Nome do Projeto
Cooperação Técnica na área de Ciência e Tecnologia da Madeira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/05/2017 - 30/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
O projeto tem como objetivo principal a Cooperação Técnica na área de Ciência e Tecnologia da Madeira entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Santa Maria Junto a empresas do setor Florestal Madeireiro. Para tanto serão realizados os seguintes objetivos específicos; facilitar o Intercâmbio de atividades, visando o aprimoramento do ensino, da extensão, da pesquisa e de pesquisadores voltada para a área da Ciência e Tecnologia da Madeira para o aprimoramento da inovação tecnológica na indústria florestal Madeireira. Proporcionar aquisição de novos conhecimentos acerca dos sistemas e processos tecnológicos envolvidos na área da Ciência e Tecnologia da Madeira por essa ser de grande importância no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo principal a Cooperação Técnica na área de Ciência e Tecnologia da Madeira entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Santa Maria Junto a empresas do setor Florestal Madeireiro

Justificativa

Justifica-se o projeto cooperativo entre as instituições envolvidas, tanto sob o aspecto científico com a aquisição de novos conhecimentos acerca dos sistemas e processos tecnológicos envolvidos na área da Ciência e Tecnologia da Madeira por essa ser de grande importância no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, sendo necessário que se una esforços proporcionando uma maior amplitude de ação nessa área. Para efetivar esta cooperação entre as instituições neste projeto, ficam definidos como principais pesquisadores o Dr. Darci Alberto Gatto, professor associado do Curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel e o Dr. Elio José Santini, professor titular do Departamento de Ciências Florestais da UFSM.

Metodologia

Serão traçadas estratégias para o aprimoramento da pesquisa científica com a aquisição de novos conhecimentos acerca dos sistemas e processos tecnológicos envolvidos na área da Ciência e Tecnologia da Madeira por essa ser de grande importância no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, unindo esforços proporcionando uma maior amplitude de ação nessa área.

Os principais procedimentos na execução do projeto;
1. A atuação do Prof. Darci Alberto Gatto como docentes permanentes, vinculados a linha de pesquisa Ciência e Tecnologia da Madeira visando o aprimoramento da pesquisa e dos alunos vinculados ao projeto.
2. O Coordenador do projeto, representante da UFPel, será o Professor Darci Alberto Gatto.
3. O coordenador do projeto, representando a UFSM, será o Prof. Elio José Santini do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal.

Indicadores, Metas e Resultados

A cooperação técnica promovida pela UFPel e a UFSM é um processo interativo que busca expandir a capacidade de pessoas, instituições e segmentos e grupos sociais para desempenhar funções, resolver problemas e estabelecer e alcançar objetivos, tendo em vista o desenvolvimento da área de ciência e Tecnologia da Madeira.
Nesse campo, fica a cargo da UFSM,
Oportunizar aos pesquisadores da UFPel o seu aprimoramento, com pós-graduação e iniciação científica para os acadêmicos com interesse na área; Captar recursos para o desenvolvimento dos projetos e disponibilizar bolsas aos acadêmicos interessados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREY PEREIRA ACOSTA
DARCI ALBERTO GATTO10
LARISSA MOCH MALISZEWSKI
LUCIANO ANACKER LESTON20
MARIO ANTONIO PINTO DA SILVA JUNIOR
NIDRIA DIAS CRUZ
RAFAEL BELTRAME10
RICARDO RIPOLL DE MEDEIROS20
SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA
VANESSA DUMMER MARQUES
VITÓRIA CORREIA MOTA CANIL

Página gerada em 24/04/2024 03:30:25 (consulta levou 0.180316s)