Nome do Projeto
Hora da Eletrônica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O objetivo deste projeto é propor e realizar projetos de programação e de eletrônica com o intuito de fomentar e desenvolver o interesse de crianças nas áreas de eletrônica e programação. As ações serão realizadas na escola municipal Margarida Gastal, situada no Capão do Leão. Essas ações contam com a parceria e interesse dessa escola e da Prefeitura do Capão do Leão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além de estar vinculado ao projeto Escola Parceira (proposta criada pela gestão 2017-2020 da UFPel). Já foram realizadas várias reuniões com os responsáveis pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura do Capão do Leão, da Escola Municipal Margarida Gastal e com Assessoria do Gabinete da Reitoria da UFPEL (gestão 2017-2020) que indicaram o interesse de todos pela realização deste projeto nessa escola.

Objetivo Geral

realizar projetos de programação e de eletrônica com o intuito de fomentar e desenvolver o interesse de crianças nas áreas de eletrônica e programação. Para isso serão realizados com os alunos projetos, que podem variar com o nível da turma, porém seguem as principais ideias:
a) Ensino de lógica, através de brincadeiras e programas didáticos, inserindo os alunos no mundo da programação. Dando manutenção nos computadores da escola e instalando o Scratch;
b) Noções básicas de eletrônica, conceitos de eletricidade, e realização de projetos didáticos para um aprendizado prático também;
c) Introdução aos números binários para grupos mais avançados e auxílio com atividades em áreas como, por exemplo, da física e da matemática.

Justificativa

A proposta de ora apresentamos assenta-se em três princípios norteadores da nossa Gestão para UFPel 2017-2020 -. A saber: A APROXIMAÇÃO – aproximar pessoas, processo e estruturas; COMPARTILHAMENTO – Compartilhar recurso, espaços e saberes; DESCENTRALIZAÇÃO – Descentralizar o poder. A ESCOLA PARCEIRA é uma abordagem inspirada no que conhecemos como Escola de Aplicação. Ou seja, o trabalho com a Prefeitura do Capão do Leão através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura na escola Margarida Gastal, acontecerá noutros moldes. Primeiro, por ser este projeto aberto à participação de todos os cursos da Universidade Federal de Pelotas e não somente às licenciaturas. Segundo, porque não se restringirá, somente, a um campo de estágio, mas integrará outras ações que forem demandas da escola e, também, que emerjam da construção do projeto pedagógico a ser elaborado com a escola. Nosso objetivo será protagonizar trocas e inovações desde a construção do projeto pedagógico, onde o foco seja a construção de práticas com ações refletidas. Também importa dizer que esta proposta de parceria integra uma das três revoluções da nossa gestão – a revolução acadêmica, onde defendemos que o ensino deve ser muito mais do que uma sala de aula. Acreditamos que a ESCOLA PARCEIRA possibilitará uma troca entre os processos de ensino, pesquisa e extensão, a partir desta interlocução. Neste sentido, esta parceria desafiará professores (também, estudantes em formação) de ambas as instituições - UFPEL e escola – a se constituírem investigadores da prática em ação, com vistas a propostas de ensino e ações inovadoras.

Metodologia

Realização de práticas divertidas em grupos de 7 alunos por turma.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com este projeto desenvolver a aptidão de raciocínio lógico nas crianças envolvidas com o projeto e, assim, capacitar elas para que tenham maior capacidade de aprendizado em etapas posteriores do ensino fundamental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LEONARDO LUÍS DOS SANTOS SOMAVILLA
MARCELO LEMOS ROSSI3
STELLA SAMUEL ROCHA DA ROSA
YAN COSTA ALEGRE

Página gerada em 26/04/2024 14:14:59 (consulta levou 0.146940s)