Nome do Projeto
Ciclo de Cinema Mulheres em Tela
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O ciclo visa produzir uma reflexão teórico-epistemológica, que nos permita pensar questões específicas das mulheres desde um olhar comprometido com a história, a teoria política e a teoria feminista. Nessa perspectiva o cinema constitui-se em importante ferramenta de provocação do debate sobre direitos humanos e justiça. A pluralidade de mulheres representadas no cinema será abordada a partir de diferentes enfoques disciplinares. Após a projeção do filme será realizado um debate sob a coordenação de um(a) professor(a) e um(a) aluna(o) das diferentes áreas de interesse.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL: Propiciar um espaço para o debate e a reflexão sobre temas de direitos humanos e justiça, em particular aqueles que afetam as mulheres em sua diversidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Articular os saberes das diferentes áreas do conhecimento e interagir
para além dos muros da Universidade no sentido da qualificar o debate de gênero;
Divulgar e refletir as pesquisas e debates acadêmicos junto à comunidade.

Justificativa

A ideia é dar continuidade ao projeto que já teve duas edições anteriores e agora encontra-se vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Estudos Feministas (LEF-UFPel) que estou coordenando. Contempla também o GASP (Grupo de Pesquisa Novos atores sociais e políticos na democracia contemporânea) vinculado ao PPGCPol/DESP onde desenvolvemos pesquisas relacionadas às problemáticas de gênero e poder e de novos atores políticos e sociais. Trata-se de articular os temas de pesquisa com projetos
de extensão dedicados ao tema de direitos humanos e justiça, em especial o debate de gênero, como no Projeto Desafio Pré-Universitário Popular onde desde 2018 organizou-se um coletivo de mulheres.

Metodologia

O projeto se desenvolverá na sala de cinema que se localiza nas dependências do Museu do Doce (podendo se deslocar para outros salas da UFPel ou mesmo fora das dependências da Universidade).
Os encontros acontecerão nas quartas-feiras, de forma intercalada, numa quarta-feira sim outra não.
Nos períodos de férias escolares de verão não haverá projeção de filmes. Nesses períodos serão organizadas as atividades para a edição do próximo semestre.
O projeto inicia dia 02 de abril de 2019 com a organização dos filmes a serem projetados, da(s) sala(s) de projeção, dos convites aos colaboradores e, por fim, da divulgação para o público.
As projeções devem iniciar no dia 08 de maio, no turno da tarde, às 15 horas.
Após a projeção do filme será realizado um debate sob a coordenação de um(a) professor(a) e um(a) aluna(o) E após o encerramento do projeto faremos avaliação com todos os envolvidos,
público alvo, funcionários, colegas colaboradores.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto visa o intercâmbio de conhecimento entre a comunidade acadêmica e o público em geral;
Resultando em um empoderamento de diversos sujeitos, principalmente as mulheres.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA SANTOS DE LIMA
CAROLINE ATENCIO MEDEIROS NUNES
Carolina Abelaira Silveira
EDIANE BARBOSA OLIVEIRA
LAÍS SCHILLIM DA SILVA
LAÍS SCHILLIM DA SILVA
ROSANGELA MARIONE SCHULZ4
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS
SIMONE DA SILVA RIBEIRO GOMES6
THAIS MADRUGA TABELIÃO

Página gerada em 18/04/2024 10:02:29 (consulta levou 0.140182s)