Nome do Projeto
Remar para o Futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Remar para o Futuro é iniciativa que visa ao fomento do remo como modalidade olímpica na cidade de Pelotas. O projeto se desenvolve com a participação de jovens, com ações de ensino, a partir de palestras, cursos e práticas de remo indoore na água. O projeto envolve a avaliação de interesse entre crianças e adolescentes para a prática de remo, e a execução do projeto se dá com aulas de 2 a 5 vezes por semana, as quais envolvem ensino-aprendizagem de remo e de preparação física com pessoas com presença ou ausência de deficiências físicas.
Objetivo Geral
Implantar projeto Remar para o Futuro, com a finalidade de especializar e capacitar professores e estudantes de educação física na modalidade, e desenvolver e promover a prática do Remo entre jovens adolescentes matriculados na rede pública de ensino que se encontrem em risco e vulnerabilidade social.
Adicionalmente, objetiva-se democratizar o acesso de adolescentes e jovens de 12 a 18 anos ao esporte, estimulando a prática do Remo a partir do oferecimento de trinta (30) vagas em aulas a serem conduzidas por docentes e discentes da ESEF/UFPel, bem como profissionais parceiros do projeto.
Adicionalmente, objetiva-se democratizar o acesso de adolescentes e jovens de 12 a 18 anos ao esporte, estimulando a prática do Remo a partir do oferecimento de trinta (30) vagas em aulas a serem conduzidas por docentes e discentes da ESEF/UFPel, bem como profissionais parceiros do projeto.
Justificativa
A todo tempo se vêem, presenciam-se ou se noticiam fatos que envolvem crianças ou adolescentes em atos inconsequentes, como a delinquência infanto-juvenil, o uso e ou tráfico de drogas, vida sexual e gravidez precoce, violência sexual e violação dos direitos. Muitos desses acontecimentos são consequências do abandono e da miséria com as quais muitas crianças e adolescentes são obrigados a viver no país. Diante desses acontecimentos, é que se vê a necessidade de trabalhar por uma vida
melhor para essas crianças e adolescentes. Se cada um tiver consciência de sua responsabilidade como cidadão e fizer sua parte, esse quadro pode mudar. O Remar para o Futuro espera atingir bons resultados com seu trabalho de incentivo ao esporte e a integração para crianças e adolescentes carentes. Faz-se
necessário, no entanto, avaliar o futuro do projeto a médio e longo prazo, pois sem o suporte de pessoas competentes e responsáveis pelo social, não será possível executá-lo e muito menos vislumbrar sua
ampliação para atender á demanda decorrente do sucesso esperado em âmbito estadual e nacional.
melhor para essas crianças e adolescentes. Se cada um tiver consciência de sua responsabilidade como cidadão e fizer sua parte, esse quadro pode mudar. O Remar para o Futuro espera atingir bons resultados com seu trabalho de incentivo ao esporte e a integração para crianças e adolescentes carentes. Faz-se
necessário, no entanto, avaliar o futuro do projeto a médio e longo prazo, pois sem o suporte de pessoas competentes e responsáveis pelo social, não será possível executá-lo e muito menos vislumbrar sua
ampliação para atender á demanda decorrente do sucesso esperado em âmbito estadual e nacional.
Metodologia
O projeto irá ser conduzido segundo procedimentos abaixo relacionados: A divulgação e promoção do projeto será trabalho permanente, por meio da execução do programa o Remar para o Futuro, através do trabalho da assessoria de imprensa do Centro Português e pela distribuição dos materiais de promoção e divulgação que serão produzidos pela equipe técnica do projeto. Também será feita a disseminação da experiência vivenciada por todos os participantes e beneficiários do projeto através de instrumentos publicitários. Pretende-se atingir um público superior a 30.000 (trinta mil) pessoas. O curso de formação e capacitação de novos profissionais será realizado no segundo e terceiro mês do projeto. Serão realizados ao todo 2 (dois) cursos, um para cada grupo de 5 participantes. Cada curso compreenderá os dois primeiros finais de semana de cada um dos meses indicados. Os participantes cumprirão uma carga horária intensiva das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30 no sábado e no domingo totalizando quarenta horas (40h) cada curso. Desse modo, serão formados dez (10) novos instrutores de remo, que poderão colaborar no próprio projeto ou integrarem-se em novos projetos sociais, desenvolvendo e multiplicando as técnicas e conhecimentos adquiridos também em outras cidades e regiões do país. Cumpre-se, assim, como parte do objetivo fundamental de promover e disseminar o Remo Social como esporte popular no maior número possível de comunidades. Por fim, a prática efetiva de Remo pelos alunos participantes do projeto se desenvolverá a partir do quarto mês e terá continuidade até o décimo segundo mês. Após a seleção realizada, através do programa Remar para o Futuro serão formados duas (02) turmas de quinze (15) alunos, turma um (1) e turma dois (2), turmas essas que serão organizadas conforme os critérios de sorteio durante a realização do programa. Após o ingresso no projeto os participantes da Turma 1 cumprirão o horário das 14h às 17h, nas segundas e nas quartas-feiras, aproveitando-se o contra turno escolar. Os participantes da Turma 2 cumprirão o horário das 14h às 17h, nas terças e na quintas-feiras, aproveitando-se o contra turno escolar. As sextas feiras serão destinadas ao desenvolvimento de relatórios da semana, organização e avaliação do plano de atividades através de reunião de toda equipe e regulagem e supervisão dos barcos e demais equipamentos utilizados pelos jovens do projeto.
