTOS QUEIRÓZ
JÚLIA MESKO SILVEIRA
KARINA NUNES PORTO
KELLY PIRES DO AMARAL
LARISSA SELL PETER
LORRANY DA SILVA NUNES FEHLBERG
LUANA AMORIM FLÔRES
LUIZA WEEGE CORRÊA
MAURÍLIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES
MONIKE PIRES DE FREITAS
NORLAI ALVES AZEVEDO23
OLÍVIA NATÁLIA DA SILVA VELLOSO
PAULA SHAKIRA ARAUJO PEREIRA
ROGER RICSON ALEXANDRE DIAS
SAMANTA FREY BORGES
SILVANA PÔRTO PIEPER
THAMIRES CUSTODIO PINTO
VANESSA DOS SANTOS QUEIROZ

Página gerada em 25/04/2024 19:09:59 (consulta levou 0.169513s)