Nome do Projeto
VOCÊ ESTÁ AQUI - Gráfica Ambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 13/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O presente Projeto de Extensão, através da Coordenadoria de Arte e Inclusão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), inter-secciona o diálogo acerca da qualificação da estética urbana a partir dos princípios básicos para execução de projetos em Gráfica Ambiental e de Sinalização em espaços internos/externos, ou seja, em definição: antecipar a ação do sujeito visitante, garantindo à este estética e comunicação eficaz. Nesse sentido, visa o desenvolvimento de projetos visuais para espaços de fluxo a partir do diálogo com a comunidade, fornecendo uma prestação de serviço que garanta a interlocução do ensino aplicado com a comunidade e formando público ao ofício do design. Através desta iniciativa, qualifica-se o conhecimento acadêmico que, não rara as vezes, impulsiona as pesquisas e respectiva evolução das ciências e das culturas. Para tanto, constituiu-se uma equipe de designers e artistas visuais para o desenvolvimento da proposta, dedicados a pensar sobre como identificar, classificar e analisar os espaços. Os conceitos elegidos para o desenvolvimento do projeto "Você está aqui: gráfica ambiental" foram "diferença" e “repetição”. Diferença pela singularidade das informações e repetição em virtude do tratamento diversificado (composição formal geométrica e padrão cromático).

Objetivo Geral

Atender aos pressupostos do Design Universal, como indica o texto "O papel do Designer Gráfico na comunicação em museus acessíveis: a sinalização e a produção visual da exposição Do Sal Ao Açúcar no Museu do Doce, UFPEL", bem como qualificar os espaços de fluxo no âmbito universitário da UFPEL.

Justificativa

Segundo a definição do Centro para o Design Universal da Escola de Design da Universidade Estadual da Carolina do Norte – EUA, Design Universal é o design de produtos e ambientes que, por finalidade, possibilitam (potencialmente) a utilização dos produtos e ambientes por todas as pessoas, na maior medida possível, sem que haja necessidade de alguma adaptação específica ou, ainda, que careça de algum recurso especializado. A intenção do UD é, em conceito, o de simplificar a vida de todos, tornando os produtos (nesse caso os produtos das comunica ões) e os ambientes construídos mais utilizáveis pelo maior número possível de pessoas, com o mínimo ou nenhum custo extra. O design uni-versal, na prática, intenta beneficiar todas as pessoas, de todas as idades, condições sociais e habilidades.

Metodologia

1. identificação do espaço;
2. classificação/categorização doespaço;
3. mapeamento de relevâncias;
4. alternativas projetuais: elaboração de ilustrações e pictogramas;
5. eleição de materiais e técnicas;
6. definição de suportes e de fixação;
7. planificação da proposta;
8. aprovação da proposta;
9. execução da proposta.

Indicadores, Metas e Resultados

1. qualificação do ensino aplicado às demandas sociais;
2. qualificação estética de espaços;
3. construção de estratégias de comunicação para o fluxo dos sujeitos nos espaços;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS EDUARDO VETROMILLE BRITO
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES1
JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA5
MATHEUS BLAAS BASTOS1

Página gerada em 19/12/2024 10:42:23 (consulta levou 0.118959s)