Nome do Projeto
Pesquisa mineral e prospecção geológica para licenciamento de mineração
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Trabalho
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
A mineração é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como a conhecemos e a busca por novas jazidas minerais se fazem necessárias para suprir a demanda social e industrial de minérios. Entender e interpretar algumas legislações pertinentes para o desenvolvimento de uma mina de extração mineral e confeccionar os relatórios e documentos necessários à obtenção das licenças de uma mina é um conhecimento que se aprimora com a experiência. Tendo isso em vista, o projeto busca proporcionar aos alunos uma experiência mais prática e aplicável dos conceitos trabalhados em disciplinas do curso, aperfeiçoando conhecimento e desenvolvendo habilidades, tornando os alunos mais bem preparados para o mercado de trabalho.

Objetivo Geral

Entre os objetivos do presente projeto proporcionar aos alunos uma experiência prática das fases de prospecção geológica em busca de uma jazida é um dos principais. Busca-se também trabalhar a questão de cumprimento de prazos e elaboração de relatórios, peças fundamentais para qualquer profissional atuante na área.

Justificativa

O presente se faz necessário quando proporciona aos alunos uma vivência mais prática de uma das atribuições de um engenheiro geólogo que é a prospecção geológica.

Metodologia

Para o desenvolvimento da atividade serão necessários algumas saídas de campo tanto para reconhecimento como para mapeamento geológico-estrutural. As atividades de prospecção e coleta e análise de amostras também fazem parte das atividades que serão desenvolvidas durante a execução do projeto. Os documentos elaborados serão entregues ao proprietário da área como contrapartida por seu apoio.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se ao final do projeto a finalização de alguns mapas da área, como o mapa de situação e o geológico. Os relatórios técnicos necessários à obtenção das licenças LP, LI e LO também devem ser confeccionados. Os documentos serão entregues ao proprietário do terreno como resultado do desenvolvimento da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN GREGORY JENISCH2
JOBERIO MARIA DOS SANTOS FILHO
LEANDRO FAGUNDES3
MATHEUS COSTA FRAULO
TAMIRIS ARAÚJO DUARTE CASTRO8
VERÔNICA REGINA DE ALMEIDA VIEIRA

Página gerada em 18/04/2024 15:59:05 (consulta levou 0.194324s)