Nome do Projeto
Desenvolvimento da competência oral em Língua Espanhola em alunos da rede pública do interior do RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 18/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O Curso de Letras Espanhol EAD atende vários municípios do interior do estado do Rio Grande do Sul. Nessas cidades, geralmente são poucas as oportunidades para o ensino e a aprendizagem de um idioma estrangeiro, e as comunidades de alunos das escolas públicas não encontram muitas opções para aprender um outro idioma, além de sua língua materna. Nesse sentido, este projeto busca preencher essa lacuna, uma vez que busca trabalhar com o ensino da oralidade em Língua Espanhola para alunos das escolas públicas do interior do estado, em cidades em que o curso possui abrangência. Com isso, espera-se aprofundar o vínculo criado entre a universidade e as cidades parceiras, promovendo um espaço para que alunos da universidade matriculados no curso de Espanhol EAD possam ministrar aulas de conversação em Língua Espanhola à comunidade escolar interessada.

Objetivo Geral

Promover o ensino da oralidade em Língua Espanhola às comunidades atendidas pelo curso de Espanhol EAD no interior do estado do RS, de modo que alunos do curso possam ministrar essas aulas, estreitando o vínculo entre universidade e polos de apoio no interior do RS.

Justificativa

O Curso de Letras EAD da UFPel atua em várias cidades do interior do RS, na formação de professores de Língua Espanhola. Contudo, são poucas as iniciativas proporcionadas para que os alunos da universidade matriculados nesse curso possam interagir de forma mais próxima com a sua comunidade local. Também se reconhece a dificuldade de acesso a cursos de idiomas em muitas comunidades do interior do RS, uma vez que em determinadas cidades, não existem oportunidades para essa aprendizagem, principalmente de forma gratuita. Diante disso, esse projeto pretende fornecer um espaço para que os alunos do curso possam trabalhar num projeto de extensão voltado para a sua comunidade, colocando em prática parte de sua formação, com a criação de curso de ensino da oralidade em Espanhol para a comunidade local.

Metodologia

Os alunos do Curso de Espanhol EAD interessados serão treinados para que possam desenvolver um curso de oralidade em Língua Espanhola em suas comunidades, de modo que o público-alvo, a faixa etária e os objetivos do curso sejam bem estipulados, em cada caso e em cada cidade. Após o treinamento dos alunos, estes serão acompanhados para que ministrem o curso em suas comunidades, enfocando sempre o ensino da oralidade. Os cursos serão criados tendo como base uma metodologia comunicativa, guiada pelo enfoque por tarefas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos do curso de Letras EAD desenvolvam suas potencialidades como futuros docentes e que as comunidades envolvidas sejam beneficiadas com o ensino de uma habilidade em língua estrangeira, sendo capazes de se expressar em nível básico no idioma ensinado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CINTIA AVILA BLANK8
GLAUCIA MACHADO GOMES
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO2

Página gerada em 17/04/2024 22:43:55 (consulta levou 0.135546s)