Nome do Projeto
Núcleo 2
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 01/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Núcleo 2 é um projetos vinculado ao Núcleo de Teatro Teatro da UFPel, projeto estratégico criado em 1995 e ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Seu principal objetivo é o de realizar cursos e oficinas de teatro para diversos públicos, desde estudantes secundaristas a estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel, proporcionando a eles o conhecimento da linguagem teatral, seja de forma introdutória, seja focando em um aspecto específico dessa linguagem. O Núcleo 2 pretende articular as atividades de apresentações de espetáculos e mostras de trabalho que o Núcleo de Teatro realiza, com as possibilidades pedagógicas que estas apresentações apresentam. Dessa forma, atuando em paralelo essas atividades, visa-se potencializar o processo de conhecimento das linguagens artísticas em geral e teatral em particular, discutindo-se a poética da criação em arte e os elementos utilizados, quer seja em seu aspecto material, quer seja em seus aspectos simbólicos, políticos ou filosóficos. Portanto, pretende-se atuar junto aos professores e educadores responsáveis pelos grupos onde forem realizadas as apresentações, assim como trabalhar junto a esses grupos, contextualizando e possibilitando a discussão das linguagens artísticas, atuando dentro do processo de recepção da obra de arte, e fomentando a formação de um público apreciador e consumidor dessas formas de expressão cultural. Outrossim, o Núcleo 2 está aberto a atender a alguma outra demanda específica, propondo ou acolhendo outro tipo de atividade pedagógica como cursos e oficinas de curta ou de longa duração, de acordo com o interesse de seus integrantes, ou ligando-se a algum projeto que necessite de apoio pedagógico na área teatral. Dessa forma, o Núcleo 2 constitui-se como um suporte pedagógico para as atividades do Núcleo de Teatro da UFPel.

Objetivo Geral

O Núcleo 2 tem como objetivo geral propor cursos, oficinas e workshops para a comunidade pelotense em geral (incluindo aí os estudantes secundaristas) e para a comunidade universitária em particular. Estas ações educativas e pedagógicas terão caráter diferenciado, de acordo com a sua demanda e com a sua proposição. Quando atreladas às apresentações de trabalhos artísticos, poderão ser dirigidas aos docentes das escolas onde elas serão realizadas, e/ou para os estudantes que as assistirão, como forma de introduzir ou contextualizar a(s) linguagem(ens) artística(s) trabalhada(s) no espetáculo, assim como questões políticas, educacionais ou estéticas, potencializando as discussões sobre temas levantados pelas obras artísticas e suas reverberações nas várias esferas sociais. Como parte integrante do Núcleo de Teatro da UFPel e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o projeto visa também possibilitar o atendimento de alguma demanda específica da PREC ou de algum outro projeto ou programa de extensão da UFPel, caso este necessite de alguma orientação na área de teatro, facilitando, intermediando ou atuando dentro desses projetos. Por fim, o projeto está aberto a alguma proposta ou iniciativa de seus membros, de ofertar oficinas ou workshops com alguma temática específica que os integrantes do Núcleo pretendam desenvolver.
Assim, como objetivos específicos temos:
- Levar o conhecimento da linguagem artística em geral e a teatral em particular para outros ambientes, acadêmicos ou não;
- Contribuir para a formação de um público consumidor da arte;
- Contribuir para a difusão de algum aspecto específico da arte teatral;
- Atuar em apoio a projetos específicos desenvolvidos por docentes de áreas afins dentro da UFPel;
- Contribuir para o processo de recepção de ações e trabalhos artísticos.
- Proporcionar um acolhimento mais efetivo e uma resposta mais aprofundada aos diversos trabalhos apresentados pelo Núcleo de Teatro da UFPel.
- Potencializar as discussões e reverberações dos temas abordados e das questões levantadas nos espetáculos.

Justificativa

O Núcleo de Teatro da UFPel há quase 25 anos vem atuando dentro do espectro da formação teatral e da mostra de trabalhos artísticos desenvolvidos por seus integrantes. Desde que o curso de Licenciatura em Teatro foi criado, em 2008, as atividades pedagógicas que o Núcleo desenvolvia, oferecendo cursos de iniciação ao teatro, foram paulatinamente revistas, mudando de caráter e função. Entendendo que não cabe mais ao Programa Núcleo de Teatro oferecer cursos e oficinas introdutórias, sendo esta a função dos próprios alunos e ex-alunos do curso, através de atividades curriculares em sala de aula, criamos o projeto Núcleo 2, que visa atender às outras demandas pedagógicas que surgem para nós, ao mesmo tempo que possibilitamos aos bolsistas e integrantes do Núcleo desenvolver e acompanhar estas atividades.
Observamos que as apresentações artísticas realizadas pelo Núcleo, em especial aquelas realizadas nas escolas de ensino médio, tinham um efeito mais profundo quando precedidas de oficinas ou encontros nos quais a linguagem teatral utilizada no espetáculo e/ou a temática desenvolvida no mesmo eram apresentadas e trabalhadas junto aos estudantes que assistiriam a apresentação. Assim, quando possível e conveniente para as instituições envolvidas, buscamos realizar oficinas que funcionassem neste sentido, potencializando tanto a fruição do trabalho quanto o processo de formação de um público frequentador de espetáculos teatrais e apreciador das diversas manifestações artísticas. Concomitante a isso, sentíamos necessidade de desenvolver cursos ou trabalhos continuados que poderiam ser destinados não só aos integrantes do Núcleo, mas que fossem abertos à comunidade em geral, explorando algum aspecto específico das várias linguagens artísticas, como o teatro de rua, intervenções urbanas, performance, etc. Assim, na medida do possível e de acordo com o interesse dos integrantes do Núcleo, buscamos oferecer cursos e compartilhar experiências com pessoas da comunidade pelotense, independente de sua vinculação com a Universidade.
Por fim, há vários projetos que, ao buscarem orientação e apoio pedagógico junto ao Núcleo de Teatro da UFPel, acabam por desenvolver parcerias – como o Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul, programa vinculado à PREC com o qual o Núcleo irá atuar em 2019.

Metodologia

Realização de encontros, oficinas, debates e cursos de duração variada, quer seja nas dependências do Núcleo de Teatro da UFPel, quer seja em outros locais, tanto em Pelotas como na região sul.

Indicadores, Metas e Resultados

O que se espera é, por um lado, uma melhor recepção dos trabalhos apresentados pelo Núcleo de Teatro da UFPel. Por outro, intenta-se contribuir com a disseminação da linguagem teatral em seus vários níveis, assim como facilitar o trabalho de outros projetos que façam uso dessa linguagem. Entretanto, por seu caráter subjetivo, não possuímos indicadores que nos permitam avaliar em que medida estes aspectos foram plenamente atendidos, além, claro, dos retornos e avaliações dos participantes ao final dos encontros e das oficinas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA1
DENILSON COSSERES FERREIRA
EVELIN CRISTINE SUCHARD AIRES

Página gerada em 25/04/2024 13:41:19 (consulta levou 0.150684s)