Nome do Projeto
Site Arte no Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 18/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
A produção do Site Arte no Sul visa a integração do Curso de Jornalismo com os setores artísticos e voltados para a valorização e desenvolvimento de atividades culturais das diversas comunidades da região em que atua a Universidade Federal de Pelotas. Este projeto vem sendo desenvolvido experimentalmente de forma integrada às disciplinas de Práticas Laboratoriais do Curso de Jornalismo. São produzidas reportagens on-line sobre os assuntos teatro, música, dança, literatura, cinema e artes visuais, possibilitando um contato com setores comunitários voltados para estas atividades e também a integração do curso de Jornalismo com os cursos da Universidade Federal de Pelotas voltados para a formação artística. Com o registro como projeto de extensão, as atividades poderão ser integrados às disciplinas de Práticas Laboratoriais como atividades extensionistas.

Objetivo Geral

Desenvolvimento do Jornalismo Cultural de forma integrada às comunidades da Região e aos cursos da UFPel voltados para as diversas formações artísticas. Através da atividade jornalística será desenvolvida uma contribuição profissional para uma maior visibilidade pública das atividades artísticas e culturais da região. A participação das comunidades acontecerá na manutenção de um constante canal de comunicação voltado para assuntos culturais, estabelecendo vínculos entre produtores culturais e artísticos e os diversos públicos interessados.

Justificativa

É importante que o curso de Jornalismo tenha um espaço voltado especificamente para a formação na área de Cultura, contribuindo para o desenvolvimento e valorização dos setores artísticos e culturais da região de Pelotas através das atividades jornalísticas e de comunicação.
A cidade de Pelotas tem várias atividades e instituições voltadas para as atividades culturais, incluindo, por exemplo os cursos da UFPel de Cinema, Teatro Música, Dança e de Artes Visuais. É importante que o a Universidade Federal de Pelotas, especialmente o curso de Jornalismo, contribua para o fortalecimento dos setores artístico e cultural através de novos canais de comunicação.
A área de Cultura é uma das mais tradicionais nas atividades de produção jornalística, no entanto, necessita ser constantemente valorizada e aperfeiçoada no curso de Bacharelado em Jornalismo, através inclusive de atividades integradas às comunidades.

Metodologia

Criação de um site para a veiculação de reportagens jornalísticas na área cultural, com editorias voltadas para as áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Cinema, Literatura e outras atividades culturais comunitárias.
Desenvolvimento de pautas jornalísticas de forma a dar visibilidade às atividades artísticas nas diversas cidades da região de Pelotas.
Contatos com os produtores artísticos, artistas, docentes de cursos de formação artística da UFPel, estudantes de cursos de formação artística, líderes comunitários voltados para atividades artísticas e culturais, instituições artísticas e cutlurais, etc.
Divulgação de informações relativas aos diversos setores contatados em entrevistas.
Manutenção de um canal de informações artísticas da região.

Indicadores, Metas e Resultados

O site será constantemente auto-avaliado pelos professores e discentes envolvidos, quanto à qualidade das reportagens e o diálogo estabelecido com os setores artísticos e culturais da região.
Haverá um espaço para comentários sempre disponível para críticas e avaliações dos setores comunitários envolvidos.
O site deverá ser integrado às disciplinas de Práticas Laboratoriais do curso de Jornalismo, sendo constantemente avaliado pelo Colegiado do curso, corpos docente e discente participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLAUDIA GOULART DIAS
ANA CLÁUDIA RODRIGUES BOTÃO
CAROLINA DE PINHO FERREIRA
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO
GILMAR ADOLFO HERMES16
GISLAINE DE AGUIAR RODRIGUES
JÚLIA MÜLLER PEREIRA
MARCO ANTÔNIO GAVIÃO DE MESQUITA ARROXELLAS
PAULO PEREIRA DA SILVA
RAFAELA MARTINS DOS SANTOS
STÉFANE COSTA SANTOS
TAIS CAROLINA AMARAL PEREIRA

Página gerada em 28/03/2024 10:42:51 (consulta levou 0.158968s)