Nome do Projeto
Intérpretes em Foco
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/06/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O projeto visa oportunizar atividades musicais por meio de ações, independentes entre si, envolvendo músicos convidados com reconhecida experiência que ofereçam concertos, palestras, workshops, entrevistas, master-classes, e similares, no intuito de engajar a comunidade e, mais amplamente, a sociedade na apreciação e prática musicais. Desta forma o projeto prevê a formação de plateias e a aproximação de cidadãos da cultura musical instrumental, especialmente (mas não somente) envolvendo o piano.

Objetivo Geral

Veicular uma série de atividades pedagógico-musicais envolvendo recitais pianísticos e de música camerística, além da apresentação de trabalhos científicos no formato de palestras com artistas visitantes. Os convidados são escolhidos pela atuação reconhecida em cenários musicais culturalmente distintas, dentro e fora do Brasil. As atividades incluem cursos de curta duração (master-classes), e outras formas de comunicação, que serão programadas de acordo com o que o visitante tem a oferecer, contanto que venham ao encontro dos interesses da comunidade acadêmica, e externa a UFPEL.



Justificativa

O projeto se justifica pelo potencial de enriquecimento cultural das comunidades acadêmica e pelotense através do envolvimento destas com visões artísticas e propostas musico-pedagógicas dos convidados que visitam a universidade. Inerente ao projeto está o caráter de internacionalização das atividades e, por conseguinte, do escopo da própria universidade. Dentre as ações encontra-se a possibilidade de contatos dos estudantes com docentes nacionais e estrangeiros vinculados a programas de pós-graduação em música, eventualmente oportunizando a continuidade de estudos acadêmicos. A medida em que estão previstas apresentações de resultados de pesquisas de pós-graduação em música, bem como atividades pedagógicas envolvendo acadêmicos do piano e de outras linhas de formação, o projeto alcança sujeitos vinculados a práticas musicais distintas como canto, música de câmara, além da investigação musical contemplada no curso de ciências musicais. Por último, a exposição dos acadêmicos a recitais de alto padrão artístico tem importância fundamental para o desenvolvimento e estabelecimento de paradigmas musicais, oportunizando modelos de referência a inspirar e estimular.

Metodologia

Os convidados devem viajar até o aeroporto de Porto Alegre com recursos próprios. Os acertos de hospedagem, transporte e alimentação serão resolvidos caso a caso, de acordo com a disponibilidade de verbas da unidade e/ou de seu órgão suplementar – o Conservatório de Música. Havendo dificuldades para oferecer o suporte logístico acima descrito (seja no todo ou em partes), o coordenador se responsabiliza pelo mesmo até onde lhe for possível, de modo que a realização dos eventos fica determinada por estes fatores. A Associação Amigos do Conservatório de Música (ASSAMCON) se comprometeu em arcar com as despesas de estadia, alimentação e passagens do evento envolvendo a visita da pianista francesa Alexandra Albert em setembro de 2019.

Indicadores, Metas e Resultados

Estão previstas as visitas dos seguintes músicos, para os semestres I e II de 2019.
- Dra. Asami Hagiwara (Universidade de Minnesota em Duluth – E.U.A.): Recital, master-class e a palestra "Guide to the published solo piano music of Jean Sibelius (1865-1957)". Datas: 02 a 03 de julho de 2019.
- Alexandra Albert (França-Chile – pianista, cantora, regente e compositora): Recital e master-class de piano, canto e música de câmara. Datas: 26 a 27 de setembro de 2019.
- Lilia Salsano (pianista) e Roberto Nadalet (cantor) - Ambos argentinos, apresentarão recital de música de câmara e solos de piano com obras argentinas. Além disso ministrarão master-classes de piano e canto respectivamente. Datas: 18 a 19 de novembro de 2019.
- Rubén Salazar (México) & Bruno Amalfitano (Argentina) – Pianistas. Recital compartilhado, e palestras.
B. Amalfitano: Nuevos paradigmas en la construcción del nacionalismo musical argentino.
R. Salazar: La formación integral del pianista: aspectos científicos.
Datas: Dois dias a definir entre 11 e 13 de dezembro de 2019.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINE BELLO GUSE8
DANIELA NAIR FERREYRA
ELIANE BRUM MACHADO7
GERMANO GASTAL MAYER4
OCTAVIO AMARAL MACHADO

Página gerada em 19/04/2024 09:41:02 (consulta levou 0.150892s)