Nome do Projeto
Revista Ciência da Madeira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/03/2017 - 29/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A revista Ciência da Madeira é um periódico de divulgação científica, sem fins lucrativos, vinculada a Universidade Federal de Pelotas. O periódico é composto por técnicos, mestres e doutores ad hoc das áreas afins, apresentando total credibilidade quanto a edição e revisão dos manuscritos. Foi criada no ano de 2009 com o objetivo de publicar artigos originais referentes a quaisquer tecnologias da área florestal e madeireira. Áreas de interesse incluem (Areas of interest include): Tratamento da Madeira (Wood Treatment), Propriedades da Madeira (Wood Properties), Compósitos de madeira (Wood Composites) Biodegradação e Biodeterioração da Madeira (Wood Biodegradation and Biodeterioration), Secagem da Madeira (Wood Drying), Física da Madeira (Wood Physics), Polpa e Papel (Pulp and Paper), Anatomia da Madeira e da Casca (Wood and Bark Anatomy), Energia da Biomassa (Biomass Energy), Química da Madeira (Wood Chemistry), Produtos não-madeiráveis (Non-timber Products), Aplicações estruturais e não-estruturais (Structural and non-structural applications), logística e Economia da Indústria Madeireira (Logistic and Economy of Wood Industry). Os artigos publicados na Revista Ciência da Madeira são submetidos a um processo de consultoria e avaliação científica por pares por meio de mestres e doutores ad hoc. A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Nesse contexto, editoração da revista Ciência da Madeira, em formato digital, surge da necessidade de se divulgar os conhecimentos gerados nas diversas áreas de atuação da engenharia e tecnologia da madeira e da ausência de um periódico que atenda essas áreas na região sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

Editorar e publicar artigos originais referentes a quaisquer tecnologias da área florestal e madeireira. Áreas de interesse incluem (Areas of interest include): Tratamento da Madeira (Wood Treatment), Propriedades da Madeira (Wood Properties), Compósitos de madeira (Wood Composites)
Biodegradação e Biodeterioração da Madeira (Wood Biodegradation and Biodeterioration), Secagem da Madeira (Wood Drying), Física da Madeira (Wood Physics), Polpa e Papel (Pulp and Paper), Anatomia da Madeira e da Casca (Wood and Bark Anatomy), Energia da Biomassa (Biomass Energy), Química da Madeira (Wood Chemistry), Produtos não-madeiráveis (Non-timber Products), Aplicações estruturais e não-estruturais (Structural and non-structural applications), logística e Economia da Indústria Madeireira (Logistic and Economy of Wood Industry).

Justificativa

A editoração da revista Ciência da Madeira, em formato digital, surge da necessidade de se divulgar os conhecimentos gerados nas diversas áreas de atuação da engenharia e tecnologia da madeira e da ausência de um periódico que atenda essas áreas na região sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Metodologia

Os artigos publicados na Revista Ciência da Madeira são submetidos a um processo de consultoria e avaliação científica por pares por meio de mestres e doutores ad hoc.

Etapas de avaliação
1) Submissão e recebimento do manuscrito / Submission and reception of the manuscript;
2) Avaliação por pares e às cegas do manuscrito (sujeita a 1 ou 2 rodadas de avaliação)/ Peer and blindy review of the manuscript (1 or 2 rounds per evaluation);
3) Reenvio do manuscrito corrigido à revista / Send of rewied manuscript to the journal;
4) Avaliação do manuscrito por parte do Conselho Editorial (quantas rodadas forem necessárias) / Manuscript evaluation by Editorial Board;
5) Reenvio do manuscrito corrigido à revista e decisão final por parte do Conselho Editorial / Send of rewied manuscript to the journal and final decision by the Editorial Board;
6) Avaliação ortográfica e gramatical por parte do Editor de Texto / Spelling and grammatical evaluation by Text Editor;
7) Reenvio do manuscrito corrigido à revista / Send of rewied manuscript to the journal;
8) Editoração de layout / Layout editing;
9) Publicação na Ciência da Madeira / Online publication in Brazilian Journal of Wood Science.

Indicadores, Metas e Resultados

A Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science) segue as diretrizes do "COPE (Committee on Publication Ethics) Best Practice Guidelines for Journal Editors". Este guia procura salientar a importância da relação entre os editores, autores e leitores. Estabelece critérios para assegurar a veracidade dos dados publicados, de maneira a evitar a existência de dados falsificados, plágio e manipulação de dados. Além disso, procura adotar critérios de manutenção da propriedade intelecutal e reforça a importância de comunicar conflitos de interesse durante o processo de editoração dos artigos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE KROLOW SOARES
ANDREY PEREIRA ACOSTA
ANDREY PEREIRA ACOSTA
ANDRÉ LUIZ MISSIO
CAROLINE RODRIGUES SOARES
CECÍLIA DE OLIVEIRA VOLOSKI
DARCI ALBERTO GATTO4
EZEQUIEL GALLIO
FAILI TOMSEN8
GABRIELA MACIEL SARAIVA2
HENRIQUE RÖMER SCHULZ
JÉSSICA MICHEL DA SILVA
KELVIN TECHERA BARBOSA
LAÍSE GUERREIRO
LUCIANO ANACKER LESTON4
MARINDIA DE ALMEIDA BORBA
NIDRIA DIAS CRUZ
NIDRIA DIAS CRUZ
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS
PAULA ZANATTA
PEDRO HENRIQUE GONZALES CADEMARTORI
RAFAEL BELTRAME1
RAFAEL DE AVILA DELUCIS4
RICARDO RIPOLL DE MEDEIROS8
WÂNDRIA DOS SANTOS RIBEIRO

Página gerada em 18/04/2024 19:04:58 (consulta levou 0.204405s)