Nome do Projeto
Difusão técnico-científica em produção e tecnologia de sementes: estratégias para altos rendimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/05/2019 - 30/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O setor agrícola brasileiro contribui de forma marcante para o produto interno bruto (PIB). Ao encontro, o aumento da população é um dos responsáveis por gerar a demanda de maior produção de alimentos. O aumento da produção pode ocorrer pelo aumento da área de cultivo e/ou da produtividade. O aumento da produtividade mantém relação ao uso eficiente e racional dos recursos ambientais e técnico-científicos, boas práticas agrícolas, qualidade da semente a campo, assim como, na pós-colheita. A importância da qualidade da semente no sistema produtivo, não raramente, é subestimada, colaborando para a obtenção de menores rendimentos de grãos. Existe assim, a necessidade da difusão de conhecimentos técnico-científicos acerca da qualidade da semente, da produção e da pós-colheita em relação ao cultivo e a tecnologia associados a obtenção e ao uso de sementes de qualidade, assim como, da sua influência na produtividade dos cultivos.

Objetivo Geral

Difundir conhecimentos técnico-científicos relacionados à produção e a tecnologia de sementes, assim como, sobre os benefícios da semente de alta qualidade no rendimento de grãos.

Justificativa

O aumento da produtividade é importante para incrementar a produção, minimizando a necessidade de expansão das áreas de cultivo. Para isso, a semente é protagonista e um fator primordial que se relaciona ao adequado estabelecimento, desenvolvimento e a produtividade dos campos de produção das plantas de lavoura. Considerando que a obtenção de sementes de alta qualidade envolve a difusão e a atualização de conhecimentos técnico-científicos voltados à produção e a pós-colheita, assim como, o incentivo ao uso de sementes de alta performance necessita da ampla conscientização da importância da semente no sistema produtivo de grãos. A atualização e o incentivo a produção de sementes de alta qualidade em associação ao seu uso juntamente a adoção de boas práticas de estabelecimento, condução e manejo dos campos são importantes colaboradores para a obtenção de maiores tetos produtivos de grãos. Neste contexto, este projeto se justifica por possibilitar a difusão da
importância da qualidade da semente, da adequada produção, pós-colheita e das boas práticas de utilização da semente para a produção de grãos, levando aos diferentes atuantes no setor de sementes e grãos o conhecimento e a atualização técnico-científico da produção e da tecnologia de sementes voltada a obtenção de altas produtividades.

Metodologia

O projeto será realizado junto a componentes do programa de sementes, produtores de sementes, de grãos e a cooperativas do Brasil.

Atividades:
1. Realização de palestras e treinamentos para produtores e técnicos
Serão realizadas palestras e treinamentos voltados à produção e a tecnologia de sementes. O conhecimento técnico-científico será difundido por meio de palestras e treinamentos realizados em eventos técnicos e tecnológicos, dias de campo e reuniões técnicas. Como publico alvo, o foco principal será destinado ao produtor de sementes e produtor de grãos, técnicos e fornecedores de insumos relacionados à produção e a tecnologia de sementes e respectivos grãos. Envolverá temas voltados a ecofisiologia, lavouras de alto rendimento/produtividade, vigor, manejo de campos, sementes de alta performance, práticas de pós-colheita e de produção de sementes.

2. Participação em dias de campo e/ou eventos tecnológicos
Os dias de campo e/ou eventos tecnológicos envolverão culturas de verão e de inverno, multiplicadas por sementes. Serão estabelecidas parcelas para demonstrar a influência da qualidade da semente no desempenho de plantas e na produtividade, assim como, da influência de práticas de produção, pós-colheita e de fatores bióticos e abióticos sobre a qualidade das sementes. As parcelas demonstrativas serão estabelecidas e demonstradas em locais de cultivo das culturas para a produção/beneficiamento e/ou avaliação da qualidade de sementes.

Indicadores, Metas e Resultados

- Difusão de informações técnico-científicas aplicadas a ciência e a tecnologia de sementes.
- Aperfeiçoamento de técnicos, produtores e alunos para o setor de sementeiro;
- Atualização e fornecimento de bases técnico-científicas voltadas a produção de sementes de alta qualidade.
- Conhecimento de bases técnico-científicas da ciência e tecnologia de sementes e influência no rendimento das principais culturas produtoras de
grãos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIEL SOMAVILLA ULIANA
BENHUR SCHWARTZ BARBOSA
BRUNO OLIVEIRA NOVAIS ARAUJO
CARIANE PEDROSO DA ROSA
CRISTIAN TROYJACK
FELIPE KOCH
FRANCIELEN LIMA DA SILVA
GERI EDUARDO MENEGHELLO1
JOÃO ROBERTO PIMENTEL
Jessica Mengue Rolim
LETICIA BARÃO MEDEIROS
LILIAN VANUSSA MADRUGA DE TUNES1
TIAGO PEDO7
TIAGO ZANATTA AUMONDE7

Página gerada em 25/04/2024 03:06:07 (consulta levou 0.214598s)