Nome do Projeto
Odontologia e o espectro autista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/03/2019 - 29/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O portador do espectro autista tem m mundo só seu, cria sua realidade e sente de formas genuinamente diferentes. Isso o torna um ser autentico, autenticidade esta classificada como um comportamento natural, genuíno, próprio, com as características específicas para cada gênero. Tal comportamento desenvolve-se na infância e faz parte de um grupo de condições psiquiátricas denominado Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) . É uma síndrome que está presente desde o nascimento e se manifesta antes dos trinta meses, na existe deficiência nas respostas aos estímulos visuais, auditivos e fala ausente ou deficiente. Com a finalidade de promover saúde bucal este projeto propõe a partir de observações e análise uma forma de contribuir para a Promoção de Saúde Bucal destes pacientes bem como a Prevenção da doença cárie. Está previsto atividades de higiene bucal com os pacientes e capacitação do grupo familiar e dos cuidadores com este propósito. Ainda, produção de uma cartilha orientando a higienização oral destes pacientes.

Objetivo Geral

Objetivo Geral : Promover a saúde bucal e prevenir doenças bucais em pacientes portadores do espectro autista de diferentes faixas etárias.

Objetivos específicos: Conhecer as dificuldades enfrentadas por familiares e/ou cuidadores em realizar a higiene oral;
Apresentar maneiras mais eficientes e eficazes e menos estressantes para a realização da higiene oral; Elaborar uma cartilha orientando a higiene oral para o grupo familiar e/ou cuidadores.

Justificativa

A partir do acima apresentado, e conhecedores de que este paciente necessita de cuidados especiais, e considerando ainda que no curso de Odontologia a presença deste paciente não ocorre com frequência, procuramos desenvolver este estudo no Centro de Atenção ao Autista Dr. Danilo Rolim, na cidade de Pelota/RS. Com o propósito de mostrar ao acadêmico, aluno que durante o exercício da profissão de Cirurgião Dentista este paciente deverá ser acolhido com ações menos desgastantes e estressantes, menos traumáticas.

Metodologia

Após contemplados todos os trâmites burocráticos , os familiares desses pacientes que frequentam o Centro Dr. Danilo Rolim, responderão a um questionário onde manifestarão todas as dificuldades que encontram para proceder na higiene bucal dos mesmos. Concomitante serão organizadas rodas de conversa com os pais e/ou cuidadores para promover a troca de experiências . Também será promovida a escovação dentária supervisionada, com a duração de no máximo 10 minutos, com cada paciente, ou de acordo com o tempo de tolerância de cada um. A partir dos dados coletados e embasados em literatura científica, elaborar uma cartilha de orientação para a higiene oral .

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Atualmente não existe nenhum acadêmico da Odontologia realizando ações nesse local, pretende-se a partir desse projeto dar continuidade e tornar essas ações rotineiras. Promover a elaboração de trabalhos científicos nessa área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA
DANIELLE MENESES BORGES
ELISABETE KASPER10
GABRIEL VENTURA LIMA KUCHARSKI
GABRIELA IBING SBERSE
GUILHERME ALFREDO MARTELLO
HAIESCA MARIN SIQUEIRA
HENRIQUE KICHKOFEL KICKHÖFEL
JAQUELINE BARBIERI MACHADO
LETICIA PERES MOTTA
LUAN DA FONSECA GONCALVES
VITÓRIA ACOSTA QUADRO

Página gerada em 29/04/2024 04:00:43 (consulta levou 0.130547s)