Nome do Projeto
EndocrinoPeq: Serviço de atendimento em endocrinologia de pequenos animais no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O projeto de extensão intitulado "EndocrinoPeq: Serviço de atendimento em endocrinologia de pequenos animais no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL" ilustra a concretização de uma necessidade atual da Medicina Veterinária aplicada a cães e gatos, isto é, a oferta de serviços especializados. O objetivo do projeto é atender pacientes advindos da rotina clínica, referenciados ou agendados por seus responsáveis, que apresentem suspeitas de endocrinopatias. Pretende-se, assim, tornar a especialidade da endocrinologia mais acessível à comunidade e, especialmente, aos discentes que vivenciam a prática clínica no ambiente do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL.

Objetivo Geral

Promover atendimento semanal juntamente com os estagiários e discentes do curso de graduação em Medicina Veterinária, às quintas-feiras, em endocrinologia para cães e gatos advindos da rotina clínica, referenciados ou agendados por seus responsáveis, assim como incentivar o conhecimento teórico-prático na área de endocrinologia para discentes que vivenciam a prática clínica no ambiente do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL.

Justificativa

A oferta de serviços especializados é uma necessidade do momento da Clínica Médica de Pequenos Animais. A endocrinologia é uma especialidade que preenche cada vez mais a rotina clínica dado o aumento da frequência da obesidade em cães e gatos e a predisposição ao desenvolvimento de Diabetes mellitus, dentre outras doenças. De julho a dezembro de 2018 foram realizados 58 atendimentos a caninos e felinos com suspeitas ou endocrinopatias já conhecidas no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL, um número expressivo para um Hospital Escola. Portanto, este projeto prioriza tornar a especialidade da endocrinologia mais acessível à comunidade e, especialmente, aos discentes que vivenciam a prática clínica no ambiente do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL.

Metodologia

Serão conduzidas atividades práticas voltadas ao atendimento clínico, coordenadas e supervisionadas pela Profa. responsável pelo projeto, no cenário do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL, em dia fixo (quintas-feiras), semanalmente. Os discentes participarão efetivamente do atendimento clínico e realizarão exame clínico e auxiliarão na coleta de exames complementares. Serão realizadas discussões clínicas para fixar as informações obtidas na prática. Relatos clínicos e levantamentos de dados oriundos dos atendimentos serão confeccionados e submetidos para apresentação na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão - UFPel e também para outros eventos da área. Será promovida uma semana de atualização continuada em Diabetes mellitus em Pequenos Animais, no mês de novembro, pois 14 de novembro é o dia Mundial do Diabetes Mellitus, que envolva a comunidade do Campus Capão do Leão da UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o atendimento em Endocrinologia apresente expressivo aumento de frequência com o início deste projeto, assim como o número de trabalhos gerados a partir dos atendimentos realizados. Pretende-se promover interesse dos discentes sobre a especialidade, tão necessária na rotina clínica dos futuros Médicos Veterinários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELINE BOGO MADRIL
ANA CRISTINA KALB
ANA JÚLIA RODRIGUES TEIXEIRA RAMOS
ANA RAQUEL MANO MEINERZ1
ARTHUR DE LIMA ESPINOSA
BRUNA DIAS FAGUNDES
CAMILA CONTE
CAMILA MOURA DE LIMA
CAMILA XAVIER SILVEIRA
CAROLINE CASTAGNARA ALVES
CAROLINE XAVIER GRALA
CRISTIANO SILVA DA ROSA1
ELVIS BALTAZAR PUGA
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA2
GABRIELA DE CARVALHO JARDIM
GABRIELA LEMOS CARDOSO
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI1
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR1
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE1
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI11
MARLETE BRUM CLEFF1
MARTIELO IVAN GEHRCKE2
NIELLE VERSTEG
PAOLA RENATA JOANOL DALLMANN
RAFAEL PIRES LIMA
VICTORIA PORTO MONKS

Página gerada em 25/04/2024 09:33:49 (consulta levou 0.233493s)