Nome do Projeto
Oficina do Canto
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/05/2019 - 22/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto Oficina do Canto abarca uma gama de ações voltadas à formação em diferentes gêneros de música vocal. Caracteriza-se como Projeto Unificado ao contemplar simultaneamente as dimensões do Ensino e da Extensão, entrosando nessas ações alunos dos vários cursos de Música da UFPel com alunos de outras áreas e membros da comunidade. Por sua proposta ampla e multifacetada, dá continuidade a projetos anteriormente realizados junto ao Colegiado do curso de Música-Licenciatura: "Canção de Câmara para alunos de Licenciatura em Música" e "Oficina da Canção Pampeana", coordenados pelo Prof. Jonas Klug da Silveira, e "Oficina da Voz", criado pelo Prof. Lenine Alves dos Santos, ora atuando na UFRJ.

Objetivo Geral

Construir ações formativas em música vocal, abarcando seus diversos gêneros e formas, primeiramente como espaço complementar de formação às diferentes grades curriculares dos cursos de Música da UFPel, e como espaço de formação pedagógica dos alunos, em sentido amplo, ao estarem entrosados em ações voltadas à comunidade, tanto como formação musical específica dos participantes, quanto à formação de público através de performance musical.

Justificativa

Partindo especificamente de uma necessidade do Curso a cujo Colegiado ao qual o projeto está vinculado, o de Música-Licenciatura, justifica-se a existência de um espaço de ensino-aprendizagem onde o aluno que demonstre aptidão e interesse para o desenvolvimento da música vocal possa dar continuidade à formação básica obrigatória, que consta de aulas coletivas de Técnica Vocal nos dois primeiros semestres do Curso, e de Laboratório Coral, nos dois subsequentes. Essa estrutura limita o atendimento individual do aluno no desenvolvimento vocal tanto técnico quanto artístico-musical, e também não proporciona ao licenciando um espaço de observação mais amplo da didática do Canto, com a qual necessariamente terá de lidar no exercício da atividade de educador musical. O projeto se justifica, portanto, não só como a possibilidade dessa expansão do espaço formativo do graduando em Música, mas também como oportunidade de observador e mesmo agente colaborador na formação vocal básica ou complementar de membros da comunidade com diferentes níveis de desempenho, os quais procuram grandemente projetos de extensão na área de música vocal.

Metodologia

A partir da experiência prévia dos projetos realizados anteriormente (citados no Resumo, acima), serão realizadas duas ações fundamentais e simultâneas. A primeira se intitula "Música vocal erudita para alunos de graduação em Música", abarcando, além do público-alvo mencionado no título, eventuais egressos formados nos cursos da UFPel. A segunda, "Oficina de canção popular e regionalista", tem em vista uma demanda já contemplada, de músicos profissionais ou semi-profissionais da comunidade, que apresentam uma produção composicional destacada em música vocal, porém muitas vezes carente de suporte nos aspectos técnico-vocal e prosódico, principalmente. Esse espaço visa ser compartilhado por alunos dos cursos de Música com concentração de interesse nessas áreas, proporcionando uma troca de experiências bastante rica. Ambas as oficinas terão o coordenador como ministrante, porém com eventual colaboração de monitores escolhidos entre alunos experimentados. A primeira ação terá duas turmas, e a segunda, uma turma, todas com um encontro semanal com duração de 2h. As turmas não deverão ter mais de cinco integrantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Além do já exposto nos Objetivos e Metodologia, as ações têm em vista mostras de resultado mediante apresentações artísticas para a comunidade em geral e segmentos específicos, como alunos da Educação Básica, pessoas assistidas por Instituições públicas ou privadas, tais como asilos, hospitais, etc., em ações pontuais a serem registradas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALUISIO ROMELL ROCKEMBACH
FELIPE CESAR ZOCAL
FILIPE ALVES DE OLIVEIRA
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS
JONAS KLUG DA SILVEIRA12
JÉSICA NAPARO MIRAPALHETE
KEIVYNER SAIMONT DE OLIVEIRA MARTINS
LEANDRO LUIS DOMINGOS
LETÍCIA AMARAL LOURO
MÁRCIA ROSINEI SOLDATI RODRIGUES
OCTAVIO AMARAL MACHADO
SÉRGIO DANILO MADEIRA

Página gerada em 25/04/2024 05:09:15 (consulta levou 0.221971s)