Nome do Projeto
Promoção a saúde na primeira infância
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto visa realizar ações de educação em saúde para profissionais, crianças e familiares, junto as Escolas de Educação Infantil Mario Quintana e Monteiro Lobato. Serão realizadas em 2019 seis ações. Os alunos participantes do projeto participarão de grupos de estudos relacionados a temática a serem abordada nas Escolas, com convidados externos e internos e período de organização e construção das ações. Os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do território das escolas e o Programa Saúde na Escola receberão o cronograma das atividades e relatório final das ações, assim como serão apresentadas as demandas emergidas dos encontros.

Objetivo Geral

Ofertar ações de educação em saúde para os profissionais, crianças e cuidadores no âmbito das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de Pelotas.

Justificativa

O universo infantil, principalmente na primeira infância, apresenta ampla possibilidade de investimentos com relação ao desenvolvimento saudável. Neste sentido, o espaço da educação infantil é propicio a ações de promoção e prevenção à saúde, no âmbito da vivência da criança, do profissional e do cuidado familiar.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em etapas.
Na primeira etapa serão selecionadas as escolas de educação infantil, seguido do contato com os diretores e coordenação pedagógica. Será apresentado o projeto, previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola.
REUNIÃO COM RESPONSÁVEL PELO PSE
Apresentação da proposta; apoio do programa ao projeto, acertos com as escolas via UBS do território, definidas EMEI Mario Quintana (Guabiroba) e EMEI Monteiro Lobato(Simões).

REUNIÃO COM O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PSE DAS UBSs Simões e UBS Guabiroba. Apresentar a proposta, solicitar apoio e contato com a direção e coordenação pedagógica das EMEIs, verificar se a UBS possuem dados sócio demográficos do público alvo.

REUNIÃO COM A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS EMIs. Apresentação da proposta geral e das possíveis ações, realizar ajustes de acordo com a demanda da escola, acertar cronograma para 2019.

As ações serão realizadas em três momentos: atividades para os profissionais, crianças e cuidadores, perfazendo três ações anuais por EMEI. O tempo de duração e o local serão previamente acordados com a direção das escolas, cada ação para o público adulto constará de uma pré e pós avaliação de conhecimento do público alvo. Também serão realizadas investigação do perfil sócio demográfico dos profissionais, crianças e cuidadores no intuito de possibilitar uma abordagem adequada a cada população alvo.

Este projeto está vinculado a um projeto de ensino, para capacitação dos alunos extensionistas, sendo previsto para o ano de 2020 sua articulação com o componente curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem VII – Criança, Adolescente e Família na Rede de Atenção à Saúde, cujas os EMEIS próximos as UBS de atuação deste semestre, entrarão nas atividades de educação em saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

Obter a participação de 100% educadores infantis atuantes na EMEI;
Obter a participação de 80% das crianças matriculadas na EMEI;
Obter a participação de 70% de um familiar das crianças da EMEI;
Elaborar um cronograma para 2020 a partir das necessidades indicadas pela população alvo

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA VOSS VIEIRA
AMANDA ANTONIETTI DE SIQUEIRA
AMANDA BARTH GOMES
AMANDA DO ROSARIO TAVARES
DANIELE BUENO FERREIRA
DEBORAH POSTILIONI MOURÃO
DEISI CARDOSO SOARES16
DIANA CECAGNO4
FABIANE CARDOSO PEDROSO
JENNIFER ZANINI MORAES
JULIANA FERREIRA DA ROSA
JULIANA FERREIRA DA ROSA
KARINA MACHADO BALOTA
KARINE FARIAS BRUM
LAZARO OTAVIO AMARAL MARQUES
LETICIA PICH BRUNES
LETIELE DA COSTA HANZEL
LOURIELE SOARES WACHS
MARIANGELA UHLMANN SOARES
MARIANI DA SILVA EINHARDT
RAPHAELA FARIAS FERREIRA
SABRINA DE RAMOS BARCELLOS FONSECA
SABRINA NATHIÉLE DA COSTA MOREIRA
SIDNEIA TESSMER CASARIN2
VITORIA RIBEIRO SCHIAVON

Página gerada em 08/12/2019 03:51:35 (consulta levou 0.101495s)