Nome do Projeto
I Seminário de Ciência Política da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/05/2019 - 30/09/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A atividade proposta tem o intuito de realizar um evento de caráter discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, integrando as pesquisas que estão sendo realizadas no nosso programa com pesquisas externas a ele. Na interpretação dos organizadores do evento, é necessário que exista uma maior comunicação do nosso programa com demais programas de Ciência Política do país, assim, contribuindo para a aprendizagem coletiva e indo ao encontro do objetivo científico de divulgação dos resultados de pesquisa, troca de experiências e conexões acadêmicas que contribuam com as formações discentes. Nesse sentido, tanto por conta da escassez de recursos financeiros, mas também por motivos de ser o primeiro evento discente que o programa está buscando realizar, nasce a proposta de criar algo que aconteça de forma intensa, organizada, mas simples, com o objetivo central de promover o debate acadêmico.

Objetivo Geral

O objetivo principal da atividade é o debate acadêmico e a troca de experiências entre pesquisadores da área da Ciência Política. Para isso, serão montados grupos de trabalhos que vão ao encontro dos projetos pesquisados pelos discentes do PPGCPOL, visando uma integração entre os projetos de pesquisas produzidos pelo programa, com pesquisas externas ao programa.

Justificativa

Criar um espaço para difusão e debate das pesquisas que estão sendo realizadas pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel, de modo que ocorra uma interação com discentes de outras IES do país e demais interessados pelo tema.

Metodologia

O evento será realizado em dois dias. Com a promoção de grupos de trabalhos, mesa de discussão e palestra de encerramento. No primeiro dia, pelo período da tarde, ocorrerá a apresentação do evento, seguido pela primeira sessão dos GTs organizados. À Noite, ocorrerá a primeira mesa que irá tratar do tema: democracia e autoritarismo no Brasil contemporâneo. No segundo dia, pela manhã, ocorre a segunda sessão dos GTs. À tarde, ocorre a terceira e última sessão dos GTs. À noite, será a palestra de encerramento, que irá tratar do tema: a Ciência Política brasileira, hoje.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentação de trabalhos de discentes do PPGCPOL e demais IES do país. Realização de palestras e debates. Orgaização de anais do evento com a publicação dos trabalhos apresentados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ACRÍSIO PEREIRA VICTORINO
ALVARO AUGUSTO DE BORBA BARRETO4
ANNA CLÁUDIA CAMPOS E SANTOS
BIANCA DE FREITAS LINHARES4
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA5
CRISTIANO RUIZ ENGELKE
ETIENE VILLELA MARRONI4
LETICIA BARON
LUCIANA MARIA DE ARAGAO BALLESTRIN4
MARIANA SCHARDOSIM TAVARES
NILTON GARCIA SAINZ
NILTON GARCIA SAINZ
PEDRO HENRIQUE SILVA DE OLIVEIRA
ROSANGELA MARIONE SCHULZ4
YNDIRA COELHO SOARES

Página gerada em 20/08/2019 02:23:11 (consulta levou 8.134601s)