Nome do Projeto
Capacitação Empreendedora
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/05/2019 - 10/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O projeto de capacitação empreendedora representa uma ferramenta de desenvolvimento social, com o objetivo de difundir a prática empreendedora entre os alunos envolvidos e na comunidade em geral. As ações do projeto consistem em cursos presenciais de capacitação oferecidos em duas etapas de acordo com quatro blocos temáticos: Software Básicos, Conhecimentos Aplicados, Marketing e Vendas e, Empreendedorismo. A primeira etapa compreende os quatro blocos na totalidade e objetiva a capacitação da equipe da empresa júnior SEA Soluções em Engenharia Hídrica. A segunda etapa visa a difundir o conhecimento adquirido nas ações anteriores para a comunidade em geral. Nesse sentido, aquipe irá ministrar cursos com temas relacionados aos blocos temáticos de Marketing e Vendas e Empreendedorismo. Desta forma, pretende-se totalizar 336 horas de cursos presenciais para o público alvo até o final do projeto em maio de 2021.

Objetivo Geral

Desenvolver ações de capacitação para estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade em geral com ênfase no empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

Justificativa

O projeto se justifica pela necessidade de fomento da prática empreendedora no meio acadêmico e na comunidade em geral.

Metodologia

As ações de capacitação serão desenvolvidas em duas etapas, a primeira refere-se a capacitação da equipe da empresa júnior (SEA) através de ações desenvolvidas em quatro blocos temáticos:

* Softwares Básicos, incluindo cursos de MatLab, R, Excel, AutoCad, QGis.
* Conhecimento Aplicado, com ações de capacitação para modelagem hidrológica, irrigação para estufas e licenciamento ambiental.
* Marketing e Vendas, com temas relacionados a oratória, técnicas de marketing e venda, negociação e identidade visual.
* Empreendedorismo, incluindo cursos sobre gestão de projetos, gestão do tempo, liderança, gerenciamento financeiro e gestão de pessoas.

A segunda etapa consiste na oferta de cursos de capacitação para a comunidade em geral pelos integrantes da equipe da SEA. Nessa etapa as ações serão realizadas no âmbito dos blocos temáticos de Marketing e Vendas, e Empreendedorismo.


Indicadores, Metas e Resultados

No final do projeto espera-se realizar um total de 30 cursos de capacitação, com média de duração de 8 horas cada, acumulando 240 horas para os alunos de graduação integrantes da equipe da SEA.

Na segunda etapa do projeto, direcionada para capacitação social, espera-se atingir em média 30 pessoas por curso. Os cursos oferecidos pelos alunos da equipe SEA, com o mínimo de 8 horas em 12 eventos distitnos, objetivam capacitar diretamente 360 pessoas durante 96 horas ao longo de dois anos de projeto.

Por fim, espera-se promover a aproximação dos alunos do curso de Engenharia Hídrica com a comunidade em geral e com o universo empreendedor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREZA ALEGRE BITTENCURT
CAROLINA FOLLMER
EDUARDO TAVARES DA SILVA
EMILLY DE SOUZA ALSINA
Eduardo Luceiro Santana
JULIANA PERTILLE DA SILVA2
LAURA MARTINS BUENO
MARÍLIA DE OLIVEIRA FELTEN
NAIANA VARGAS MORAES
RENAN SOUSA VIDAL
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS

Página gerada em 25/04/2024 06:53:47 (consulta levou 0.135124s)