Nome do Projeto
Promoção a saúde na primeira infância
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 14/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto visa realizar ações de educação em saúde para profissionais, crianças e familiares, junto as Escolas de Educação Infantil Mario Quintana e Monteiro Lobato. Serão realizadas em 2019 seis ações. Os alunos participantes do projeto participarão de grupos de estudos relacionados a temática a serem abordada nas Escolas, com convidados externos e internos e período de organização e construção das ações. Os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do território das escolas e o Programa Saúde na Escola receberão o cronograma das atividades e relatório final das ações, assim como serão apresentadas as demandas emergidas dos encontros.

Objetivo Geral

Ofertar ações de educação em saúde para os profissionais, crianças e cuidadores no âmbito das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de Pelotas.

Justificativa

O universo infantil, principalmente na primeira infância, apresenta ampla possibilidade de investimentos com relação ao desenvolvimento saudável. Neste sentido, o espaço da educação infantil é propicio a ações de promoção e prevenção à saúde, no âmbito da vivência da criança, do profissional e do cuidado familiar.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em etapas.
Na primeira etapa serão selecionadas as escolas de educação infantil, seguido do contato com os diretores e coordenação pedagógica. Será apresentado o projeto, previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola.
REUNIÃO COM RESPONSÁVEL PELO PSE
Apresentação da proposta; apoio do programa ao projeto, acertos com as escolas via UBS do território, definidas EMEI Mario Quintana (Guabiroba) e EMEI Monteiro Lobato(Simões).

REUNIÃO COM O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PSE DAS UBSs Simões e UBS Guabiroba. Apresentar a proposta, solicitar apoio e contato com a direção e coordenação pedagógica das EMEIs, verificar se a UBS possuem dados sócio demográficos do público alvo.

REUNIÃO COM A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS EMIs. Apresentação da proposta geral e das possíveis ações, realizar ajustes de acordo com a demanda da escola, acertar cronograma para 2019.

As ações serão realizadas em três momentos: atividades para os profissionais, crianças e cuidadores, perfazendo três ações anuais por EMEI. O tempo de duração e o local serão previamente acordados com a direção das escolas, cada ação para o público adulto constará de uma pré e pós avaliação de conhecimento do público alvo. Também serão realizadas investigação do perfil sócio demográfico dos profissionais, crianças e cuidadores no intuito de possibilitar uma abordagem adequada a cada população alvo.

Este projeto está vinculado a um projeto de ensino, para capacitação dos alunos extensionistas, sendo previsto para o ano de 2020 sua articulação com o componente curricular Unidade do Cuidado de Enfermagem VII – Criança, Adolescente e Família na Rede de Atenção à Saúde, cujas os EMEIS próximos as UBS de atuação deste semestre, entrarão nas atividades de educação em saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

Obter a participação de 100% educadores infantis atuantes na EMEI;
Obter a participação de 80% das crianças matriculadas na EMEI;
Obter a participação de 70% de um familiar das crianças da EMEI;
Elaborar um cronograma para 2020 a partir das necessidades indicadas pela população alvo

Página gerada em 24/05/2025 23:43:09 (consulta levou 0.365991s)