Nome do Projeto
Displasia coxofemoral e de cotovelo em cães: estudo de prevalência e conscientização da população
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/04/2019 - 16/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
As Displasias de Cotovelo e Coxofemoral são doenças que podem acometer os cães comprometendo a deambulação do animal e, aparentemente, apresentam fundo genético, porém só se expressam clinicamente após a puberdade do animal. A detecção precoce e a castração dos animais portadores dessas patologias promove a saúde animal. Portanto, visa-se a entender a prevalência radiográfica dessas doenças bem como a instrução da população a cerca dessas afecções.
Objetivo Geral
Estimular através da transposição de conhecimento científico-tecnológico aproximação academia/comunidade.
Objetivos específicos
Incentivar a capacidade de transposição didática do conhecimento técnico-científico;
Estimular a capacidade de organização.
Integrar acadêmicos estimulando a reflexão crítica sobre a ciência.
Reforçar conhecimentos integrados em radiologia com atuação do médico veterinário na cinofila;
Estimulo a reflexão a respeito do papel do conhecimento acadêmico na comunidade e seus reflexos no bem estar animal.
Objetivos específicos
Incentivar a capacidade de transposição didática do conhecimento técnico-científico;
Estimular a capacidade de organização.
Integrar acadêmicos estimulando a reflexão crítica sobre a ciência.
Reforçar conhecimentos integrados em radiologia com atuação do médico veterinário na cinofila;
Estimulo a reflexão a respeito do papel do conhecimento acadêmico na comunidade e seus reflexos no bem estar animal.
Justificativa
A crescente demanda de competências e habilidades gerada pela globalização trouxe ao meio acadêmico a certeza que a busca de processos integradores que favoreçam a transposição do conhecimento acadêmico à comunidade através de atividades de extensão é fundamental à formação de profissionais qualificados. A almejada educação integral e integradora deve assim estar alicerçada na construção de um perfil profissional responsável , colaborativo e ético, capaz de utilizar conhecimento técnico-científico e atuar de forma interdisciplinar primando sempre pela qualificação técnica tornando o aprimoramento uma busca constante.
Complementar a formação acadêmica através de iniciativas apoiadas na extensão, pesquisa e ensino, com abordagens interdisciplinares e integradoras, apresentamos nesta proposta de Projeto de Unificado c om características interdisciplinares capaz de promover reflexão e ações em prol da cinofilia. A proposta também tem intenção de motivar, com a mediação dos facilitadores a inserção acadêmica junto à comunidade, fortalecendo as relações sujeito-objeto-realidade
Complementar a formação acadêmica através de iniciativas apoiadas na extensão, pesquisa e ensino, com abordagens interdisciplinares e integradoras, apresentamos nesta proposta de Projeto de Unificado c om características interdisciplinares capaz de promover reflexão e ações em prol da cinofilia. A proposta também tem intenção de motivar, com a mediação dos facilitadores a inserção acadêmica junto à comunidade, fortalecendo as relações sujeito-objeto-realidade
Metodologia
Os cães que forem trazidos ao Hospital de Clinicas Veterinárias da UFPel, serão anestesiados e radiografados nas regiões do quadril e do cotovelo para a detecção das afeções supracitadas.
Nesse momento os tutores e os alunos de veterinária presentes serão instruídos a cerca dessas doenças.
Nesse momento os tutores e os alunos de veterinária presentes serão instruídos a cerca dessas doenças.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se com esse projeto aumentar o conhecimento dessas doenças na região, bem como instrução de alunos, tutores e profissionais Veterinários.
Após os dados iniciais serão confeccionados panfletos que serão distribuídos a população de Pelotas.
Após os dados iniciais serão confeccionados panfletos que serão distribuídos a população de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA MORAES DE BORBA | |||
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI | |||
FABIO RAPHAEL PASCOTI BRUHN | 3 | ||
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI | 8 | ||
GUSTAVO ANTÔNIO BOFF | |||
LUCIANA BICCA DODE | 4 | ||
LUCIELE TUROW DOMINGUES | 1 | ||
MAGDO EDUARDO DA COSTA IGANSI | 2 | ||
MARIA EDUARDA BICCA DODE | |||
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 2 | ||
THAÍS COZZA DOS SANTOS |