Nome do Projeto
Vozes do Mundo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/03/2019 - 16/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O projeto de extensão Vozes do Mundo é o projeto no qual está abrigado o programa de rádio homônimo, veiculado semanalmente pela RádioCom Pelotas 104.5 FM e pela internet desde março de 2018. O programa Vozes do Mundo tem como objetivo apresentar para a comunidade em geral, da cidade de Pelotas, adjacências e nacionalmente, os temas relacionados à política internacional, em uma linguagem acessível e palatável ao grande público. Ademais, o projeto tem como objetivo, também, proporcionar aos alunos a formação necessária e a experiência na fala pública e em veículos midiáticos. Outrossim, o projeto também visa a, complementarmente, tornar o campo de estudos das Relações Internacionais e o curso de Relações Internacionais da UFPel conhecidos do grande público, de modo contribuir para tornar este uma referência regional e nacional nos temas afeitos à política internacional.

Objetivo Geral

Apresentar para a comunidade em geral (da cidade de Pelotas, adjacências e nacionalmente) os temas relacionados à política internacional, em uma linguagem acessível e palatável ao grande público, de modo a capacitar os alunos a atuarem em veículos midiáticos, a ampliar o conhecimento sobre o campo de estudos das Relações Internacionais e a contribuir para tornar o curso de Relações Internacionais da UFPel uma referência nacional e internacional na área.

Justificativa

O projeto justifica-se pela necessidade de tornar o campo de estudos das Relações Internacionais e o curso de Relações Internacionais conhecidos do grande público, fornecendo-lhe análises de questões complexas da política internacional em uma linguagem acessível ao público leigo, na medida em que estas questões afetam suas vidas cotidianas, de forma direta ou indireta.

Metodologia

O programa Vozes do Mundo é veiculado semanalmente, às quartas-feiras das 12:30 às 14:00 horas, pela RadioCom Pelotas 104.5 FM.

O programa é dividido em três blocos de meia hora. Na primeira meia-hora é feita a análise de um ou mais temas pontuais da política internacional previamente combinados e preparados na semana que antecede o programa. No segundo bloco é feita uma entrevista, ao vivo no estúdio ou por telefone, com nomes representativos do campo de estudos das Relações Internacionais e campos afins. Por fim, o último bloco concentra-se na análise das notícias que foram destaque na semana anterior.

Os programas são gravados e são disponibilizados ao público por meio da página eletrônica do projeto e de outras páginas eletrônicas de atores parceiros, como o site da RadioCom e o site Multiverso, da produtora Nomos, de modo a ampliar o alcance do programa a um público virtualmente irrestrito.

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado esperado é a produção de cerca de 72 programas de rádio (nos meses de janeiro, fevereiro e julho o programa entre em férias) ao longo de dois anos, alcançando o público amplo da RádioCom 104.5 FM, seja o tocado por seu sinal, seja aquele da internet.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTIAN SILVA DA ROSA
FABIO AMARO DA SILVEIRA DUVAL4
GABRIEL FERREIRA ELY
ISADORA GARCIA MALLMANN
JOEL BARBOSA SOUSA
KAUANY NOELLE EWALD
LETÍCIA PARABOA CALDEIRÃO
MARINA PILGER FILGUEIRAS
PEDRO DE SOUZA MARTINS
VINICIUS NAGAHORI NUNES DUARTE

Página gerada em 16/04/2024 18:59:55 (consulta levou 0.133532s)