Nome do Projeto
Estudos Filosóficos e Econômicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/06/2019 - 16/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O presente projeto pretende, inicialmente, oferecer uma visão abrangente e interdisciplinar referente a questões presentes em áreas como economia, filosofia, ciências sociais, direito, etc, especialmente no tocante a problemas tais quais 'justiça social', 'liberdade', 'igualdade', 'políticas públicas', 'educação', reformas econômicas e políticas', etc. Em seguida pretende-se, tendo tal referencial teórico como suporte, debater sobre quais soluções se mostram mais razoáveis diante dos problemas enfrentados no que diz respeito às questões supra-referidas (dentre outras).

Objetivo Geral

- Abordar as principais teorias éticas e econômicas do conservadorismo, liberalismo e libertarianismo, assegurando um debate em torno de questões atuais (sociais, econômicas, políticas, etc) fundado nesse referencial teórico.

Justificativa

Dado que atualmente enfrentamos diversos problemas de jaez econômico, social, filosófico, etc, urge um debate fundado teoricamente em teorias ainda pouco exploradas na discussão acadêmica. E isso com vistas a assegurar tanto um "mercado livre de ideias" quanto a "liberdade de expressão". Ao final teremos, então, uma discussão mais rica e com propostas mais razoáveis para a resolução dos problemas tratados.

Metodologia

A metodologia do presente projeto envolverá:
1) A leitura de textos previamente disponibilizados
2) O debate em torno desses textos em encontros quinzenais, os quais serão mediados ou pelo coordenador ou por um colaborador do projeto (ou por ambos);
Teremos, assim:
- Exposições
- Leituras em conjunto
- Debates.
3) Divulgação do mesmo nas redes sociais (com uma página específica para ele) e mediante a confecção de cartazes e banners, os quais serão amplamente divulgados para que cheguem aos diversos campi da Ufpel e de outras instituições. Cabe enfatizar que a divulgação a partir de uma página nas redes sociais cumprirá de forma abrangente o propósito da divulgação.

Indicadores, Metas e Resultados

1. A difusão e compreensão das teorias da Escola Austríaca e semelhantes;
2. A compreensão das teorias éticas presentes no pensamento conservador, liberal e libertário;
3. A compreensão da importância das escolas trabalhadas, bem como o debate em torno das mesmas, as aproximando da comunidade acadêmica;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ADRIANO FERRAZ6
Daniel Francisco Kaltbach Lemos de Freitas
EDUARDO NICOLETTI BORGES
RAFAEL BEDOYAN GIOVINAZZO MARTINS
RAFAEL CAVAGNOLI6
VINICIUS SENNA REZENDE

Página gerada em 28/03/2024 06:53:14 (consulta levou 0.135388s)