Nome do Projeto
Hora da Eletrônica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O objetivo deste projeto é propor e realizar projetos de programação e de eletrônica com o intuito de fomentar e desenvolver o interesse de crianças nas áreas de eletrônica e programação.
As ações serão realizadas na escola municipal Margarida Gastal, situada no Capão do Leão. Essas ações contam com a parceria e interesse dessa escola e da Prefeitura do Capão do Leão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além de estar vinculado ao projeto Escola Parceira (proposta criada pela gestão 2017-2020 da UFPel).
Já foram realizadas várias reuniões com os responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura do Capão do Leão, da Escola Municipal Margarida Gastal e com Assessoria do Gabinete da Reitoria da UFPEL (gestão 2017-2020) que indicaram o interesse de todos pela realização deste projeto nessa escola.
Objetivo Geral
realizar projetos de programação e de eletrônica com o intuito de fomentar e desenvolver o interesse de crianças nas áreas de eletrônica e programação. Para isso serão realizados com os alunos projetos, que podem variar com o nível da turma, porém seguem as principais ideias:
a) Ensino de lógica, através de brincadeiras e programas didáticos, inserindo os alunos no mundo da programação. Dando manutenção nos computadores da escola e instalando o Scratch;
b) Noções básicas de eletrônica, conceitos de eletricidade, e realização de projetos didáticos para um aprendizado prático também;
c) Introdução aos números binários para grupos mais avançados e auxílio com atividades em áreas como, por exemplo, da física e da matemática.
a) Ensino de lógica, através de brincadeiras e programas didáticos, inserindo os alunos no mundo da programação. Dando manutenção nos computadores da escola e instalando o Scratch;
b) Noções básicas de eletrônica, conceitos de eletricidade, e realização de projetos didáticos para um aprendizado prático também;
c) Introdução aos números binários para grupos mais avançados e auxílio com atividades em áreas como, por exemplo, da física e da matemática.
Justificativa
A proposta de ora apresentamos assenta-se em três princípios norteadores da nossa Gestão para UFPel 2017-2020 -. A saber: A APROXIMAÇÃO – aproximar pessoas, processo e estruturas; COMPARTILHAMENTO – Compartilhar recurso, espaços e saberes; DESCENTRALIZAÇÃO – Descentralizar o poder. A ESCOLA PARCEIRA é uma abordagem inspirada no que conhecemos como Escola de Aplicação. Ou seja, o trabalho com a Prefeitura do Capão do Leão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura na escola Margarida Gastal, acontecerá noutros moldes. Primeiro, por ser este projeto aberto à participação de todos os cursos da Universidade Federal de Pelotas e não somente às licenciaturas. Segundo, porque não se restringirá, somente, a um campo de estágio, mas integrará outras ações que forem demandas da escola e, também, que emerjam da construção do projeto pedagógico a ser elaborado com a escola. Nosso objetivo será protagonizar trocas e inovações desde a construção do projeto pedagógico, onde o foco seja a construção de práticas com ações refletidas. Também importa dizer que esta proposta de parceria integra uma das três revoluções da nossa gestão – a revolução acadêmica, onde defendemos que o ensino deve ser muito mais do que uma sala de aula. Acreditamos que a ESCOLA PARCEIRA possibilitará uma troca entre os processos de ensino, pesquisa e extensão, a partir desta interlocução. Neste sentido, esta parceria desafiará professores (também, estudantes em formação) de ambas as instituições - UFPEL e escola – a se constituírem investigadores da prática em ação, com vistas a propostas de ensino e ações inovadoras.
Metodologia
Realização de práticas divertidas em grupos de 7 alunos por turma.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que com este projeto desenvolver a aptidão de raciocínio lógico nas crianças envolvidas com o projeto e, assim, capacitar elas para que tenham maior capacidade de aprendizado em etapas posteriores do ensino fundamental.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
LEONARDO LUÍS DOS SANTOS SOMAVILLA | |||
MARCELO LEMOS ROSSI | 3 | ||
STELLA SAMUEL ROCHA DA ROSA | |||
YAN COSTA ALEGRE |