Nome do Projeto
PROMUSP – Projeto “Música no Parque"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
Em todas as sociedades e culturas a música se faz presente. Desde os primórdios da História o fazer musical (re)produz conceitos, regras, maneiras de viver, ensina valores, educa e transforma. Seja em festas religiosas ou profanas, em praças, ruas ou escolas, nos mais diversos espaços a música traz saberes em sua essência. Pesquisas atestam a importância das Artes no desenvolvimento humano, e apontamos para o destaque da Música – a primeira Arte – na construção e expressão de ideias. Desde a mais tenra idade a criança vivencia diversas experiências musicais, ouvindo e reproduzindo músicas do cotidiano. Seu importante papel cultural possibilita a construção de um ser crítico que pensa, reflete e se posiciona, além dos aspectos cognitivos que a música é capaz de estimular. Partindo das observadas contribuições da música para o desenvolvimento humano, defendemos a educação musical como fator essencial no ambiente escolar. Esse projeto vem reforçar diversas ações presentes na escola, buscando comunicação com outros projetos atuantes de forma a contribuir para um ensino amplo integrado com as demais áreas de conhecimento. Acreditamos que com a valorização do espaço musical na escola, poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para a formação integral de nossos alunos. O presente projeto de extensão é uma iniciativa que visa proporcionar novas experiências no fazer musical para todas as partes envolvidas. Através de aulas semanais, professores e alunos poderão construir conhecimento musical e desenvolver outros aspectos cognitivos e afetivos importantes para o processo de ensino e aprendizagem

Objetivo Geral

Proporcionar às crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Comunitária Parque Fragata o ensino e aprendizagem da música através da prática em canto coral, flauta e violão.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pelas evidentes contribuições no desenvolvimento da mente humana, possibilitando melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Entendemos assim que o PROMUSP mostrará aos alunos caminhos, oportunidades e possibilidades que a educação pode lhes proporcionar. A importância também está na abertura de um leque cultural e social pertinentes às diversas vertentes musicais inseridas no Projeto.

Metodologia

Serão ofertadas aulas semanais de canto coral, flauta e violão para alunos de pré-escola à 5° ano do ensino fundamental. Os alunos serão organizados em turmas por faixa etária da seguinte forma:
C1 – canto coral (de 5 a 8 anos)
C2 – canto coral (a partir de 9 anos)
F1 – flauta (de 5 a 8 anos)
F2 – flauta (a partir de 9 anos)
V1 – violão (de 5 a 8 anos)
V2 – violão (a partir de 9 anos)

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao decorrer do projeto os alunos atinjam os objetivos propostos de forma satisfatória, refletindo positivamente em sua vida escolar.
Pretende-se, além das participações em festividades escolares, promover ao final do ano uma mostra cultural à comunidade escolar para culminância do PROMUSP 2019.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
REGIANA BLANK WILLE4
VITHÓRIA DE OLIVEIRA BRAGA

Página gerada em 25/04/2024 14:09:33 (consulta levou 0.131686s)