Nome do Projeto
Atenção Odontológica Materno-Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 11/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
O pré-natal tem sido uma das atuações da Odontologia, visando alterar o grave quadro de saúde bucal infantil, uma vez que as ações educativas e curativas, ou seja, adequação do meio bucal materno e orientação da forma efetiva da remoção do biofilme bacteriano, promove saúde materna. Se a mãe tiver hábitos saudáveis automaticamente a criança terá e poderemos efetivar a verdadeira filosofia de promoção de saúde. A experiência bem sucedida de mais de 10 anos do projeto de Atenção Odontológica Materno-Infantil (A.O.M.I.) , incentiva-nos a continuar trabalhando junto as gestantes, desmistificando a odontologia na gravidez, propiciando a atenção precoce aos bebês.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: promover saúde bucal ao bebê, atuando junto á gestante;
Objetivos Específicos: Conscientizar e orientar pais e responsáveis sobre a importância da Saúde Bucal, bem como a necessidade de prevenção precoce de doenças bucais, através de controle de dieta e higiene bucal; Capacitar pais e responsáveis para promoverem sua própria higiene bucal de forma adequada, bem como a de seus filhos; Oferecer a gestante o pré-natal odontológico, motivação para promover a sua saúde bucal e de sua família; Oportunizar à gestante o atendimento clínico necessário para o controle da cárie dentária e doenças periodontais; Acompanhar o bebê até os 36 meses para avaliar fatores de risco, proporcionando às crianças atendimento odontológico preventivo, diagnóstico precoce de lesões bucais, acompanhamento da erupção dos dentes e quando necessário tratamento curativo; Disseminar a importância do atendimento odontológico materno infantil em toda rede.

Justificativa

O desconhecimento das mães com relação ao conceito de cárie, reforça a ideia que a Odontologia deva voltar-se para os cuidados preventivos a partir da gestante, seguindo com os pares mães-filhos. Acreditamos na frase: “Eu só cuidarei da saúde bucal do meu filho se souber e for capaz de cuidar da minha”. Assim, devemos somar as ações educativas com curativas, adequando o meio bucal materno e orientando de forma efetiva a remoção do biofilme bacteriano. Se a mãe tiver hábitos saudáveis, automaticamente a criança terá e poderemos efetivar a verdadeira filosofia de promoção de saúde. Com esta abordagem tem-se a intenção de instalar hábitos saudáveis ao invés de modificar hábitos inadequados. A partir de 1998 na Faculdade de Odontologia passou a ser desenvolvido o projeto de ensino: Atenção Odontológica Materno-Infantil que, em 2002, passou a projeto de extensão, com atividade extramuros na Unidade Básica de Saúde Py-Crespo. Estas experiências levaram à ampliação do projeto com a formação, em 2005, de quatro Centros Odontológicos Municipais de Atenção Materno-Infantil em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Pelotas- COMAMI. No entanto, devido a incompatibilidade de horários dos alunos e do Cirurgião-dentista na UBS, apenas a UBS Simões Lopes continuou em 2007. Desta forma, a proposta é retornar ao nome original: Atenção Odontológica Materno-Infantil e se houver interesse de atividade extramuros, em maternidades, berçários ou mesmo em UBS, desde que mantenham convênio com a UFPel, o estagiário poderá, com o professor orientador, se deslocar e atuar também extramuros.

