Nome do Projeto
ENTREOITAVAS - Conjunto Instrumental infanto-juvenil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2019 - 10/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O Projeto Entreoitavas – Conjunto Instrumental, voltado para de crianças de 7 a 9 anos de idade da comunidade de Pelotas, possibilita experiências que desenvolvem tanto conhecimentos musicais quanto a interação e socialização de seus participantes. Joly e Joly (2011), ao questionar o que “é uma orquestra como ambiente de ensino e aprendizagem e como se dá, nela, esse diálogo, explica:
Ela parece favorecer o desenvolvimento de relações afetivas, de processos criativos, de desenvolvimento da imaginação e da sensibilidade auditiva proporcionando, o tempo todo, um diálogo dos músicos entre si, dos músicos com as regentes, dos músicos com os arranjadores, dos músicos com o público e, finalmente, de cada músico consigo mesmo. (p.81).
Este Projeto, realizado conjuntamente à disciplina de Orientação e Pratica Pedagógico-Musical III do Curso de Música-Licenciatura desta Universidade, possibilita aos acadêmicos realizar observações, planejamentos, ações, experiências pedagógico-musicais, reflexões compartilhadas entre/com professora-acadêmicos-crianças. Esta abordagem permite amalgamar teoria e a prática. Conforme Diniz (2018) “A formação de professores terá mais sentido se for realizada por dentro ou o mais próximo possível das situações reais que um professor vive a cada dia”. (p.193).
JOLY, Maria Carolina Leme; JOLY, Ilza Zenker Leme. Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária. REVISTA DA ABEM: Londrina, v.19, n.26, 79-91, jul.dez 2011. (pp. 79-91)
DINIZ, Lélia Negrini. Processos de uma experiência de docência: ensinando e aprendendo a ser professor de música. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, BR-RS, 2018.
Objetivo Geral
Possibilitar às crianças formação musical a partir experiências e práticas em conjunto e
Realizar ações que proporcionem experiências pedagógico-musicais aos acadêmicos.
Realizar ações que proporcionem experiências pedagógico-musicais aos acadêmicos.
Justificativa
Este Projeto justifica-se por considerar, assim como Hentschke, apud Joly (2003), que a Educação Musical abre para a possibilidade das crianças desenvolverem
[...] suas sensibilidades estéticas e artísticas, o desenvolvimento da imaginação e do potencial criativo, um sentido histórico da nossa herança cultural, meios de transcender o universo musical de seu meio social e cultural, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da comunicação não-verbal. (p. 117)
No Conjunto Instrumental as aprendizagens se dão em diferentes momentos e, assim como afirma Joly e Joly (2011), “a partir da convivência, nos mais variados aspectos que surgem nas oportunidades de ensaios, viagens, festa do grupo e concertos. Esses processos educativos são de natureza musical, cultural e humana”. (Joly e Joly (p. 80).
Em relação aos acadêmicos, ao aprender entre pares com crianças e com um professor de referência, os futuros professores, têm a possibilidade de “uma experiência viva, consistente, contextual, significativa, articulada e complementar de formação” (Diniz, 2018, p.193)
JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação e educação musical: conhecimentos para compreender a criança e suas relações com a música. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Orgs). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
[...] suas sensibilidades estéticas e artísticas, o desenvolvimento da imaginação e do potencial criativo, um sentido histórico da nossa herança cultural, meios de transcender o universo musical de seu meio social e cultural, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, o desenvolvimento da comunicação não-verbal. (p. 117)
No Conjunto Instrumental as aprendizagens se dão em diferentes momentos e, assim como afirma Joly e Joly (2011), “a partir da convivência, nos mais variados aspectos que surgem nas oportunidades de ensaios, viagens, festa do grupo e concertos. Esses processos educativos são de natureza musical, cultural e humana”. (Joly e Joly (p. 80).
Em relação aos acadêmicos, ao aprender entre pares com crianças e com um professor de referência, os futuros professores, têm a possibilidade de “uma experiência viva, consistente, contextual, significativa, articulada e complementar de formação” (Diniz, 2018, p.193)
JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação e educação musical: conhecimentos para compreender a criança e suas relações com a música. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Orgs). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
Metodologia
O Projeto de Extensão Entreoitavas – Conjunto Instrumental será realizado conjuntamente às aulas de Orientação e Prática Pedagógica musical III e tem dupla função: possibilitar às crianças uma formação musical a partir da vivência musical em conjunto e realizar ações que proporcionem experiências pedagógico-musicais aos acadêmicos.
Para tanto, as crianças em idade de 7 a 9 anos terão um encontro semanal de 60 minutos com o propósito de fazer música. O planejamento e as aulas seguem alguns princípios da Metodologia Orff-Shulwerk onde o movimento, o canto e o trabalho instrumental são inseparáveis de tal forma que somos participantes ativos como afirmou Carl Orff . Desta forma, as aulas serão práticas envolvendo a vivência corporal; a apreciação; o canto e, a execução instrumental, a criação. O Projeto conta com o instrumental ORFF disponível no Laboratório de Educação musical: instrumentos de percussão de altura determinada (xilofones; metalofones) e instrumentos de percussão de altura indeterminada.