essas práticas se fazem necessárias para o bom desenvolvimento do projeto e segurança de todos os participantes Para cada um dos participantes dos cursos de formação e capacitação e também para cada um dos alunos participantes do projeto será entregue o Manual Básico do Remador, material produzido pela equipe técnica do projeto, com vistas a esclarecer o histórico, a indicação, os benefícios e vantagens da prática do remo como esporte. O manual também discorre sobre os diferentes tipos de barcos e categorias, destacando alguns detalhes técnicos e curiosidades sobre o esporte. Por fim, explicita as principais regras do remo e descreve, detalhadamente, aspectos técnicos de uma remada, assim como os erros mais comuns entre os remadores. O Manual Básico do Remador serve como um norte para todos aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre o esporte. O Centro Português 1 de Dezembro disponibilizará ainda a infra estrutura básica, composta de garagem para guarda dos barcos e material permanente, flotilha de barcos escola completa com barcos individuais e para quatro remadores e professor para as aulas de iniciação no esporte, rampa de iniciação para prática de remo, trapiche de acesso a água, , banheiros, vestiário, refeitório, espaço para academia, piscina, biblioteca, quadras esportivas, além de fornecimento de água, energia elétrica, telefone, acesso a internet e manutenção de web site. Cabe destacar que as instalações de todo clube contam com rampas de acesso para a circulação de pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida. Portanto, ao cumprir com a presente metodologia o projeto alcançará o objetivo geral de sua implantação na cidade de Pelotas e, consequentemente, os seus objetivos específicos a que se propôs inicialmente. Será possível, assim, capacitar novos profissionais para desenvolver o esporte; divulgar e promover o esporte no ambiente das escolas públicas de Pelotas e região; democratizar o acesso ao esporte, mesmo entre as camadas menos favorecidas da população; e, por fim, educar jovens e adolescentes por meio da disciplina esportiva, levando o benefício para junto das famílias.
essas práticas se fazem necessárias para o bom desenvolvimento do projeto e segurança de todos os participantes Para cada um dos participantes dos cursos de formação e capacitação e também para cada um dos alunos participantes do projeto será entregue o Manual Básico do Remador, material produzido pela equipe técnica do projeto, com vistas a esclarecer o histórico, a indicação, os benefícios e vantagens da prática do remo como esporte. O manual também discorre sobre os diferentes tipos de barcos e categorias, destacando alguns detalhes técnicos e curiosidades sobre o esporte. Por fim, explicita as principais regras do remo e descreve, detalhadamente, aspectos técnicos de uma remada, assim como os erros mais comuns entre os remadores. O Manual Básico do Remador serve como um norte para todos aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre o esporte. O Centro Português 1 de Dezembro disponibilizará ainda a infra estrutura básica, composta de garagem para guarda dos barcos e material permanente, flotilha de barcos escola completa com barcos individuais e para quatro remadores e professor para as aulas de iniciação no esporte, rampa de iniciação para prática de remo, trapiche de acesso a água, , banheiros, vestiário, refeitório, espaço para academia, piscina, biblioteca, quadras esportivas, além de fornecimento de água, energia elétrica, telefone, acesso a internet e manutenção de web site. Cabe destacar que as instalações de todo clube contam com rampas de acesso para a circulação de pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida. Portanto, ao cumprir com a presente metodologia o projeto alcançará o objetivo geral de sua implantação na cidade de Pelotas e, consequentemente, os seus objetivos específicos a que se propôs inicialmente. Será possível, assim, capacitar novos profissionais para desenvolver o esporte; divulgar e promover o esporte no ambiente das escolas públicas de Pelotas e região; democratizar o acesso ao esporte, mesmo entre as camadas menos favorecidas da população; e, por fim, educar jovens e adolescentes por meio da disciplina esportiva, levando o benefício para junto das famílias.
Indicadores, Metas e Resultados
Como indicadores iniciais de aproveitamento, serão considerados frequência semanal de prática, taxa de retenção dos jovens participantes e envolvimento dos responsáveis legais. Adicionalmente, como se almeja desempenho competitivo, também se tem como resultado esperado a obtenção de classificação em campeonatos de nível regional, estadual e nacional. Avaliação inicial do projeto se dará pela efetividade de aceite das escolas em receber o Remar para o Futuro em seu interior, para realização de palestras e práticas de remo indoor.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO | 4 | ||
LUIS AMÉRICO MEZQUITA ALVAREZ | |||
RAUL CARDOSO WÜRDIG |