Nome do Projeto
Patafísica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/03/2019 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O Projeto Patafísica é formado por alunos do Centro de Artes da UFPel, por alunos egressos dessa instituição e conta com a parceria de professores da rede escolar do município e região. O grupo propõe a mediação artística, ação de mediar pela arte, previamente estudada e elaborada, que estimula a reflexão durante a experiência artística. Os patafísicos exploram a criação e o fazer, propõem o movimento do pensamento e instigam a interrogação. Mais do que transmitir informações e buscar sustentar uma verdade da matéria trabalhada durante a mediação, o grupo busca uma formação de repertório estético aproximando as pessoas da figura artística permitindo a invalidação de uma criação mistificada. Assim, a experiência de mediar leva em consideração todo repertório de vivência envolvida a cada mediação. Pois, entende por mediação artística a experiência estética de cada visitante, de cada mediador e do grupo envolvido que ao tomar a matéria tem seu conteúdo reestabelecido, atualizado na experiência. O grupo atua nas galerias de arte da UFPel, assim como em eventos acadêmicos e culturais, trabalhando na mediação artística e na formação de mediadores, visando a ampliação da prática de mediação artística.

Objetivo Geral

Praticar mediações artísticas em diferentes espaços buscando articular criação, pesquisa e ensino, na investigação do campo que intersecciona a arte e a educação. Para isso, qualificar, propor e conceituar as fazeções (proposições de mediação) das mediações e suas relações espaciais enunciadas por lugares educativos, artísticos e urbanos.

Justificativa

O projeto justifica-se na promoção da mediação apostando na articulação da criação, educação e urbanidade e suas aproximações com a comunidade de um pensamento artístico, pois dada a lacuna historiográfica às práticas artístico-educativas faz-se necessário reiterar a articulação da experiência com a arte.
Em breve revisão nos principais periódicos e autores do campo, é percebida bibliografia incipiente acerca da mediação e seus principais conceitos. Isto posto, a promoção de práticas artísticas que ressaltem, sobretudo, da experiência contemporânea acompanha a tarefa do projeto em analisar o contexto artístico, estético e educativo bibliográfico.
O tema reposiciona questões ao campo da arte periodicamente devido a complexidade de observar territórios heterogêneos que implicam novas abordagens.

Metodologia

A cartografia é o eixo metodológico do grupo. A prática de um cartógrafo diz respeito, fundamentalmente, às estratégias das formações do desejo no campo social. O que ele quer é participar, embarcar na constituição de territórios existenciais, constituição de realidade. (ROLNIK, 1989).` Contudo para sistematizar o projeto e as ações do grupo seguem, abaixo, os tópicos metodológicos:

- Reuniões semanais para estudo, reflexão e discussão sobre mediação artística e avaliações das mediações realizadas.
- Preparação e definições. Estudo do conteúdo da matéria e criação da forma da mediação. Definição da fazeção da mediação que é experienciada previamente pelo grupo de mediadores e adaptada durante o acontecimento da mediação.
 Agendamento das mediações.
- A mediação. Realização das mediações agendadas (predomínio da comunidade escolar), bem como a realização de registros em forma de escrita e audiovisual.
- Reflexão e discussão. Avaliação das mediações e dos registros captados. Produção expositiva, textual e publicações.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto espera proporcionar discussões acerca de experiências artísticas e estéticas. Visa encontrar nas mediações a comunidade em geral, principalmente escolas, ao redor do Centro de Artes, bem como escolas nas quais alunos egressos atuem como professores. 
O projeto também visa oportunizar espaços de formação para os bolsistas e estudantes colaboradores da graduação e pós-graduação dos cursos do Centro de Artes (ou não), ativando esses espaços, da mediação e do grupo por exemplo, de forma colaborativa, critica e criativa através da participação dos estudantes, professores e artistas que atuam nas galerias da instituição.
Igualmente, busca promover o estudo, reflexão e pratica de atividades envolvidas na atuação do profissional de artes, em especial o mediador(a), enriquecendo a formação do estudante do Centro de Artes.
 Bem como procura ampliar e intensificar a participação dos discente, docentes e funcionários do Centro de Artes a Galeria A Sala, em especial atuar na disciplina de Mediação Artística: experiências poeticoeducativas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MARTINS DE ABREU
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER
CAROLINA CORREA ROCHEFORT11
CAROLINA MESQUITA CLASEN
EREN CIRIANO CASTELLANO
GABRIELA DA COSTA GOMES
GABRIELA DA COSTA GOMES
HELENA DOS SANTOS MOSCHOUTIS
HELENE GOMES SACCO1
ISADORA DE LIMA CARDOSO
JÚLIA PETIZ PORTO
LUANA REIS SILVINO
LUZILANE ALVES BEZERRA
MARIA JOANA MAYER DE MATTOS
Marcella Jasmim Barcellos
Nataly de Oliveira Sousa
PAULO RENATO VIEGAS DAME6
Paula Monterrey Sobral
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
RAÍSSA CARDOSO LEAL
RENAN SOARES
STELA SOARES KUBIAKI
STELA SOARES KUBIAKI
THIAGO RIBEIRO BRUM
YURI MORRONI

Página gerada em 25/04/2024 16:31:07 (consulta levou 0.172074s)