Nome do Projeto
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a comunidade estudantil da Universidade Federal de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/05/2019 - 09/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Resíduos sólidos
Resumo
A Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12305, foi sancionada em 02 de agosto de 2010, sendo posteriormente regulamentada por meio do Decreto nº 7404, o qual foi assinado em 23 de dezembro de 2010, passando a vigorar no Brasil a partir desta data. Dentre os diferentes aspectos abordados pela lei encontra-se a responsabilidade compartilhada pelos resíduos gerados, sendo que cada um, como cidadão, tem responsabilidade sobre os resíduos que produz e, portanto, deve colaborar para que a lei seja cumprida. No entanto, sem os conhecimentos mínimos necessários, não há como o cidadão cumprir com seus deveres perante a sociedade. Dessa forma, o presente projeto visa analisar os conhecimentos dos alunos da Universidade Federal de Pelotas sobre a PNRS. Como participarão do projeto alunos dos mais diferentes cursos de toda a universidade (graduação e pós-graduação), as respostas obtidas serão consideradas como oriundas de parte da população da cidade, e uma estimativa dos conhecimentos da população da cidade será obtida. A partir da análise dos resultados, serão traçadas diretrizes, através de ações futuras, para divulgar informações para a população da cidade de Pelotas.

Objetivo Geral

Verificar o nível de conhecimentos a respeito da PNRS dos estudantes dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas. Considerando que participarão do projeto alunos dos mais diferentes cursos de toda a universidade (graduação e pós-graduação), as respostas obtidas serão consideradas como oriundas de parte da população da cidade, e uma estimativa dos conhecimentos da população da cidade será obtida. A partir da análise dos resultados, serão traçadas diretrizes, através de diversas ações dentro do presente projeto unificado, para ajudar na disseminação de informações relacionadas ao assunto para a população da cidade e, assim, ajudar para que a lei possa ser cumprida.

Justificativa

Sem os conhecimentos necessários, o cidadão não tem subsídios para cumprir de maneira integral seu papel perante a sociedade. Ainda mais quando se trata de um assunto de grande importância como os resíduos produzidos os quais, sem o devido conhecimento e destinação adequada, podem gerar graves problemas ao meio ambiente e à saúde da população. Dessa forma, o projeto visa verificar o nível de conhecimentos da comunidade estudantil da Universidade Federal de Pelotas a respeito da PNRS. Considerando que participarão do projeto alunos dos mais diferentes cursos de toda a universidade (graduação e pós-graduação), as respostas obtidas serão consideradas como oriundas de parte da população da cidade. Assim, a partir da análise dos resultados obtidos, serão traçadas metas para que as informações necessárias possam ser disseminadas, através de ações propostas no presente projeto de extensão.

Metodologia

Na primeira ação a ser realizada no presente projeto unificado, será aplicado um questionário já validado contendo diversas questões relacionadas à PNRS para alunos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, visando verificar o conhecimento dos alunos sobre o assunto e sua forma de agir quanto à problemas relacionados. Considerando que participarão do projeto alunos dos mais diferentes cursos de toda a universidade (graduação e pós-graduação), as respostas obtidas serão consideradas como oriundas de parte da população da cidade. A partir das respostas obtidas, serão realizadas análises estatísticas, os dados serão minuciosamente analisados e utilizados em disciplinas do curso de Engenharia de materiais como Ecologia e impacto ambiental e Reciclagem de materiais.
Durante a segunda ação, os dados obtidos e cuidadosamente analisados, provenientes da primeira ação do presente projeto unificado, serão publicados em uma revista nacional da área, de acesso livre através da internet e gratuito. Dessa forma, qualquer pessoa terá acesso a informações importantes relacionadas ao assunto. O artigo será redigido visando sanar alguns problemas e dúvidas verificadas previamente através da análise dos resultados obtidos a partir do questionário fornecido aos alunos da universidade.
Ainda, em ações futuras dentro do presente projeto unificado, serão propostas outras ações de maior interação com a comunidade, visando fornecer informações importantes às pessoas para que o cidadão possa colaborar de forma mais ativa com questões relacionadas aos resíduos sólidos, principalmente sobre a correta separação dos resíduos e rejeitos que produz diariamente, bem como na disposição final correta de cada um deles.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se obter um panorama geral quanto aos conhecimentos relacionados à PNRS da comunidade estudantil dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas. Considerando que participarão do projeto alunos dos mais diferentes cursos de toda a universidade (graduação e pós-graduação), as respostas obtidas serão consideradas como oriundas de parte da população da cidade. A partir da análise dos dados obtidos, serão traçadas metas e ações futuras visando a divulgação de informações para a população da cidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Dirceu da Silva
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSA15
PEDRO HENRIQUE SANTALIESTRA E SILVA
THIAGO CZERMAINSKI GONÇALVES ALVES

Página gerada em 26/04/2024 11:05:07 (consulta levou 0.134642s)