Nome do Projeto
Projeto de Extensão Atendimento a Traumatizados (PROAT)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/03/2017 - 27/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Projeto de Extensão Atendimento a Traumatizados (PROAT) proporcionará atendimento de urgência e/ou atendimento eletivo de pacientes com problemas dentários, alvéolo dentários e/ou periodontais, resultantes de traumatismos por quedas, acidentes de automóveis, motos, bicicletas, prática de esportes, agressões pessoais, etc., que procuraram diretamente o serviço clínico da FO-UFPel ou que foram referenciados do Pronto Socorro Municipal de Pelotas propiciando aos alunos a atuação integrada especialmente nas de diagnóstico estomatológico de Endodontia. Pacientes que, por ventura necessitem de cirurgias periodontais poderão ser referenciados para a Unidade de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (UCBMF) e/ou Projeto Atendimento a Pacientes com Necessidade de Cirurgias de Aumento de Coroa Clínica.

Objetivo Geral

Atendimento a pacientes com necessidades específicas de tratamento das repercussões causadas por traumatismos buco-dento-alveolares em clínica especializada, propugnando a articulação do ensino, da extensão e a da pesquisa nas áreas do saber correlatas.

Justificativa

Durante o ano letivo, pacientes procuram a Faculdade de Odontologia com o propósito de solucionar problemas oriundos de traumas buco-dento-alveolares. Geralmente, o pronto socorro municipal de Pelotas realiza a consulta de urgência de pacientes com traumatismo buco-dento-alveolares e referencia esses pacientes para a Faculdade de Odontologia onde são atendidos em consultas eletivas pela disciplina de Traumatologia e pelos projetos de extensão CETAT e PROAT. Com certa frequência, o pacientes acometidos por trauma buscam, na FO-UFPel, o atendimento de urgência do trauma buco-dento-alveolar. Os colaboradores do PROAT realizam o diagnóstico e prognóstico de pacientes acometidos por trauma dento-alveolar e enfatiza o tratamento endodôntico completo de dentes traumatizados, após o período necessário de acompanhamento, embora também atue no atendimento endodôntico de rotina dos dentes permanentes acometidos por trauma. O serviço integrado de atendimento de pacientes que vivenciaram trauma buco-dento-alveoloar, composto pela disciplina de Traumatologia e pelos Projetos de Extensão CETAT, PROAT e Salve Seu Dente é necessário e importante porque a Faculdade de Odontologia é referência municipal e regional para atendimento de pacientes com trauma buco-dento-alveolares, bem como pela promoção da informação da comunidade sobre as ações que devem ser tomadas em resposta aos traumas buco-dento-alveolares.

Metodologia

Os pacientes são acolhidos pelos extensionistas (colaboradores) com supervisão docente, o prontuário de acompanhamento do Pronto Socorro é avaliado, o paciente passa por exame clínico detalhado, anamnese e é instado a informar a história do trauma. É criado um prontuário do paciente onde são relatados o diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico, sendo estes informados detalhadamente aos pacientes e/ou seus responsáveis. O atendimento clínico dos pacientes é realizado de forma integrada com a disciplina de Traumatologia e com o CETAT.
Os tratamentos propostos, de caráter endodôntico, são executados por extensionistas com supervisão docente, ambos do PROAT, e o histórico das consultas é anotado no prontuário do paciente.

Indicadores, Metas e Resultados

O dinamismo do fluxo de pacientes acometidos por traumatismos dento-alveolares assegurando o acolhimento e o atendimento clínico resolutivo e humanizado, bem como o pronto atendimento das urgências e o atendimento célere dos pacientes em consultas eletivas de traumatismos dento-alveolares referenciados pelo Pronto Socorro Municipal de Pelotas, RS, e por outras instituições de saúde municipais e regionais.
Atender com qualidade, resolutividade e humanidade às demandas Endodônticas dos pacientes acometidos por traumatismo buco-alveolo-dental referenciados pelo Pronto Socorro Municipal de Pelotas para a FO-UFPel em articulação mais próxima com a Disciplina de Traumatologia e com o CETAT, contando, também, com a articulação com as UCBMF, com o PROJACC e com o Projeto de Extensão Salve seu Dente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA BARCELLOS CALDERIPE
EDUARDO LUIZ BARBIN4
GABRIEL NUNES VALDUGA
JULIA FEHRENBACH
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO14
LUIS EDUARDO RILLING DA NOVA CRUZ
MAYANA PERES FURTADO
NATHALIA RADMANN SCHWONKE
RUDIMAR ANTONIO BALDISSERA
VALESCA DORO DIAS

Página gerada em 25/04/2024 19:28:48 (consulta levou 0.138011s)