O Projeto prevê três etapas que serão realizadas conjuntamente com os acadêmicos do cursos de Música-Licenciatura na disciplina de Orientação e Pratica Pedagógica em Música III (OPPM III):
1. PREPARAÇÃO/PLANEJAMENTO dos encontros com as crianças
• Escolha e estudo do repertório de parlendas, canções e demais materiais
• Preparação das abordagens de apresentação do repertório e dos conteúdos
• Fundamentação teórica
2. EXECUÇÃO
• Chegada das crianças e as aulas – as aulas partilhadas entre (crianças-acadêmicos-professora/coordenadora
3. REFLEXÃO FUNDAMENTADA
• Sobre a ação
• Avaliação e planejamento a partir de cada aula
Carl Orff. El Shulwerk – Pasado y Futuro. In: textos sobre Teoria y Prática del Orff-Schulwerk. Orff-Schulwerl Forum Salsburg. (p. 47-56)
Para tanto, as crianças em idade de 7 a 9 anos terão um encontro semanal de 60 minutos com o propósito de fazer música. O planejamento e as aulas seguem alguns princípios da Metodologia Orff-Shulwerk onde o movimento, o canto e o trabalho instrumental são inseparáveis de tal forma que somos participantes ativos como afirmou Carl Orff . Desta forma, as aulas serão práticas envolvendo a vivência corporal; a apreciação; o canto e, a execução instrumental, a criação. O Projeto conta com o instrumental ORFF disponível no Laboratório de Educação musical: instrumentos de percussão de altura determinada (xilofones; metalofones) e instrumentos de percussão de altura indeterminada.
O Projeto prevê três etapas que serão realizadas conjuntamente com os acadêmicos do cursos de Música-Licenciatura na disciplina de Orientação e Pratica Pedagógica em Música III (OPPM III):
1. PREPARAÇÃO/PLANEJAMENTO dos encontros com as crianças
• Escolha e estudo do repertório de parlendas, canções e demais materiais
• Preparação das abordagens de apresentação do repertório e dos conteúdos
• Fundamentação teórica
2. EXECUÇÃO
• Chegada das crianças e as aulas – as aulas partilhadas entre (crianças-acadêmicos-professora/coordenadora
3. REFLEXÃO FUNDAMENTADA
• Sobre a ação
• Avaliação e planejamento a partir de cada aula
Carl Orff. El Shulwerk – Pasado y Futuro. In: textos sobre Teoria y Prática del Orff-Schulwerk. Orff-Schulwerl Forum Salsburg. (p. 47-56)
Indicadores, Metas e Resultados
PRODUTO
•Duas apresentações musicais uma no final do primeiro semestre e outra no final do segundo semestre ambas abertas para a comunidade. Nestas apresentações musicais serão apresentados os resultados musicais da segunda etapa.
•Duas apresentações musicais uma no final do primeiro semestre e outra no final do segundo semestre ambas abertas para a comunidade. Nestas apresentações musicais serão apresentados os resultados musicais da segunda etapa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON CATARINO LOPES | |||
BRUNO RODEGHIERO MOTTA | |||
CAMILA BARBOZA CASTRO | |||
CHRISTOPHER LEMOS LEITE | |||
DEBORA MARTIM SOUZA ALMEIDA | |||
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES | |||
EUGÊNIO NUNES BASSI | |||
FELIPE CESAR ZOCAL | |||
FRANCISCO CARLOS DE SOUZA BAZ JÚNIOR | |||
FRANCO FARIAS OLIVEIRA | |||
GISELE GONÇALVES GUTTERRES | |||
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS | |||
ISAIAS DE ARAUJO VIEIRA | |||
JOAO GUILHERME DOS REIS | |||
JOSÉ CARLOS FREIBERGER | |||
KEIVYNER SAIMONT DE OLIVEIRA MARTINS | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 4 | ||
LUIS GUSTAVO DE SALES E SILVA | |||
MARCELO XAVIER VALENTE JUNIOR | |||
MARINA FONSECA HASSAN | |||
Mileny Jouglard Gomes | |||
RAFAEL VERAS ZORZOLLI | |||
RODOLFO BATISTA LEAO SANTOS | |||
RODOLPHO LUIS FRAGELLI RAMOS DOS SANTOS | |||
Rafael Porfírio Vilela | |||
Rosa Braba | |||
SALATIELE DA ROSA GOMES | |||
THAIS CARDOSO LEMOS | |||
VANESSA RAMOS DE OLIVEIRA SOUZA | |||
VITOR HUGO ALVES DE SOUZA |