Nome do Projeto
Ciclismo e MTB
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/03/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto de extensão Ciclismo e Mountain Bike busca atender a crescente população de ciclistas da região, iniciantes ou experientes, praticantes de diferentes modalidades (ciclismo urbano, ciclismo de estrada competitivo, mountain bike, BMX, etc.). Trata-se de um projeto com articulação com o ensino e pesquisa, pois há diferentes disciplinas, não só na ESEF, mas em outros cursos da UFPel que tratam da temática “bicicleta” . Além disso, diversas pesquisas já foram desenvolvidas com ciclistas participantes do projeto deste projeto de extensão, inclusive dissertações de mestrado. O projeto tem parcerias com grupos de ciclistas da cidade e desenvolve atividades de avaliação e prescrição de sessões de ciclismo bem como orientação sobre posicionamento na bicicleta. As avaliações podem ser realizados em laboratório ou no campo (no contexto específico da prática do esporte).

Objetivo Geral

OBJETIVOS GERAIS

Incentivar e promover a prática do Ciclismo e Mountain Bike em Pelotas e região

Melhorar o desempenho dos ciclistas através de um programa de treinamento personalizado elaborado com base nos princípios científicos do treinamento


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Avaliar aspectos antropométricos, biomecânicos, psíquicos, capacidade aeróbia, anaeróbia, força e flexibilidade através de testes específicos para ciclistas

Planejar, prescrever e orientar, individualmente, um programa de treinamento específico para ciclistas

Orientar sobre suplementação esportiva de acordo com as necessidades específicas do esporte praticado

Justificativa

O ciclismo e o Mountain Bike são modalidades olímpicas praticadas em todo o mundo e em pleno crescimento em número de atletas e competições em Pelotas e região. Apesar ótimo potencial dos atletas da região, conforme verificado pela obtenção de diversos títulos estaduais e nacionais, os ciclistas carecem de uma orientação adequada acerca dos diversos fatores que interferem no desempenho.
Este projeto proporcionará aos estudantes de graduação e pós-graduação da ESEF/UFPel, uma oportunidade para aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade. Os programas de treinamento serão elaborados de forma individualizada e deverão contemplar fatores físicos, psíquicos e nutricionais do atleta. Por outro lado, a comunidade de ciclistas de Pelotas e região terá acesso à informação científica de qualidade e, provavelmente, melhorará seu desempenho.

Metodologia

Seleção da amostra

Os ciclistas serão convidados, através de anúncio na internet, cartazes em lojas especializadas e contato pessoal em competições. São elegíveis para participação, preferencialmente, ciclistas que tenham participado de pelo menos um campeonato (ciclismo ou MTB) em 80% ou mais das etapas durante o ano anterior ao início deste projeto. Também são elegíveis, usuários da bicicleta em geral e participantes de grupos de pedaladas sem objetivos competitivos mas que almejam melhorar a forma física e obter mais experiência com a modalidade de ciclismo praticada.


Avaliação inicial

Serão agendadas avaliações dos ciclistas no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Pelotas. Nestas avaliações serão realizadas anamnese, medidas antropométricas, de flexibilidade e testes físicos em ergômetro.


Planejamento e orientação dos treinos

De posse dos resultados da avaliação, as melhores estratégias de treino para cada atleta serão discutidas. Os treinos deverão ser orientados de modo a atingir os objetivos e necessidades dos atletas. Haverá reuniões semanais para avaliar a evolução do programas de treinamento. Reavaliações com os atletas também serão realizadas periodicamente.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto será avaliado por diferentes indicadores. O número de ciclistas participantes é um deles, bem como o alcance de seus objetivos pessoais. O objetivo principal é fundamental, o que certamente levaria dos ciclistas à permanência no programa. Do ponto de vista da formação acadêmica, espera-se que o projeto seja um instrumento de aproximação do acadêmico com um espaço de atuação do profissional de educação física. Este campo de trabalho (prescrição e orientação de atividades relacionadas ao ciclismo) ainda precisa ser melhor explorado. Por fim, espera-se que a execução deste projeto promova a utilização da bicicleta, seja no meio urbano, seja no meio competitivo, contribuindo assim, para um estilo de vida mais saudável das pessoas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALUÍSIO GOMES ALVES
BRUNO EZEQUIEL BOTELHO XAVIER
FELIPE FOSSATI REICHERT4
GABRIEL VÖLZ PROTZEN
LUAN NASCIMENTO DA SILVA

Página gerada em 27/04/2024 02:39:31 (consulta levou 0.298247s)