Nome do Projeto
Ação contra o câncer em animais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 30/06/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
A ação consistirá de palestras informativas e eventos educativos para a comunidade, com esclarecimentos sobre neoplasmas em animais. Para a realização dessa campanha será treinada uma equipe que sensibilizará os tutores quando a prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer em animais. Nos eventos os tutores de animais serão abordados sobre em como prevenir os neoplasmas em pequenos animais, além de receberam informações sobre diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, serão distribuídos brindes (bandanas, biscoitos caninos, balas para crianças).

Objetivo Geral

A ação tem por objetivos esclarecer e conscientizar a população sobre o câncer em animais

Justificativa

A cada ano verificamos um aumento crescente no interesse dos tutores com a saúde e bem estar de seus animais de companhia. Nesse contexto de aumento da longevidade dos animais de companhia, tem sido cada vez mais frequentes os casos de tumores e em especial de tumores de mama.Apesar da doença oncológica ser grave, atualmente sabe-se que existem formas de tratamento, que o diagnóstico precoce possibilita maior sucesso. No contexto dos tumores de mama sabe-se ainda que a doença pode ser evitada. No sentido de esclarecer e conscientizar a população acerca desses fatos, serão realizados evento que visam chamar a atenção da população para o problema e promover a conscientização sobre aspectos de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Será dada atenção especial aos câncer de mama, ao câncer de pele e aos tumores genitais

Metodologia

A ação consistirá em palestras e entrevistas em instituições públicas e privadas com esclarecimento sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasmas em animais. Também haverá um evento local onde uma equipe treinada em abordar os tutores distribuirão folders com esclarecimentos sobre o tema, além de brindes (bandanas, biscoitos caninos, balas para crianças) para as pessoas que forem abordadas sobre o assunto.

Indicadores, Metas e Resultados

As campanhas tem sido realizadas desde 2014, onde nos dois primeiros anos foi abordado somente o câncer de mama em cães. No ano de 2016 percebeu-se a necessidade de ampliar a campanha para conscientização acerca de outros tipos de câncer e também abranger população crescente de felinos. Nos três anos de ações foi constatado uma intensa participação da comunidade e acredita-se que nos próximos anos será o aumentado o número de pessoas atingidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE XAVIER FIALHO GALIZA
BETINA MIRITZ KEIDANN
BRUNA DANIELA DOS SANTOS VALLE
BRUNA DIAS FAGUNDES
CARINE DAHL CORCINI5
CAROLINA DOS SANTOS BERMANN
CRISTINA GEVEHR FERNANDES4
CRISTINE CIOATO DA SILVA GUIM
DANIELE VITOR BARBOZA
EVELYN ANE OLIVEIRA
FABIANE BORELLI GRECCO4
GUSTAVO FELIPE GOIS PADILHA HUGEN
JOÃO PAULO TELÓ TIMM
MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE1
MARIANA TEIXEIRA TILLMANN
MICHELE BERSELLI
MILENE PEREIRA PIEPER
SAMANTA KOEPSEL HEIDRICH
TAIANE PORTELLA CANALS DE SOUZA
THOMAS NORMANTON GUIM3
VITÓRIA DAUDT HOFF

Página gerada em 24/04/2024 12:15:23 (consulta levou 0.181998s)