Nome do Projeto
Saúde mental na escola: uma ação entre professores e alunos do Ensino Fundamental.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/06/2019 - 15/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto se propõe a uma ação educativa em saúde mental em uma Escola de Ensino Fundamental do município de Pelotas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Círculo Operário Pelotense. Em uma primeira fase será realizado um curso de atualização em saúde mental para professores do quinto ao nono ano, tratando de temas de interesse da comunidade escolar, dentre eles: o estigma dos transtornos mentais, os conceitos de saúde e doença mental, a saúde mental no contexto escolar, alguns problemas de saúde mental mais frequentes em crianças e adolescentes, os tratamentos disponíveis para esses problemas, ações de promoção de saúde mental, outros temas como violência e conflitos familiares, os recursos disponíveis na comunidade. Nesse período os professores também irão propor ações educativas para os seus alunos. Na segunda fase, os conhecimentos serão multiplicados para a comunidade escolar, através dos próprios alunos, e será avaliado o impacto das ações educacionais na comunidade escolar.

Objetivo Geral

Desenvolver e avaliar uma estratégia de capacitação sobre saúde mental na infância e adolescência para educadores e alunos.

Justificativa

Os transtornos mentais geralmente tem início na infância e adolescência e a escola é um local privilegiado para a promoção da saúde mental e a prevenção dos problemas mentais. As escolas geralmente carecem de atividades educacionais dirigidas à saúde mental, e os professores sentem necessidade de informação sobre os sinais que podem indicar problemas mentais e os recursos disponíveis para a busca de ajuda. O projeto se propõe a trabalhar nessas lacunas, de modo participativo, colaborando com professores e alunos para a elaboração de materiais e métodos educacionais para temas relacionados à saúde mental e seus problemas.

Metodologia

O projeto será executado em uma escola do município de Pelotas, que está localizada ao lado de uma Unidade Básica de Saúde, onde também atua a UFPel através dos cursos de Medicina, Psicologia, Nutrição.
Em uma primeira fase será realizado um curso de atualização em saúde mental para um grupo de 30 professores, em 6 encontros, realizados uma vez por mês na própria escola, sobre os seguintes temas:o estigma dos transtornos mentais, os conceitos de saúde e doença mental, a saúde mental no contexto escolar, alguns problemas de saúde mental mais frequentes em crianças e adolescentes e os tratamentos disponíveis para esses problemas, ações de promoção de saúde mental e outros temas como violência e conflitos familiares, os recursos disponíveis na comunidade. Após cada encontro os professores irão promover atividades educativas com os seus alunos, relacionadas a estes temas. Numa segunda fase, um grupo de alunos irá multiplicar esses conhecimentos para os seus colegas, com o apoio dos professores e da equipe do projeto, através de atividades educativas na própria escola. Através de uma abordagem etnográfica, através de observações de campo e grupos focais, com a participação de professores e alunos, serão avaliados o impacto das ações educativas na comunidade escolar e o comportamento de busca de ajuda pelos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do primeiro ano espera-se ter sido realizado um curso de atualização em saúde mental para um grupo de 15 a 30 professores do ensino fundamental, com correspondentes atividades para os alunos destes docentes.
Ao final do segundo ano espera-se terem sido realizadas atividades educacionais em saúde mental, através de um grupo de alunos que atuem como multiplicadores para os seus colegas, sendo observado o comportamento de busca de ajuda para problemas relacionados à saúde mental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA
ANE KARINE RASIA BUENO
BEATRIZ FLORIAM FOLTRAN
BRUNO BEZERRA SILVA
CAIQUE SOVERAL FULCO DE SANTANA
CINTIA RODRIGUEZ BARROS
Carlos Bento Freitas Barcellos Junior
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER4
FELIPE BARBOSA BUTZE
ISABELA SANTIAGO ROSA PIZANI
JOAO VICTOR WERMELINGER SERAFIM FEITOSA
LAUENI LESSA DA LUZ
LUIS HENRIQUE OLIVEIRA DE MOURA
Luiza Mainardi Ribas
TATIANE DA SILVA ARAUJO BRAGA
YASMIN VAN DER LAAN DOS SANTOS

Página gerada em 22/10/2021 13:38:36 (consulta levou 0.092746s)