Metodologia

Adequação do meio bucal materno: O agendamento da gestante será de livre demanda. Na primeira consulta deverá ser observado o seu conhecimento sobre saúde bucal e diagnosticadas as condições da cavidade bucal da gestante, com elaboração do plano de tratamento individual com preenchimento da ficha de entrevista e de exame físico. O planejamento de tratamento respeitará os limites impostos pelo estado sistêmico e físico da paciente nos diferentes trimestres. As atividades educativas preventivas e de auto-cuidado da saúde serão desenvolvidas nos três trimestres, continuando, assim como as demais atividades, até as crianças completarem 36 meses de idade. Acompanhamento longitudinal dos pares mãe-filho: Nesta fase se dará a atenção odontológica materno-infantil, fazendo o acompanhamento da mãe e do seu filho até este completar 36 meses de idade. As visitas serão de acordo com o calendário de vacinação e/ou consultas de puericultura. Primeira visita do Bebê: por volta dos 4-6 meses de idade. A mãe receberá reforço da sua higiene bucal, bem como, de algumas atitudes da mãe para com o filho. O bebê será cadastrado e também terá sua cavidade bucal avaliada e registrada em prontuário específico. Segunda visita: dos 10 aos 12 meses de idade do bebê: avaliação da erupção dos primeiros dentes: época de aparecimento, sintomas e cronologia. A partir do surgimento dos primeiros molares decíduos, as visitas serão de acordo com a necessidade individual de cada paciente, ou seja, baseado na resposta do núcleo familiar, sendo sugerido, no quadro de saúde, visitas aos 24, 30 e 36 meses. Em cada visita será avaliada a situação da mãe e anotados os achados clínicos da criança, permitindo avaliar a porcentagem de crianças livres de cárie. Após os 36 meses a criança passará a receber consultas de manutenção nas disciplinas de Clínica Infantil, de acordo com a rotina desta. Toda a atividade está prevista para acontecer na clínica Infantil da Faculdade de Odontologia, entretanto as atividades educativas e preventivas podem ser, a partir da presença de convênios, realizadas em outros locais.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão os desfechos da saúde bucal dos pares-mãe filho: cárie dentária, doença periodontal, traumatismo dentário e maloclusão. A meta principal éavaliar se o pré-natal odontológico realmente melhora a saúde bucal na primeira infância ou se o importante é a primeira consulta odontológica acontecer até o primeiro ano de vida independente da mãe ter recebido atenção odontológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE LIMA HARTER
ALINE DE LIMA HARTER
ALONDRA LIZETH VAZQUEZ ESPINOZA
ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM
ANA PAULA BARCELOS LACERDA
ANA PAULA SANTANA GARCIA
ANA REGINA ROMANO22
ANDREIA DRAWANZ HARTWIG
ANDREIA DRAWANZ HARTWIG
ANDRESSA DA SILVA ARDUIM
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA
ANDRESSA DA SILVA PINHO
ANDRESSA GOMES
ANDRESSA GONCALVES MONTEIRO ANDRADE
ANDRESSA RODRIGUES CORRÊA
ANDREZA GARIBALDI PEREIRA
ANDREZA MONTELLI DO ROSARIO
ANDRÉ RODRIGUES MORAES
ANGEL VITORIA DE AVILA TEIXEIRA
BIANCA TELES DA COSTA
BRUNA OLIVEIRA DE FREITAS
BRUNA SANTOS CHAVES
BRUNA SILVA SCHIEVELBEIN
CAMILA SIMONAGGIO
CAMILA THUROW BECKER
CAROLINA KATH RAUPP
CAROLINA LOPES SANCHEZ
CAROLINA MODERNEL SOARES
CAROLINE DA SILVA MALUE
CINDI COSTA PUGGINA1
DAIMON DE OLIVEIRA MARTINS
DANIEL HUTTNER BORK
DANIELA HAUBMAN PEREIRA
DÓRIS DO CARMO PAZIN
EDUARDA CARRERA MALHÃO
EDUARDA NORENBERG HEIDMANN
EDUARDO SILVEIRA DA SILVA
ELIANE DE OLIVEIRA ROJAHN2
ELIZA RODRIGUES PEREIRA
ERIKA LIMA FONSECA
FELIPE CAMACHO CANTARELLI
FELIPE DOS SANTOS COSTA
FERNANDA ESTIVALET PESKE
FERNANDA GERALDO PAPPEN16
FERNANDA SRYNCZYK DA SILVA
FERNANDA ZANCHETTA PERON
FERNANDO MINOZZO DALL AGNOL
FILIPPE VAREIRA DE LIMA
GABRIEL DORNELES SOUZA
GABRIELA KRAEMER
GABRIELA PEGLOW CRESPO
GABRIELA PINTOS BRUNET
GABRIELA SCHNEID RIOS
GIOVANNA BOFF PADILHA
ISABEL VASCONCELLOS DE SOUZA
ISABELA ROCHA STEIMBRUCH
ISABELLA DALBEM GIANECHINI
ISADORA RODRIGUES QUINEPER
IVAM FREIRE DA SILVA JÚNIOR
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin
JAQUELINE DE MEDEIROS LORENZET
JENIFFER LAMBRECHT
JESSICA MENDES CRUZ
JULIA SEDREZ DE SOUZA
JULIA VITORIA LOPES MOTA
JULIANA GARCIA ALTMAM
JÚLIA MACLUF TORRES
KATERINE JAHNECKE PILOWNIC
KATERINE JAHNECKE PILOWNIC3
KAYANE DIAS CUBA
KETLEN DA SILVA CONDE
LARISSA DE FRAGA DOS SANTOS
LARISSA FONSECA MÜLLER
LARISSA MOREIRA PINTO
LATARA VIEIRA SANTOS
LAURA DOS SANTOS HARTLEBEN
LAYLLA GALDINO DOS SANTOS
LETICIA PERES MOTTA
LUAN DA FONSECA GONCALVES
LUCAS DE ALVARENGA FURTADO
LUCAS DIAS LAMBERTI
LUCAS PEIXOTO DE ARAÚJO
LUCIANE GEANINI PENA DOS SANTOS
LUIZ FERNANDO KICHLER
LUIZA HIARA DE MORAES KOLTON
LUIZA ISOLA CAMINHA
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES
MARCELLA WOHLFAHRT MARTINS
MARCELO PEREIRA DA SILVA
MARCOS VINÍCIUS PEGORARO
MARIA CAROLINA MADRUGA CORRAL
MARIA EDUARDA BARBIERI AZAMBUJA
MARIA LUIZA MARINS MENDES DE AVILA
MARILIA CUNHA MARONEZE
MARINA DE BRITO TEIXEIRA
MARINA SOUSA AZEVEDO19
MARINA STRELOW KOPERECK
MARTA SILVEIRA DA MOTA KRUGER
MATEUS COSTA SILVEIRA
MATHEUS SILVA DE FARIAS
MICHELLE CANTERLE TOLEDO
Marina da Costa Rocha
Marina da Costa Rocha
NATHALIA ALVES SPECHT
NATÁLIA DUMMER ZACHER REINKE
PAULA FERNANDES E SILVA
PEDRO GERMANO FERREIRA
RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA
RAFAELLA RODRIGUES DA GAMA
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA
SAMANTHA RODRIGUES XAVIER
TAMYRES VELEDA FONSECA
THAYS TORRES DO VALE OLIVEIRA
THAYS TORRES DO VALE OLIVEIRA
THAYS TORRES DO VALE OLIVEIRA
VALÉRIA DA CUNHA ELIAS
VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA16
VICTORIA VACARI DE BRUM
VICTÓRIA KLUMB
VINÍCIUS VACARI DE BRUM
ÊMILE DE MORAES

Página gerada em 24/04/2024 20:13:58 (consulta levou 0.302480s)