Nome do Projeto
Projeto de construção de robôs de competição
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 01/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
O Projeto de Construção de Robôs de Combate orientado pelos professores da engenharia de controle e automação, criará um grupo de alunos desta e de outras instituições para a construção de robôs de
combate e robôs autônomos para participação em competições de robótica com outras
instituições universitárias.
Objetivo Geral
- Participar de competições de combate de robôs em instituições de ensino
superior;
- Difundir os conceitos de robótica e do controle e automação da UFPel para a comunidade;
- Criar sinergias entre o Laboratório de Sistemas de Controle da UFPel e demais laboratórios de outras instituições que trabalham com desenvolvimento de dispositivos robóticos.
superior;
- Difundir os conceitos de robótica e do controle e automação da UFPel para a comunidade;
- Criar sinergias entre o Laboratório de Sistemas de Controle da UFPel e demais laboratórios de outras instituições que trabalham com desenvolvimento de dispositivos robóticos.
Justificativa
A Robótica é uma vertente educacional e tecnológica que diz respeito a computadores, eletrônica e programação. Atualmente trata de um sistema composto por máquinas e partes mecânicas automáticas e controlado por circuitos integrados, transformando em sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
O projeto visa a atuação de cooperação e colaboração entre as várias áreas do controle e automação, ou seja, projetos mecânico, eletrônico e de computação, possuindo forte interdisciplinaridade entre as áreas.
O projeto visa a atuação de cooperação e colaboração entre as várias áreas do controle e automação, ou seja, projetos mecânico, eletrônico e de computação, possuindo forte interdisciplinaridade entre as áreas.
Metodologia
A metodologia consiste na revisão bibliográfica sobre os conceitos de robótica, elaboração do projeto e construção do protótipo do robô.
Assim os alunos exercem atividades para o desenvolvimento de competências gerenciais tais como gestão de projetos e de equipes, monitoramento de prazos, elaboração de relatórios, planejamento estratégico, entre outros. Neste contexto, são desenvolvidos robôs de vários tamanhos e características para atender as diversas categorias utilizadas nas competições. Tais competições possuem periodicidade sazonal, porém com no mínimo uma por ano em alguma instituição de ensino superior do país.
Assim os alunos exercem atividades para o desenvolvimento de competências gerenciais tais como gestão de projetos e de equipes, monitoramento de prazos, elaboração de relatórios, planejamento estratégico, entre outros. Neste contexto, são desenvolvidos robôs de vários tamanhos e características para atender as diversas categorias utilizadas nas competições. Tais competições possuem periodicidade sazonal, porém com no mínimo uma por ano em alguma instituição de ensino superior do país.
Indicadores, Metas e Resultados
- Construção de um robô para competição;
- Programar robôs para realizar uma tarefa;
- Participar de Competições.
- Programar robôs para realizar uma tarefa;
- Participar de Competições.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
EDUARDO WALKER | 2 | ||
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA | 2 | ||
LUCIANO ANACKER LESTON | 2 | ||
PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD | 4 | ||
RENAN PRESTES CARDOSO | |||
SANTIAGO ZARNOTT RAMALHO | |||
SIGMAR DE LIMA | 2 | ||
THIAGO CARVALHO MAGALHAES BASTOS | |||
THOMAZ NICOLAS BELINI |