Nome do Projeto
Projeto de construção de robôs de competição
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 01/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
O Projeto de Construção de Robôs de Combate orientado pelos professores da engenharia de controle e automação, criará um grupo de alunos desta e de outras instituições para a construção de robôs de combate e robôs autônomos para participação em competições de robótica com outras instituições universitárias.

Objetivo Geral

- Participar de competições de combate de robôs em instituições de ensino
superior;
- Difundir os conceitos de robótica e do controle e automação da UFPel para a comunidade;
- Criar sinergias entre o Laboratório de Sistemas de Controle da UFPel e demais laboratórios de outras instituições que trabalham com desenvolvimento de dispositivos robóticos.

Justificativa

A Robótica é uma vertente educacional e tecnológica que diz respeito a computadores, eletrônica e programação. Atualmente trata de um sistema composto por máquinas e partes mecânicas automáticas e controlado por circuitos integrados, transformando em sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
O projeto visa a atuação de cooperação e colaboração entre as várias áreas do controle e automação, ou seja, projetos mecânico, eletrônico e de computação, possuindo forte interdisciplinaridade entre as áreas.

Metodologia

A metodologia consiste na revisão bibliográfica sobre os conceitos de robótica, elaboração do projeto e construção do protótipo do robô.
Assim os alunos exercem atividades para o desenvolvimento de competências gerenciais tais como gestão de projetos e de equipes, monitoramento de prazos, elaboração de relatórios, planejamento estratégico, entre outros. Neste contexto, são desenvolvidos robôs de vários tamanhos e características para atender as diversas categorias utilizadas nas competições. Tais competições possuem periodicidade sazonal, porém com no mínimo uma por ano em alguma instituição de ensino superior do país.

Indicadores, Metas e Resultados

- Construção de um robô para competição;
- Programar robôs para realizar uma tarefa;
- Participar de Competições.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO WALKER2
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA2
LUCIANO ANACKER LESTON2
PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD4
RENAN PRESTES CARDOSO
SANTIAGO ZARNOTT RAMALHO
SIGMAR DE LIMA2
THIAGO CARVALHO MAGALHAES BASTOS
THOMAZ NICOLAS BELINI

Página gerada em 25/04/2024 23:18:59 (consulta levou 0.210212s)