Nome do Projeto
Patafísica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/03/2019 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O Projeto Patafísica é formado por alunos do Centro de Artes da UFPel, por alunos egressos dessa instituição e conta com a parceria de professores da rede escolar do município e região.
O grupo propõe a mediação artística, ação de mediar pela arte, previamente estudada e elaborada, que estimula a reflexão durante a experiência artística.
Os patafísicos exploram a criação e o fazer, propõem o movimento do pensamento e instigam a interrogação. Mais do que transmitir informações e buscar sustentar uma verdade da matéria trabalhada durante a mediação, o grupo busca uma formação de repertório estético aproximando as pessoas da figura artística permitindo a invalidação de uma criação mistificada.
Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Pois, entende por mediação artística a experiência estética de cada visitante, de cada mediador e do grupo envolvido que ao tomar a matéria tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência.
O grupo atua nas galerias de arte da UFPel, assim como em eventos acadêmicos e culturais, trabalhando na mediação artística e na formação de mediadores, visando a ampliação da prática de mediação artística.
Objetivo Geral
Praticar mediações artísticas em diferentes espaços buscando articular criação, pesquisa e ensino, na investigação do campo que intersecciona a arte e a educação. Para isso, qualificar, propor e conceituar as fazeções (proposições de mediação) das mediações e suas relações espaciais enunciadas por lugares educativos, artísticos e urbanos.
Justificativa
O projeto justifica-se na promoção da mediação apostando na articulação da criação, educação e urbanidade e suas aproximações com a comunidade de um pensamento artístico, pois dada a lacuna historiográfica às práticas artístico-educativas faz-se necessário reiterar a articulação da experiência com a arte.
Em breve revisão nos principais periódicos e autores do campo, é percebida bibliografia incipiente acerca da mediação e seus principais conceitos. Isto posto, a promoção de práticas artísticas que ressaltem, sobretudo, da experiência contemporânea acompanha a tarefa do projeto em analisar o contexto artístico, estético e educativo bibliográfico.
O tema reposiciona questões ao campo da arte periodicamente devido a complexidade de observar territórios heterogêneos que implicam novas abordagens.
Em breve revisão nos principais periódicos e autores do campo, é percebida bibliografia incipiente acerca da mediação e seus principais conceitos. Isto posto, a promoção de práticas artísticas que ressaltem, sobretudo, da experiência contemporânea acompanha a tarefa do projeto em analisar o contexto artístico, estético e educativo bibliográfico.
O tema reposiciona questões ao campo da arte periodicamente devido a complexidade de observar territórios heterogêneos que implicam novas abordagens.
Metodologia
A cartografia é o eixo metodológico do grupo. A prática de um cartógrafo diz respeito, fundamentalmente, às estratégias das formações do desejo no campo social. O que ele quer é participar, embarcar na constituição de territórios existenciais, constituição de realidade. (ROLNIK, 1989).` Contudo para sistematizar o projeto e as ações do grupo seguem, abaixo, os tópicos metodológicos:
- Reuniões semanais para estudo, reflexão e discussão sobre mediação artística e avaliações das mediações realizadas.
- Preparação e definições. Estudo do conteúdo da matéria e criação da forma da mediação. Definição da fazeção da mediação que é experienciada previamente pelo grupo de mediadores e adaptada durante o acontecimento da mediação. Agendamento das mediações.
- A mediação. Realização das mediações agendadas (predomínio da comunidade escolar), bem como a realização de registros em forma de escrita e audiovisual.
- Reflexão e discussão. Avaliação das mediações e dos registros captados. Produção expositiva, textual e publicações.
- Reuniões semanais para estudo, reflexão e discussão sobre mediação artística e avaliações das mediações realizadas.
- Preparação e definições. Estudo do conteúdo da matéria e criação da forma da mediação. Definição da fazeção da mediação que é experienciada previamente pelo grupo de mediadores e adaptada durante o acontecimento da mediação. Agendamento das mediações.
- A mediação. Realização das mediações agendadas (predomínio da comunidade escolar), bem como a realização de registros em forma de escrita e audiovisual.
- Reflexão e discussão. Avaliação das mediações e dos registros captados. Produção expositiva, textual e publicações.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto espera proporcionar discussões acerca de experiências artísticas e estéticas. Visa encontrar nas mediações a comunidade em geral, principalmente escolas, ao redor do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores.
O projeto também visa oportunizar espaços de formação para os bolsistas e estudantes colaboradores da graduação e pós-graduação dos cursos do Centro de Artes (ou não), ativando esses espaços, da mediação e do grupo por exemplo, de forma colaborativa, critica e criativa através da participação dos estudantes, professores e artistas que atuam nas galerias da instituição.
Igualmente, busca promover o estudo, reflexão e pratica de atividades envolvidas na atuação do profissional de artes, em especial o mediador(a), enriquecendo a formação do estudante do Centro de Artes. Bem como procura ampliar e intensificar a participação dos discente, docentes e funcionários do Centro de Artes a Galeria A Sala, em especial atuar na disciplina de Mediação Artística: experiências poeticoeducativas.
Igualmente, busca promover o estudo, reflexão e pratica de atividades envolvidas na atuação do profissional de artes, em especial o mediador(a), enriquecendo a formação do estudante do Centro de Artes. Bem como procura ampliar e intensificar a participação dos discente, docentes e funcionários do Centro de Artes a Galeria A Sala, em especial atuar na disciplina de Mediação Artística: experiências poeticoeducativas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| AMANDA MARTINS DE ABREU | |||
| ANDRÉ MARTINS ZIEGLER | |||
| CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT | 11 | ||
| CAROLINA MESQUITA CLASEN | |||
| EREN CIRIANO CASTELLANO | |||
| GABRIELA DA COSTA GOMES | |||
| GABRIELA DA COSTA GOMES | |||
| HELENA DOS SANTOS MOSCHOUTIS | |||
| HELENE GOMES SACCO | 1 | ||
| ISADORA DE LIMA CARDOSO | |||
| JÚLIA PETIZ PORTO | |||
| LUANA REIS SILVINO | |||
| LUZILANE ALVES BEZERRA | |||
| MARCELLA JASMIM BARCELLOS | |||
| MARIA JOANA MAYER DE MATTOS | |||
| NATALY DE OLIVEIRA SOUSA | |||
| PAULA MONTERREY SOBRAL | |||
| PAULO RENATO VIEGAS DAME | 6 | ||
| RAFAELA BARBOSA RIBEIRO | |||
| RAÍSSA CARDOSO LEAL | |||
| RENAN SOARES | |||
| STELA SOARES NOGUEIRA KUBIAKI | |||
| STELA SOARES NOGUEIRA KUBIAKI | |||
| THIAGO RIBEIRO BRUM | |||
| YURI MORRONI |