Nome do Projeto
Acervo da Discoteca L. C. Vinholes do Centro de Artes da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/04/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Música
Resumo
A Discoteca L. C. Vinholes está situada nas salas 303 e 304 do Bloco I do Centro de Artes da UFPel, é vinculada ao Laboratório de Etnomusicologia, e abriga atualmente um importante acervo fonográfico estimado em cerca de 26 mil itens em diversos suportes, tais como discos 78 rpm, LPs, CDs e fitas magnéticas de diferentes formatos. A formação do acervo iniciou-se na década de 1990, por iniciativa do Prof. Mario Maia e, ao longo do tempo, incorporou importantes coleções, tais como os discos anteriormente pertencentes à Biblioteca Pública Pelotense e à Rádio Federal FM, além de parte da coleção do músico e pesquisador Brasil Eugênio da Rocha Brito (Santos-SP), incorporada mais recentemente através de doação do próprio Rocha Brito. Isto, além de itens que esporadicamente ainda chegam ao acervo, faz da Discoteca L. C. Vinholes um importante repositório de memória da cidade de Pelotas e região, bem como de suas conexões translocais (via indústria fonográfica), na medida em que esta memória e estas conexões são mediadas pela música gravada. Neste sentido, e considerando os fonogramas mais antigos do acervo, pode-se afirmar que ele sintetiza e materializa em seus itens características do consumo musical - com suas implicações estéticas, de gosto, e ideológicas - de Pelotas dos últimos 70 anos, pelo menos. Por todos estes fatores, é importante a integração deste acervo à comunidade acadêmica e também de fora da Universidade.

Objetivo Geral

Atuar na manutenção, divulgação e viabilização do acesso da comunidade ao acervo fonográfico da Discoteca L. C. Vinholes.

Justificativa

Qualquer acervo de bens culturais ganha sentido na medida em que pode ser conhecido e apropriado pelos grupos sociais aos quais está vinculado.
Conforme exposto acima, o acervo fonográfico da Discoteca L. C. Vinholes abriga em seus fonogramas um repositório de memória e identidade ligadas ao consumo da música gravada na cidade de Pelotas num período que abrange pelo menos as últimas sete décadas.
O fato de estar abrigado numa instituição pública de ensino, torna ainda mais premente a necessidade de integrar este acervo à comunidade, divulgando ações e propondo meios de acesso de forma continuada, sistematizada e com garantia da integridade e conservação do acervo.

Metodologia

- Planejamento e proposição de ações de divulgação do acervo, através de meios como internet e rádio.
- Proposição de oficinas de conservação e digitalização de fonogramas.
- Manutenção da organização do acervo de modo que possa ser consultado pela comunidade acadêmica e externa, com garantia da integridade e conservação dos itens.
- Disponibilização de horários de atendimento na Discoteca para o público em geral.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem como principal meta a ampliação do acesso e do uso do acervo da Discoteca L. C. Vinholes pelo público interno e externo à UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO RODEGHIERO MOTTA
Eduardo Vetromilla Fuentes
LUIS FERNANDO HERING COELHO2
Pedro Silveira Kowalski
RAFAEL DA SILVA NOLETO2
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO4
WERNER EWALD2

Página gerada em 23/04/2024 20:59:51 (consulta levou 0.153095s)